Questão 61871

(UNIFOR - 2001)

I) "Um dos sentimentos dominantes entre os povos do século XIV foi o desejo de estreitar os laços da língua, para que pudessem exprimir, com as mesmas palavras, as mesmas maneiras de sentir e pensar. O Renascimento iniciado na Itália forneceu esse suporte linguístico..."
II) "Manifestou-se desde o século XIV, no Ocidente, o anseio por uma espécie de nacionalismo eclesiástico, ou seja, o desejo por uma religião nacional, para que os príncipes pudessem dirigir, a seu modo, os cleros nacionais."
III) "O interesse em conter as massas camponesas, que, estimuladas pelo desenvolvimento comercial, buscavam novas oportunidades de trabalho nas cidades, fazia com que burgueses e nobres se preocupassem em organizar novas estruturas políticas..."

(Myriam B. Mota e Patrícia R. Braick - História das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 1997)

Os textos referem-se:

A

ao modelo de Estado nacional que se desenvolveu na Europa entre os séculos XII e XVII.

B

às contribuições do Renascimento e da Reforma Religiosa para a unificação italiana e alemã.

C

a fatores responsáveis pelo surgimento dos Estados Modernos, governados por monarcas absolutistas.

D

às consequências da formação dos Estados Modernos para o desenvolvimento econômico e cultural europeu.

E

aos limites impostos às monarquias nacionais, estabelecidos pelos interesses da burguesia e da nobreza europeia.

Gabarito:

a fatores responsáveis pelo surgimento dos Estados Modernos, governados por monarcas absolutistas.



Resolução:



Questão 1985

(Unifor-2003)

O velho foi sendo injustamente recolhido a sua "inferioridade".

A palavra sublinhada na frase acima é formada de:

Ver questão

Questão 3154

(UNIFOR - 2014)  

Bohemian Rhapsody” é uma canção cuja letra foi escrita por Freddie Mercury, gravada originalmente pela banda Queen em 1975 no álbum A Night at the Opera. Esta canção possui uma estrutura musical incomum para a música popular, o que a faz ser considerada por muitos uma obra de rock progressivo. Suas seis sessões não possuem um refrão. Foi lançada como compacto e tornou-se um estrondoso sucesso comercial.

 

Is this the real life?

Is this just fantasy?

Caught in a landslide

No escape from reality

 

Open your eyes

Look up to the skies and see

I’m just a poor boy

I need no sympathy…

 

Nothing really matters (1)

Anyone can see (2)

Nothing really matters (3)

Nothing really matters to me (4)

Anyway the wind blows (5)

 

http://www.vagalume.com.br/queen/bohemian-rhapsody.html#ixzz2iwyl3son

 

Nos últimos versos, os pronomes nothing, anyone e anyway passam a ideia de:  

Ver questão

Questão 3214

(UNIFOR - 2014) Leia as sentenças abaixo e marque a opção correta de acordo com o uso dos artigos definido e indefinido: 

I. Can you play a guitar?
II. I once played the guitar which had only five strings.
III. She started learning the piano at the age of five.
IV. I’ve always had a flute, ever since I was a child.
V. I’m afraid the violin is an instrument I never mastered.

Ver questão

Questão 8801

(UNIFOR - CE)

A decomposição total de 100 g de carbonato de cálcio (CaCO3) em óxido de cálcio e dióxido de carbono, que volume produzirá deste último quando medido a 1 atm e 25°C?

(Dados: volume molar de gás a 1 atm e 25 °C = 25 L/mol; massas molares, em g/mol: CaCO3 = 100; CO2 = 44.)

Ver questão