(UNIFOR - 2001)
I) "Um dos sentimentos dominantes entre os povos do século XIV foi o desejo de estreitar os laços da língua, para que pudessem exprimir, com as mesmas palavras, as mesmas maneiras de sentir e pensar. O Renascimento iniciado na Itália forneceu esse suporte linguístico..."
II) "Manifestou-se desde o século XIV, no Ocidente, o anseio por uma espécie de nacionalismo eclesiástico, ou seja, o desejo por uma religião nacional, para que os príncipes pudessem dirigir, a seu modo, os cleros nacionais."
III) "O interesse em conter as massas camponesas, que, estimuladas pelo desenvolvimento comercial, buscavam novas oportunidades de trabalho nas cidades, fazia com que burgueses e nobres se preocupassem em organizar novas estruturas políticas..."
(Myriam B. Mota e Patrícia R. Braick - História das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 1997)
Os textos referem-se:
ao modelo de Estado nacional que se desenvolveu na Europa entre os séculos XII e XVII.
às contribuições do Renascimento e da Reforma Religiosa para a unificação italiana e alemã.
a fatores responsáveis pelo surgimento dos Estados Modernos, governados por monarcas absolutistas.
às consequências da formação dos Estados Modernos para o desenvolvimento econômico e cultural europeu.
aos limites impostos às monarquias nacionais, estabelecidos pelos interesses da burguesia e da nobreza europeia.
Gabarito:
a fatores responsáveis pelo surgimento dos Estados Modernos, governados por monarcas absolutistas.
(Unifor-2003)
O velho foi sendo injustamente recolhido a sua "inferioridade".
A palavra sublinhada na frase acima é formada de:
Ver questão
(UNIFOR - 2014)
“Bohemian Rhapsody” é uma canção cuja letra foi escrita por Freddie Mercury, gravada originalmente pela banda Queen em 1975 no álbum A Night at the Opera. Esta canção possui uma estrutura musical incomum para a música popular, o que a faz ser considerada por muitos uma obra de rock progressivo. Suas seis sessões não possuem um refrão. Foi lançada como compacto e tornou-se um estrondoso sucesso comercial.
Is this the real life?
Is this just fantasy?
Caught in a landslide
No escape from reality
Open your eyes
Look up to the skies and see
I’m just a poor boy
I need no sympathy…
Nothing really matters (1)
Anyone can see (2)
Nothing really matters (3)
Nothing really matters to me (4)
Anyway the wind blows (5)
http://www.vagalume.com.br/queen/bohemian-rhapsody.html#ixzz2iwyl3son
Nos últimos versos, os pronomes nothing, anyone e anyway passam a ideia de:
Ver questão
(UNIFOR - 2014) Leia as sentenças abaixo e marque a opção correta de acordo com o uso dos artigos definido e indefinido:
I. Can you play a guitar?
II. I once played the guitar which had only five strings.
III. She started learning the piano at the age of five.
IV. I’ve always had a flute, ever since I was a child.
V. I’m afraid the violin is an instrument I never mastered.
(UNIFOR - CE)
A decomposição total de 100 g de carbonato de cálcio (CaCO3) em óxido de cálcio e dióxido de carbono, que volume produzirá deste último quando medido a 1 atm e 25°C?
(Dados: volume molar de gás a 1 atm e 25 °C = 25 L/mol; massas molares, em g/mol: CaCO3 = 100; CO2 = 44.)
Ver questão