(FMJ - 2011)
Texto I
Trecho de cantiga de Nuno Fernandez Torneol (século XIII)
Quando mi-agora for’e mi alongar
de vós, senhor, e non poder veer
esse vosso fremoso parecer,
quero-vos ora por Deus preguntar:
Senhor fremosa, que farei enton?
Dized’ai! coita do meu coraçon!
(Segismundo Spina, A lírica trovadoresca)
Vocabulário
mi alongar = me distanciar
fremoso = formoso
parecer = rosto
coita = dor, aflição
Texto II
Trecho da canção de Adoniran Barbosa: Chega (século XX)
Agora eu vivo só e tão desolado
Por meu amor ter me abandonado
Sem ter razão feriu meu coração
Por isso eu sou julgado como um vagabundo
Não descanso um momento
Ninguém tem pena de mim neste mundo
(http://letras.terra.com.br. Acesso em 18.08.2010)
O texto I foi produzido no contexto do(a)
Iluminismo, quando a mulher era idealizada como alguém inatingível pelo homem.
Renascimento, período em que homens e mulheres já têm direitos iguais.
Segunda Guerra Mundial, momento em que o amor era o principal tema da literatura.
Revolução Industrial, por meio da qual a mulher passa a ser o centro da arte literária.
Feudalismo, época em que era comum a vassalagem amorosa na literatura.
Gabarito:
Feudalismo, época em que era comum a vassalagem amorosa na literatura.
(FMJ) Sobre o sistema feudal, assinale a alternativa que identifica, corretamente, o que era o feudo e qual era a sua finalidade.
(FMJ) Sobre a expansão muçulmana, iniciada a partir do século VII, pode-se dizer que
(FMJ) A expressão , onde , com , possui equivalência com a expressão de qual alternativa?
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Duas composições ferroviárias, A e B, com 20 m e 30 m de extensão, respectivamente, se locomovem em movimento uniforme e em linhas paralelas, mas em sentidos contrários.
Sabendo que as velocidades de A e B, em módulo, são iguais a 2 m/s, o tempo de transposição integral entre as duas composições é de
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