Questão 62312

(UFMS PASSE/2018 - 2020) 

Leia a letra da canção “Queixa”, de Caetano Veloso.

Queixa

“Um amor assim delicado
Você pega e despreza
Não devia ter despertado
Ajoelha e não reza

Dessa coisa que mete medo
Pela sua grandeza
Não sou o único culpado
Disso eu tenho a certeza
(...)
Você pensa que eu tenho tudo
E vazio me deixa
Mas Deus não quer
Que eu fique mudo
E eu te grito esta queixa

Princesa
Surpresa
Você me arrasou
Serpente
Nem sente que me envenenou
Senhora e agora
Me diga aonde eu vou
Amiga
Me diga”

(VELOSO, Caetano. “Queixa”. Intérprete: Caetano Veloso. In: Cores, nomes. PHILIPS, 1982, CD, Faixa 1).

O trovadorismo é o período literário que reúne os primeiros registros poéticos da literatura de Língua Portuguesa. Aconteceu entre os séculos XII e XV, período conhecido como Idade Média. As principais produções literárias do trovadorismo foram as cantigas, sendo geralmente vinculadas à música e às novelas de cavalaria. Na canção acima, há várias referências às cantigas medievais.

Assinale a alternativa que contém essas referências. 

A

O trecho da canção mostra o cavalheiro medieval que sai para batalhas, a fim de conquistar a mulher ideal.

B

A canção apresenta a coita de amor (sofrimento), a presença da figura divina (Deus), a idealização da amada e a vassalagem amorosa (submissão).

C

Na canção, o eu lírico se refere a Deus, que no trovadorismo era representado pela figura feminina, o que justifica o uso do vocativo “senhora”.

D

A canção de Caetano Veloso aproxima-se do que no trovadorismo era conhecido como cantiga de escárnio, uma vez que ironiza a figura feminina.

E

Ao referir-se à mulher como “serpente”, o eu lírico deixa claro que o texto se trata de uma cantiga de escárnio, muito utilizada no período trovadoresco para maldizer as mulheres promíscuas que vagavam pelos vilarejos.

Gabarito:

A canção apresenta a coita de amor (sofrimento), a presença da figura divina (Deus), a idealização da amada e a vassalagem amorosa (submissão).



Resolução:

A) INCORRETA: pois não há nenhum elemento na canção que comprove que o eu lírico saiu para as batalhas com o intuito de conquistar a mulher ideal.

B) CORRETA: vemos que há diversas situações indicativas do sofrimento do eu lírico, sendo uma delas o "você me arrasou". Além disso, a figura divina aparece no meio da canção ("Mas Deus não me quer"), além do eu lírico idealizar a amada ("princesa") e demonstrar sua vassalagem a essa figura feminina ("Senhora e agora / Me diga aonde eu vou").

C) INCORRETA: pois nessa canção o referente é claramente a mulher, a "princesa". Além disso, há uma parte que diz que Deus não quer que ele fique mudo para dizer essas palavras para a amada, o que comprova que não é Deus o destinatário.

D) INCORRETA: na verdade, essa canção se refere a uma cantiga de amor, porque o eu lírico é masculino e a mensagem é enviada para uma figura feminina que, por consequência, é da realeza ("princesa"). Logo, não há uma ironia.

E) INCORRETA: ao fazer o uso da palavra "serpente", o eu lírico não quer ironizar a figura da mulher, mas quer dizer que os atributos positivos da mulher o "envenenaram" como uma serpente envenena sua presa.



Questão 4111

(Ufms 2006) Um carro move-se com velocidade constante de 60 km/h. Começa a chover e o motorista observa que as gotas de água da chuva caem formando um ângulo de 30° com a vertical. Considerando que, em relação à Terra, as gotas caem verticalmente, qual a velocidade em que as gotas de água caem em relação ao carro?

Ver questão

Questão 4141

(Ufms 2008) Seja um rio sem curvas e de escoamento sereno sem turbulências, de largura constante igual a L. Considere o escoamento representado por vetores velocidades paralelos às margens e que cresce uniformemente com a distância da margem, atingindo o valor máximo vmáx no meio do rio. A partir daí a velocidade de escoamento diminui uniformemente atingindo o valor nulo nas margens. Isso acontece porque o atrito de escoamento é mais intenso próximo às margens. Um pescador, na tentativa de atravessar esse rio, parte da margem inferior no ponto O com um barco direcionado perpendicularmente às margens e com velocidade constante em relação à água, e igual a u. As linhas pontilhadas, nas figuras, representam possíveis trajetórias descritas pelo barco ao atravessar o rio saindo do ponto O e chegando ao ponto P na margem superior. Com fundamentos nos conceitos da cinemática, assinale a alternativa CORRETA.

Ver questão

Questão 8889

(UFMS) Considere o gráfico. Determine a afirmativa correta:

Ver questão

Questão 9131

(UFMS)

Numa aula prática de cinética química, um grupo de alunos estudou, nas mesmas condições de temperatura, concentração e pressão, a decomposição do peróxido de hidrogênio, a partir das situações I e II, abaixo descritas:

Situação I: Na presença de íons Fe2+(aq), em meio ácido, em duas etapas:

1ª etapa: H2O2(aq) + 2 Fe2+(aq) + 2 H+(aq)  2 Fe3+(aq) + 2 H2O()

2ª etapa: 2 Fe3+(aq) + H2O2(aq)  2 Fe2+(aq) + O2(g) + 2 H+(aq)

Situação II: Na ausência de íons Fe2+(aq), em meio ácido, em uma única etapa:

2 H2O2(aq)  2 H2O() + O2(g)

A partir da experiência acima descrita, é correto afirmar que:

(01) a velocidade da decomposição do H2O2(aq), em I e II, é a mesma.

(02) os íons Fe2+ se oxidam na 1ª etapa de I, sendo, portanto, oxidantes.

(04) na ausência de íons Fe2+, a decomposição do H2O2(aq) é mais lenta.

(08) na 2ª etapa de I, os íons Fe3+ são oxidantes.

(16) as etapas de I são mais rápidas que a etapa de II.

(32) em I, os íons Fe2+ não são consumidos nas reações.

As afirmativas corretas são:

Ver questão