Questão 6261

(UFMG - 2006) Sejam x e y números reais não-nulos tais que(frac{x}{y^2}) + (frac{y^2}{x}) = -2. Então, é CORRETO afirmar que

A

x2 - y = 0.

B

x + y2 = 0.

C

x2 + y = 0.

D

x - y2 = 0.

Gabarito:

x + y2 = 0.



Resolução:

frac{x}{y^2} + frac{y^2}{x} = -2

Multiplicando tudo por xy², temos:

xy^2 cdot left (frac{x}{y^2} + frac{y^2}{x} 
ight ) = xy^2 cdot (-2)

xy^2 cdot frac{x}{y^2} + xy^2 cdot frac{y^2}{x} = -2xy^2

Simplificando:

x{color{Red} cancel{y^2}} cdot frac{x}{{color{Red} cancel{y^2}}} + {color{Red} cancel{x}}y^2 cdot frac{y^2}{{color{Red} cancel{x}}} = -2xy^2

Assim, temos:

x^2 + (y^2)^2 = -2xy^2

Veja que temos um quadrado perfeito desenvolvido (produto notável muito conhecido: (a + b)² = a² + b² + 2ab).

Assim, temos que:

x² + (y²)2 + 2xy² = (x + y²)² = 0

Logo, x + y² = 0



Questão 1990

(UFMG) Em todas as frases, o termo grifado exemplifica corretamente o processo de formação de palavras indicado, exceto em:

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Questão 2181

(UFMG)

A propósito do trecho que segue, aponte a classificação correta referente ao termo em destaque:

“Minha bela Marília, tudo passa,

A sorte deste mundo é mal segura

Se vem depois dos males a ventura

Vem depois dos prazeres a desgraça”.

                                                                             Tomás Antônio Gonzaga.

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Questão 2200

(UFMG - 2010) 

Um dos recursos utilizados pelo padre Antônio Vieira em seus sermões consiste na “agudeza” – maneira de conduzir o pensamento que aproxima objetos e/ou ideias distantes, diferentes, por meio de um discurso artificioso, que se costuma chamar de “discurso engenhoso”.

Assinale a alternativa em que, no trecho transcrito do Sermão da Sexagésima, o autor utiliza esse recurso.

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Questão 2555

(Ufmg 2003)

Com base na leitura de "Broquéis", de Cruz e Sousa, é INCORRETO afirmar que se trata de uma poesia

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