(UEMA - 2018)
Solar
Minha mãe cozinhava exatamente:
arroz, feijão-roxinho, molho de batatinhas.
Mas cantava.
(PRADO, A. Poesia reunida. São Paulo: Siciliano, 1991.)
Nesse texto poético, fala-se de uma mãe que canta ao mesmo tempo em que faz o preparo racional dos alimentos. A introdução do verbo cantar pela conjunção mas, nesse contexto, anuncia, além da ressalva,
um evento conclusivo.
uma ideia de alternância.
uma relação de explicação.
um elemento de excepcionalidade.
uma situação de complementaridade.
Gabarito:
um elemento de excepcionalidade.
A) INCORRETA: não é possível estabelecer o sentido de conclusão com a conjunção "mas". Para que esse sentido fosse estabelecido, é necessário utilizar uma conjunção coordenada conclusiva, como, por exemplo, "logo" ou "portanto".
B) INCORRETA: pois, para que houvesse uma ideia de alternância, seria necessário um par de conjunções parecidas, como "seja... seja", ou conjunções diferentes, como "tanto... quanto". No caso apresentado, há apenas uma conjunção.
C) INCORRETA: isso porque não podemos observar uma relação explicativa de "cantar" pelo fato da mãe cozinhar exatamente a mesma coisa, impossibilidade esta demonstrada pelo uso de uma conjunção adversativa, que não permite uma relação de explicação.
D) CORRETA: como a ação de cantar não tem uma relação direta com a ação de cozinhar frequentemente aquela comida que foi apresentada, a conjunção adversativa foi utilizada para apresentar um item que foge da sequência lógica iniciada, logo, um elemento de excepcionalidade.
E) INCORRETA: por mais que se assemelhe com essa relação de complementariedade, ela só seria possível se tivesse a presença de uma conjunção como "além disso", o que daria sim a ideia de uma enumeração posterior ao que fazia. Mas como só há uma conjunção adversativa, essa ideia não é possível.
(Uema 2016) A indústria sucroalcooleira, considerada uma das principais responsáveis pela movimentação interna da economia, gerando bilhões de dólares, mantém os cortadores de cana-de-açúcar no país, em condição subumana e com vida útil equiparada à dos escravos. Cerca de 97% do que o Maranhão colherá em cana de açúcar, na atual safra 2015/2016, será destinado à produção de etanol (C2H5OH) anidro e hidratado. O etanol anidro é misturado à gasolina com um dos objetivos de aumentar sua octanagem, pois um dos principais constituintes da gasolina é o octano (C8H18 ), combustível automotivo, que, por meio da sua combustão, libera energia, permitindo que o carro entre em movimento.
Jornal o Estado do Maranhão. Adaptado.
Suponha que determinada gasolina seja composta de hidrocarbonetos com fórmula (C8H18).
Nessas condições, as equações químicas que representam as reações de combustão completas do etanol e do octano, devidamente balanceadas, permitem afirmar que a combustão de
Ver questão
(UEMA 2014)
Ao se adquirir um carro novo, é comum encontrar no manual a seguinte recomendação: mantenha os pneus do carro corretamente calibrados de acordo com as indicações do fabricante. Essa recomendação garante a estabilidade do veículo e diminui o consumo de combustível. Esses cuidados são necessários porque sempre há uma perda de gases pelos poros da borracha dos pneus (processo chamado difusão). É comum calibrarmos os pneus com gás comprimido ou nas oficinas especializadas com nitrogênio. O gás nitrogênio consegue manter a pressão dos pneus constantes por mais tempo que o ar comprimido (mistura que contém além de gases, vapor da água que se expande e se contrai bastante com a variação de temperatura).
Considerando as informações dadas no texto e o conceito de difusão, pode-se afirmar, em relação à massa molar do gás, que
Ver questão
(Uema 2016) Sabe-se que um processo químico é exaustivamente testado em laboratório antes de ser implantado na indústria, envolvendo cálculos, em que são aplicadas as leis ponderais e volumétricas, dentre as quais, cita-se a lei das proporções constantes (Lei de Proust). Havendo excesso de reagente numa reação, deve-se retirá-lo para poder trabalhar com a proporção exata. Considere que 1mol de benzeno reage com 1mol de bromo, formando dois produtos, um haleto orgânico e um ácido. Para a reação entre 50 g de benzeno e 100 g de bromo,
a) Haverá obediência à Lei de Proust? Justifique sua resposta por meio de cálculos.
Dados: C(z=12), H(z=1) e Br(z=80).
b) Calcule a massa, do haleto orgânico, obtida em conformidade à Lei de Proust.
(Uema 2014) Uma família da cidade de Cajapió – MA comprou uma antena parabólica e o técnico a instalou acima do telhado. A antena projetou uma sombra na parede do vizinho, que está reproduzida abaixo, coberta com uma folha quadriculada.
Note que a figura projetada na parede é uma cônica. Considerando as medidas mostradas e o sistema cartesiano contido na folha quadriculada, a equação que representa a cônica será
Ver questão