Questão 62677

(UFSC - 2013) 

As aparências revelam

Afirma uma Firma que o Brasil
confirma: “Vamos substituir o
Café pelo Aço”.

Vai ser duríssimo descondicionar
o paladar

Não há na violência
que a linguagem imita
algo da violência
propriamente dita?

CACASO. As aparências revelam. In: WEINTRAUB, Fabio (Org). Poesia marginal. São Paulo: Ática, 2004. p. 61. Para gostar de ler 39.

Com base na leitura do poema, assinale a(s) proposição (ões) correta (s) acerca da Poesia Marginal:

I. Entre as temáticas das quais se ocupou a poesia marginal da década de 1970, havia espaço para painéis sociais, para a memória afetiva e a pesquisa poética e para o registro literário da intimidade. Sem grandes exageros, a única regra era atender aos princípios da norma padrão da língua.

II. Os versos “Vai ser duríssimo descondicionar / o paladar” podem ser entendidos metaforicamente como uma referência a sacrifícios impostos à população, obrigada a acomodar-se a uma nova ordem econômica.

III. Nos poemas reunidos em Poesia marginal, os autores enfocam a denúncia e a crítica social de uma maneira sisuda, sem apelar para o humor, pois visam conferir credibilidade ao que é dito.

IV. A frase “Vamos substituir o Café pelo Aço” pode ser interpretada como uma referência à abertura do país para a exportação de minérios, defendida por empresários e pelo Governo à época da Ditadura Militar.

V. No primeiro e segundo versos, no jogo de palavras “Afirma”, “Firma” e “confirma”, repete-se o segmento firma; isso pode ser interpretado como uma referência à influência das grandes empresas nas políticas estatais.

VI. Na estrofe final, observa-se como Cacaso procura desvincular a linguagem das práticas sociais, ao propor que não há violência nas palavras em si, mas apenas na realidade a que elas se referem.

 

A

 II, IV e V.

B

I, III e V.

C

II, V e VI.

D

I, II e IV.

E

Apenas VI.

Gabarito:

 II, IV e V.



Resolução:

AFIRMATIVA I: INCORRETA, pois questões subjetivas e que estavam voltadas mais ao ínimo não eram o foco dos poetas desta época, que produziam poesias críticas ao movimento histórico que enfrentavam, algo mais concreto.

AFIRMATIVA II: CORRETA, pois, como que naquela época qualquer indício de contestação ao governo ocasionava uma forte repressão, é válido fazer essa análise metafórica de que, por conta da nova ordem econômica estipulada pelos militares, passou-se a consumir mais o aço (relativo ao desenvolvimento) do que o café (relativo ao que já passou).

AFIRMATIVA III: INCORRETA, pois a crítica não é séria, tampouco falta humor. Nesses poemas, há o uso de palavras coloquiais e o ritmo colocado adequa-se à realidade dos jovens daquela época, para que eles se sentissem atraídos por aquelas poesias que estavam sendo disseminadas. Além disso, essas poesias combatem o rigor técnico que as informações veiculadas oficialmente traziam, o que ia de encontro com os desejos militares.

AFIRMATIVA IV: CORRETA, pois, até então, o Brasil era um grande exportador de produtos agrícolas, como o café, a cana-de-açúcar, etc. Os militares, com o intuito de desenvolver o país e trazer uma imagem mais industrial, iniciaram um grande processo para que produtos minerais e tecnológicos, a fim de que fossem satisfeitos os desejos dos investidores internacionais para angariar mais investimentos para o país.

AFIRMATIVA V: CORRETA, pois, conforme foi dito anteriormente, os poetas marginais utilizavam-se de recursos para criticar o governo vigente dentro de suas poesias. A utilização da forma "firma" em três palavras num curto espaço de separação entre sim é, de fato, um desses recursos para criticar influências de empresas nas configurações políticas estatais.

AFIRMATIVA VI: INCORRETA, pois, ao fazer a pergunta na última estrofe, o eu lírico, pelo contrário, tenta estabelecer algum ponto de convergência entre a violência e a imitação que a linguagem faz dela, o que ocasiona na crítica que esses poetas fazem ao modo como o governo reprimia a população: através da censura.

Logo, a alternativa correta é a letra a) II, IV e V.



Questão 1991

(UFSC)

Considerando-se os vocábulos seguintes, assinalar a alternativa que indica os pares de derivação regressiva, derivação imprópria e derivação sufixal, precisamente nesta ordem:

1. embarque

2. histórico

3. cruzes!

4. porquê

5.fala

6.sombrio

Ver questão

Questão 5997

(Ufsc 2011) Em um trecho do livro O guarda-roupa alemão, lê-se:

“Ethel: o rosto ali no espelho. A forma octogonal da transparência furando escombros. O tom escuro do jacarandá: o passaporte. Começava a delinear-se a figura da bisavó. Ela gostava de olhar-se dentro do octógono de cristal. Uma moldura transparente. Tinha um aspecto místico. Os olhos. Os lábios. O cabelo. Aquele dourado na face. Os dois semicírculos negros, como sinais além do mar misterioso e inquieto”.

LAUS, Lausimar. O guarda-roupa alemão. 6. ed. rev. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2010. p. 5-6.

A figura abaixo mostra a bisavó Ethel olhando no espelho plano a imagem da Comadre Herna, em pé atrás dela. Determine a que distância horizontal (em metros) dos olhos da bisavó Ethel fica a imagem da Comadre Herna.

Ver questão

Questão 8506

(UFSC - adaptada) Com relação ao composto abaixo, os nomes dos radicais ligados ao carbono terciário são:

(01) etil, n-propil, isobutil

(02) metil, 3-hexil

(04) metil, etil, n-propil

(08) etil, n-propil, sec-butil

(16) etil, n-propil, terc-butil

(32) etil, n-propil, n-butil

(64) metil, isopropil, 3-hexil

Marque a alternativa que relaciona o número que contém os nomes corretos.

Ver questão

Questão 8509

(UFSC) Observe as estruturas:

I.

 

II.

III.

Os compostos I, II e III são, respectivamente:

Ver questão