Questão 62966

(UNICENTRO 2015) 

As formulações teóricas e análises de Karl Marx sobre a sociedade capitalista e sua consequente superação resultam em efeitos importantes na moderna teoria social e sociológica.

Com base nas análises desse autor sobre o capitalismo, assinale a alternativa correta

A

A história da vida social e das relações entre os homens é efeito do desenvolvimento das ideias e do pensamento.

B

A natureza humana determina o movimento econômico e a transformação social, política e cultural da sociedade capitalista. 

C

As relações materiais e o modo como os homens produzem seus meios de vida formam a base da vida social. 

D

Os fenômenos superestruturais ideológicos, políticos e culturais são independentes da influência do tempo.

E

Os fundamentos explicativos da vida social e política estão diretamente relacionados ao idealismo e à busca da ordem.

Gabarito:

As relações materiais e o modo como os homens produzem seus meios de vida formam a base da vida social. 



Resolução:

A) Incorreta.  A história da vida social e das relações entre os homens não é efeito do desenvolvimento das ideias e do pensamento, mas sim, do desenvolvimento das materialidades necessárias para a vida humana dentro de um modo de produção específico. 

B) Incorreta. Não a natureza humana que determina o movimento econômico e as mais variadas transformações na sociedade, mas sim, a ação humana aliada às forças de produção desenvolvidas. 

C) Correta. Por isso o método utilizado por Marx, o materialismo histórico dialético, diz inverter a lógica hegeliana idealista, pois esta concebe o desenvolvimento da vida humana através das ideias e pensamentos, enquanto Marx através de seu método entende que a vida social é composta pelas relações materiais e as forças produtivas que desempenham a produção. 

D) Incorreta. Tais fenômenos são dependentes da influência do tempo. 

E) Incorreta. Os fundamentos explicativos da vida social e política, para Marx, em nada se relacionam com o idealismo ou à busca da ordem. 



Questão 14563

(Unicentro 2012) A passagem do Mito ao Logos na Grécia antiga foi fruto de um amadurecimento lento e processual. Por muito tempo, essas duas maneiras de explicação do real conviveram sem que se traçasse um corte temporal mais preciso. Com base nessa afirmativa, é correto afirmar:

Ver questão

Questão 14594

(Unicentro 2010)

      “Os poemas homéricos têm por fundamento uma visão de mundo clara e coerente. Manifestam-na quase a cada verso, pois colocam em relação com ela tudo quanto cantam de importante – é, antes de mais nada, a partir dessa relação que se define seu caráter particular. Nós chamamos de religiosa essa cosmovisão, embora ela se distancie muito da religião de outros povos e tempos. Essa cosmovisão da poesia homérica é clara e coerente. Em parte alguma ela enuncia fórmulas conceituais à maneira de um dogma; antes se exprime vivamente em tudo que sucede, em tudo que é dito e pensado. E embora no pormenor muitas coisas resultem ambíguas, em termos amplos e no essencial, os testemunhos não se contradizem. É possível, com rigoroso método, reuni-los, ordená-los, fazer lhes o cômputo, e assim eles nos dão respostas explícitas às questões sobre a vida e a morte, o homem e Deus, a liberdade e o destino (...).”

OTTO. Os deuses da Grécia: a imagem do divino na visão do espírito grego. 1ª Ed., trad. [e prefácio] de Ordep Serra. – São Paulo: Odysseus Editora, 2005 - p. 11.

Com base no texto, e em seus conhecimentos sobre a função dos mitos na Grécia arcaica, assinale a alternativa correta.

Ver questão

Questão 14605

(Unicentro 2010) Leia o fragmento de um texto pré-socrático:
“Ainda outra coisa te direi. Não há nascimento para nenhuma das coisas mortais, como não há fim na morte funesta, mas somente composição e dissociação dos elementos compostos: nascimento não é mais do que um nome usado pelos homens”.
(EMPÉDOCLES. Apud ARANHA/ MARTINS. Filosofando: Introdução à Filosofia. 3ª Ed., São Paulo: Moderna, 2006 - p. 86.)


A respeito da relação entre mythos e logos (razão) no início da filosofia grega, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. O fragmento acima denota a “luta de forças” opostas na massa dos membros humanos, que ora unem-se pelo amor – no início todos os membros que atingiram a corporeidade da vida florescente –, ora divididos pela força da discórdia, erram separados nas linhas da vida. Assim ocorre também com todos os outros seres na natureza.
II. A verdade filosófica apresenta-se no pensamento de Empédocles através de uma estrutura lógica muito distante da “verdade” expressa nos relatos míticos dos gregos arcaicos.
III. Nascimento e morte, no texto de Empédocles, são apresentados por meio de representações míticas que o filósofo retira de uma tradição religiosa presente ainda em seu tempo. Essas imagens, consequentemente, se transpõem, sem deixarem de ser místicas, em uma filosofia que quer captar a verdadeira essência da realidade física.
IV. O fragmento denota continuidade do pensamento mítico no início da filosofia, pois estão presentes ainda o uso de certas estruturas comuns de explicação.

Ver questão

Questão 14644

(UNICENTRO - 2012)

Sobre o pensamento socrático, analise as afirmativas e marque com V, as verdadeiras e com F, as falsas.

( ) Sócrates é autor da obra Ética a Nicômaco.
( ) O pensamento socrático está escrito em hebraico.
( ) A ironia e a maiêutica são as bases de sua filosofia.
( ) Sócrates não criticou o saber dogmático, sendo, por isso, conselheiro dos governantes de Atenas.
( ) Os diálogos platônicos são importantes textos filosóficos que relatam, na maioria, o pensamento de Sócrates.

A partir da análise dessas afirmativas, a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

Ver questão