Definido como um processo de degradação ambiental causado pelo manejo inadequado dos recursos naturais nos espaços áridos, semiáridos e subúmidos secos, que compromete os sistemas produtivos das áreas suscetíveis, os serviços ambientais e a conservação da biodiversidade. Esse processo pode ser causado pelo homem ou pela própria natureza e agravado pelas questões climáticas.
(www.mma.gov.br. Adaptado.)
O fenômeno caracterizado pelo excerto é o processo de
lixiviação.
desertificação
voçorocamento
inversão térmica.
compactação do solo.
Gabarito:
desertificação
a) lixiviação
Incorreto. Na verdade, a lixiviação se trata do processo em que a água que entra no subsolo acaba retirando (diluindo) os nutrientes e minerais do solo, ao carregar os nutrientes minerais que estão na superfície, para camadas mais profundas. Isso empobrece o solo e, além disso, torna-o mais ácido, dificultando o desenvolvimento de muitos vegetais.
b) desertificação
Correto. Como dito no texto da questão, a desertificação é o processo de degradação dos solos em regiões de clima quente e seco (árido, semiárido e subúmido). Ela é causada pela combinação de fatores de ordem natural (como mudanças climáticas e fenômenos atmosféricos) e fatores antrópicos (como o desmatamento e exploração intensiva do solo).
c) voçorocamento
Incorreto. O voçorocamento, na verdade, é um fenômeno que consiste na formação de grandes buracos de erosão, causados pela chuva e variações climáticas mais fortes (como ventos fortes, tempestades), em solos onde a vegetação é escassa e não protege mais o solo, que fica cascalhento e suscetível de carregamento por enxurradas.
d) inversão térmica
Incorreto. O fenômeno da inversão térmica se trata do impedimento da circulação natural dos ventos (onde o ar quente vai subindo e passando pela camada de vento frio). Quando esse fenômeno acontece, o ar frio fica estagnado próximo da superfície, por não conseguir passar pela camada de ar quente acima dele, e há uma concentração da poluição.
e) compactação do solo
Incorreto. A compactação do solo ocorre por conta do aumento da densidade do solo em um mesmo volume com a redução da sua porosidade, isto é, a diminuição dos espaços vazios (poros) entre os grãos que compõem o solo. Isso ocorre quando ele é submetido a um grande esforço ou a uma pressão muito grande.
(Famerp 2017) No estudo da dinâmica de populações é comum ser necessário determinar o número real λ na equação det(M - λI) = 0, em que M é uma matriz quadrada, I é a matriz identidade, da mesma ordem de M, e det representa o determinante da matriz (M - λI).
Se, em um desses estudos, tem-se M
o valor positivo de λ é igual a:
Ver questão
(Famerp 2017)
O elemento estrôncio ocorre na natureza como componente de dois minerais: a estroncianita, SrCO3 (massa molar 147,6 g/mol), e a celestita, SrSO4 (massa molar 183,6 g/mol). A partir desses minerais são obtidos os sais de estrôncio, utilizados na pirotecnia para conferir a cor vermelho-carmim intensa a fogos de artifício.
Considere a relação:
O valor desse quociente é, aproximadamente,
Ver questão
(FAMERP - 2017) Os rins podem excretar grande quantidade de urina diluída ou pequeno volume de urina concentrada sem grandes alterações nas excreções de solutos, como sódio e potássio. As ações do hormônio antidiurético (ADH) têm papel fundamental no controle do grau de diluição ou concentração da urina. A secreção de ADH pode ser aumentada ou diminuída por estímulos no sistema nervoso central, bem como por diversos fármacos e hormônios.
A liberação do ADH é estimulada pelo
(Famerp 2017) O elemento estrôncio ocorre na natureza como componente de dois minerais: a estroncianita, SrCO3 (massa molar 147,6 g/mol), e a celestita, SrSO4 (massa molar 183,6 g/mol). A partir desses minerais são obtidos os sais de estrôncio, utilizados na pirotecnia para conferir a cor vermelho-carmim intensa a fogos de artifício.
Considere a relação:
O valor desse quociente é, aproximadamente,
Ver questão