(UVV 2019)
Art. 3º
Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II - garantir o desenvolvimento nacional;
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: www.planalto.gov.br - Acesso em: 01/08/2018.
O Artigo 3º da Constituição Brasileira trata de temas relacionados ao desenvolvimento nacional e das desigualdades sociais.
Sobre essa temática, indique a alternativa correta:
Em setembro de 2018, a Constituição do Brasil completou trinta anos, e é possível afirmar que os objetivos do Artigo 3º já foram alcançados.
Com toda a certeza, a erradicação da pobreza no Brasil será obtida com a abertura do mercado e com um programa de reformas sociais e econômicas.
As formas de discriminação no Brasil não mais existem graças à educação de qualidade e às políticas de conscientização social sobre a diversidade.
O desenvolvimento nacional, fundado no crescimento econômico, nunca constou nos programas políticos governamentais e se trata de um objetivo recente.
O desenvolvimento, a desigualdade, a discriminação e as injustiças são problemas históricos do Brasil e têm características complexas e de difícil resolução.
Gabarito:
O desenvolvimento, a desigualdade, a discriminação e as injustiças são problemas históricos do Brasil e têm características complexas e de difícil resolução.
(UVV - 2018/1)
Disponível em: www.lovethispic.com. Acesso em: 21/07/2017.
In the statement e“The fatter they get, the thinner I look!” e the words in bold convey the idea of
Ver questão
(UVV - 2018)
O diabetes mellitus consiste em uma síndrome metabólica, caracterizada por níveis elevados de glicose sanguínea (hiperglicemia), causados pela resistência à ação ou pela deficiência na secreção do hormônio insulina. Dados divulgados pela International Diabetes Federation apontam que, aproximadamente, 387 milhões de pessoas são afetadas por essa doença, o que representa uma prevalência de 8,3% na população mundial, caracterizando uma grave epidemia global. Como alternativas terapêuticas sintéticas, destacam-se, entre outros, os compostos orgânicos da classe das biguanidas, sendo a Metformina o fármaco de primeira escolha para uso contínuo, por via oral, em pacientes com diabetes tipo II.
(CONCEIÇÃO, R. A.; SILVA, P. N.; BARBOSA, M. L. C. Fármacos para o Tratamento do Diabetes Tipo II: uma visita ao passado e um olhar para o futuro. Revista Virtual de Química, vol. 9, n. 2, pg. 514-534, 2017.
Com base em sua estrutura química, pode-se afirmar que a Metformina:
Ver questão
(UVV 2019) Três das doenças sexualmente transmissíveis (DST) mais frequentes no mundo estão se tornando cada vez mais difíceis de tratar, inclusive, em países desenvolvidos, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a OMS, os medicamentos utilizados tradicionalmente no tratamento da sífilis, da clamídia e da gonorreia não estão mais fazendo o efeito esperado, e essas doenças bacterianas estão infectando cada vez mais pessoas devido ao aumento da prática de relações sexuais sem o uso de preservativos.
A dificuldade de tratamento das doenças citadas se deve à(ao)
Ver questão