(UNIOESTE - 2015)
Os fatos, que são os segundos objetos da razão humana, não são determinados da mesma maneira, nem nossa evidência de sua verdade, por maior que seja, é de natureza igual à precedente. O contrário de um fato qualquer é sempre possível, pois, além de jamais implicar uma contradição, o espírito o concebe com a mesma facilidade e distinção como se ele estivesse em completo acordo com a realidade. Que o Sol nascerá amanhã é tão inteligível e não implica mais contradição do que a afirmação de que ele não nascerá. Podemos em vão, todavia, tentar demonstrar sua falsidade. Se ela fosse demonstrativamente falsa, implicaria uma contradição e o espírito nunca poderia concebê-la distintamente.
(David Hume, Investigação acerca do entendimento humano)
No trecho acima, Hume contrasta os fatos a que outro grupo de objetos da razão humana?
Os factoides, tais como exemplificados nos boatos e testemunhos maliciosos.
As relações entre ideias, tais como exemplificadas nas proposições matemáticas.
As intuições místicas, tais como exemplificadas nas revelações contidas nos textos sagrados.
As evidências empíricas, tais como exemplificadas nos relatos de experiências.
As sensações subjetivas, tais como exemplificadas nos juízos estéticos.
Gabarito:
As relações entre ideias, tais como exemplificadas nas proposições matemáticas.
b) Correta. As relações entre ideias, tais como exemplificadas nas proposições matemáticas.
"Os fatos, que são os segundos objetos da razão humana, não são determinados da mesma maneira, nem nossa evidência de sua verdade, por maior que seja, é de natureza igual à precedente [...]": os fatos não são determinados pela razão e não possuem a mesma natureza daquilo que os causou, isto é, não há uma relação de causa e efeito nos fatos. Deve-se ter em mente o empirismo de Hume, que supõe que a fonte de todo conhecimento deve ser a experiência, não havendo nenhum conceito inato na mente humana: todas as ideias possuem como fundamento a empiria. Portanto, não havendo nenhum conceito que não provenha da experiência, não se pode postular que a relação de causa e efeito seja algo necessário, o que demonstraria a existência de uma ideia inata na mente humana, a qual implica em necessidade e universalidade.
"[...] O contrário de um fato qualquer é sempre possível, pois, além de jamais implicar uma contradição, o espírito o concebe com a mesma facilidade e distinção como se ele estivesse em completo acordo com a realidade. [...]": como não há uma relação de causa e efeito entre os fatos, não há uma relação de necessidade intrínseca entre eles, de modo que a razão pode aceitar tanto um quanto outro fato sobre uma mesma coisa. Por isso, não se pode conceber uma contradição em conceber as duas realidades; elas devem ser determinadas pelo fato, que pode vir a ocorrer tanto uma quantro outra coisa.
"[...] Que o Sol nascerá amanhã é tão inteligível e não implica mais contradição do que a afirmação de que ele não nascerá. [...]": logo, a razão pode aceitar tanto que o sol nascerá quanto não nascerá amanhã, pois não existe uma relação de causa e efeito nele. Supor, ao contrário, que existe uma necessidade intrínseca de que o Sol vá nascer amanhã, como causa e efeito, é um hábito da mente humana, a qual, averiguando, pela experiência, a repetição contínua de um fato, julga aí haver uma relação de necessidade — sendo meramente um hábito, um costume.
"[...] Podemos em vão, todavia, tentar demonstrar sua falsidade. Se ela fosse demonstrativamente falsa, implicaria uma contradição e o espírito nunca poderia concebê-la distintamente.": Logo, se não há necessidade que o sol não nasça amanhã, não se pode supor que seja falso conceber que ele não nasça amanhã, pois, tendo a razão, isto é, o espírito, como base a experiência, consegue imaginar tal realidade, é porque ela é possível na realidade.
Portanto, a crítica de Hume se dirige às relações entre as ideias, que supõe necessidade intrínseca de relações de causa e efeito, tal como na matemática, a qual traz como pressuposto conceitos apriorísticos sem relação com os fatos.
a) Incorreta. Os factoides, tais como exemplificados nos boatos e testemunhos maliciosos.
A análise em questão não tem em mente os factoides, mas é a crítica de Hume à noção de causa e efeito, e não visa questionar boatos numa oposição entre crença e verdade, até porque ele não realizava essa oposição.
c) Incorreta. As intuições místicas, tais como exemplificadas nas revelações contidas nos textos sagrados.
Hume não tinha como objetivo se opor as intuições místicas no que tange à crítica à noção de causa e efeito, pois essas intuições não estão fundamentadas meramente na relação de causa e efeito.
d) Incorreta. As evidências empíricas, tais como exemplificadas nos relatos de experiências.
Hume não opõe evidência empírica e fato, pois o fato é uma evidência empírica.
e) Incorreta. As sensações subjetivas, tais como exemplificadas nos juízos estéticos.
Hume não realiza a oposição entre fatos e sensações subjetivas, pois fatos são apreendidos de sensações, além de não se voltar à questão dos juízos estéticos — elemento da filosofia kantiana.
(Unioeste 2017) Em Terras do sem fim, quem é a personagem que, caracterizada pelo engrandecimento, aparece no romance através de histórias marcadas pela superstição, violência e desonestidade: venda da alma ao diabo, tocaia interesseira e mortes bárbaras: “cortara-lhe as orelhas, a língua, o nariz e os ovos”?
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(UNIOESTE - 2012)
Brazil presidency website hacked, jammed in attack claimed by Lulz collective
A cyber attack blocked traffic to the website of the Brazilian presidency and two other government sites on Wednesday, authorities said.
The Brazilian branch of the Lulz Security hacking collective claimed responsibility for the attacks.
Lulz members have claimed responsibility for recent attacks on the site of electronics giant Sony, along with the CIA web page and the U.S. Senate computer system.
The Brazilian president’s office said in a statement that attacks on the website of the presidency, along with the nation’s internal revenue service and a government portal began around 12:30 a.m. and lasted until 3 a.m.
The government said it stopped the hackers from obtaining data from the websites, but that the attacks made them inaccessible for about an hour.
Hours later, people who claimed to be Lulz members said on Twitter that they had taken down the website of oil company Petrobras, whose website was down Wednesday afternoon. Petrobras would not confirm whether the problems with its website were caused by an attack.
On a Twitter page in the name of the Brazilian branch of Lulz, posters justified the apparent attack on the Petrobras website by complaining about the price of gasoline in Brazil.
“Wake up Brazil! We no longer want to buy gas at 2.75 to 2.78 reals ($1.73 to $1.75) and export for half of that price!” stated one tweet from the group.
Adapted from: http://www.washingtonpost.com/world/americas/brazil-presidency-website-hacked-jammed-in-attack-claimed-by-lulz-collective/2011/06/22/AGb53KgH_story.html
Which verb form is used in the sentence: “Wake up Brazil!”.
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(UNIOESTE - 2012)
Brazil police occupy Rio favela in World Cup operation
Brazilian security forces have occupied one of Rio de Janeiro's biggest slums as part of a major crackdown ahead of the 2014 World Cup and 2016 Olympics.
Some 800 police and special forces moved into the Mangueira shantytown, without needing to fire a shot, having announced the raid in advance.
The slum – or favela – is close to Rio's famous Maracana stadium, where the World Cup final will be played.
The pre-dawn operation involved armoured vehicles and helicopters. According to the newspaper, O Globo, leaflets were thrown out of the helicopters, some with photos of wanted criminals. Others were printed with the police special forces' telephone number so that residents could pass on information about drugs traffickers or weapons.
BBC Brazil correspondent Paulo Cabral says most of Mangueira's residents co-operated with the operation, as they want to rid the area of drug dealers.
He says that Rio's authorities are making an effort to gain the trust of those living in the slums, who – after decades of abuse – have got used to seeing the police as their enemy.
Mangueira – home to one of Rio's most famous samba schools – is the 18th favela that the authorities have occupied recently.
Adapted from: http://www.bbc.co.uk/news/world-latin-america-13833037
“got used to” refers to:
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