(UEA - 2014)
Hegel rechaça a ética kantiana porque ela não leva em conta o homem inteiro, o homem vivo, mas exclui da ética sua vida real, subjuga-a mediante leis alheias à vida e converte assim a moral em algo positivo e morto para o homem vivo. Hegel vê claramente que essa rigidez mecânica da ética kantiana está estreitamente ligada com a absolutização do conceito de dever.
(Georg Lukács. O jovem Hegel e os problemas da sociedade capitalista, 1972.)
A crítica hegeliana incide sobre a noção kantiana de
imperativo categórico.
coletivismo prático.
procedimento científico.
utilitarismo comportamental.
hedonismo ético.
Gabarito:
imperativo categórico.
a) Correta. imperativo categórico.
A ética deontológica, baseada no dever, de Kant se baseia numa coerência entre a motivação e a ação, pois eu devo ter os motivos corretos para ação, segundo o dever, a noção do imperativo categórico universal. Uma boa vontade é uma vontade que age por dever, aquilo que é incondicionalmente bom e que, portanto, é uma vontade livre de inclinações empíricas e que age a partir da representação da lei moral. O dever, nas palavras do filósofo, "é a necessidade de uma acção por respeito à lei". Para isso, supõe-se o imperativo categórico que é a expressão do dever máximo: “Age apenas segundo uma máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal.”
b) Incorreta. coletivismo prático.
O próprio humanismo de Kant não tem um sentido coletivista.
c) Incorreta. procedimento científico.
A ética kantiana não se dá por um procedimento científico.
d) Incorreta. utilitarismo comportamental.
O utilitarismo é uma oposição às noções deontológicas de Kant, pois vincula-se a concepções consequencialistas. O imperativo categórico universal não deve ser pensado meramente a partir das consequências da ações de um indivíduo sobre os outros, em uma noção utilitária ou que depende da circunstância, mas por outra ótica, na verdade. A noção consequencialista não leva em conta, sobretudo, a motivação e a intenção da ação, mas apenas aspectos externos, acerca do que ela produz na sociedade.
e) Incorreta. hedonismo ético.
O hedonismo se assemelha ao utilitarismo, numa oposição às noções de Kant.
(UEA - 2014)
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Amazon tribes
The Amazon is the world’s largest rainforest. It is also the ancestral home of one million Indians. They are divided into about 400 tribes, each with its own language, culture and territory. 1Many have had contact with outsiders for almost 500 years. Others – ‘uncontacted’ tribes – have had no contact at all.
How do they live?
Most Indians live in settled villages by the rivers, and grow vegetables and fruits like manioc, corn, beans and bananas. They also hunt and fish, using plant-based poisons to stun the fish. Some tribes use shotguns for hunting, others use bows and arrows, spears, or blowguns with darts tipped with curare. Only a few Amazonian tribes are nomadic; they tend to live deep in the forest away from the rivers. They grow some crops but rely more on hunting and gathering.
2__________ their problems?
Almost all the Indians’ problems revolve around land: 3outsiders either want their land, or something on or underneath it. The key threats are a massive boom in oil and gas exploration, rampant illegal logging and the rapid spread of ranching and farming.
(www.survivalinternational.org. Adaptado.)
A lacuna no texto (ref. 2) pode ser corretamente preenchida por:
Ver questão
(Uea 2014)
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Na apresentação de um projeto de química sobre reatividade de produtos caseiros, vinagre e bicarbonato de sódio (NaHCO3) foram misturados em uma garrafa plástica; em seguida, uma bexiga vazia foi acoplada à boca da garrafa. A imagem apresenta o momento final do experimento.
O pH de soluções aquosas de vinagre e o pH de soluções aquosas de bicarbonato de sódio são, respectivamente,
Ver questão(Uea 2014) Num plano cartesiano, sabe-se que os pontos A, B (1, 2) e C (2, 3) pertencem a uma mesma reta, e que o ponto A está sobre o eixo Oy. O valor da ordenada de A é
Ver questão
(UEA - 2014) Escrito entre 1601 e 1602, Hamlet é um drama de autoria de William Shakespeare. A peça representa a história de Hamlet, príncipe da Dinamarca, que volta ao seu país, depois de ter recebido a notícia da morte de seu pai. Ao retornar ao castelo de Elsenor, percebe que sua mãe, recém-viúva, casou-se com Cláudio, irmão do rei morto, que se apossou do trono do reino. O conflito agrava-se quando o espectro do falecido rei aparece a Hamlet, relatando-lhe que ele havia sido assassinado pelo seu irmão. Hamlet procura vingar a morte de seu pai e combater o usurpador do poder. As consequências do conflito, interno à monarquia dinamarquesa, redundam em sofrimentos, mortes e conquista do país por um exército estrangeiro.
Situando-se a peça na história do período em que foi escrita e analisando-se o seu conteúdo político, pode-se sustentar que
Ver questão