Questão 63885

Pensemos num cavalo diante de nós. Então perguntemos: o que é isso? Platão diria: “Esse animal não possui nenhuma existência verdadeira, mas apenas uma aparente, um constante vir-a-ser. Verdadeiramente é apenas a Ideia, que se estampa naquele cavalo, que não depende de nada, nunca veio-a-ser, sempre da mesma maneira. Enquanto reconhecemos nesse cavalo sua Ideia, é por completo indiferente se temos aqui diante de nós esse cavalo ou seu ancestral. Unicamente a Ideia do cavalo possui ser verdadeiro e é objeto do conhecimento real”. Agora, deixemos Kant falar: “Esse cavalo é um fenômeno no tempo, no espaço e na causalidade, que são as condições a priori completas da experiência possível, presentes em nossa faculdade de conhecimento, não determinações da coisa-em-si. Para saber o que ele pode ser em si, seria preciso outro modo de conhecimento além daquele que unicamente nos é possível pelos sentidos e pelo entendimento.”

(Arthur Schopenhauer. “Sobre as ideias”. Metafísica do belo, 2003. Adaptado.)

Na perspectiva kantiana, o conhecimento possível do cavalo revela que

A

a razão, atribuída ao homem por um Deus bom e justo, é ilimitada.

B

o espaço e o tempo são as condições do conhecimento da coisa-em-si.

C

a mente limita-se a receber passivamente as marcas dos objetos empíricos.

D

as categorias do entendimento permitem o conhecimento do mundo inteligível.

E

os princípios do entendimento são aplicados ao mundo sensível.

Gabarito:

os princípios do entendimento são aplicados ao mundo sensível.



Resolução:

e) Correta. os princípios do entendimento são aplicados ao mundo sensível.
O mundo é coincidente com a nossa estrutura de apreendê-lo, pois Kant retorna o problema do conhecimento para o sujeito, tomando como o centro do conhecimento. Kant supõe que o que temos é a faculdade racional, as noções de espaço, tempo e as categorias (um inatismo que se opõe ao empirismo), que são uma condição de possibilidade da experiência. Porém, não há conhecimento sem experiência; temos apenas as condições inatas para a experiência, mas o conhecimento do que é possível conhecer só se dá por meio da experiência (vinculando o empirismo). Ou seja, também a experiência não produz a ideia, mas é a ocasião para que a ideia seja formulada pela razão, dando forma à matéria. As noções de espaço e tempo são duas categorias universais intuídas puramente pela razão, como formas puras, e não pela experiência, pois são condições para o entendimento da experiência.

 

a) Incorreta. a razão, atribuída ao homem por um Deus bom e justo, é ilimitada.
A razão não é atribuição divina ao homem tampouco ilimitada para Kant, pois não pode se aventurar pelo âmbito da metafísica ou da coisa em si.

b) Incorreta. o espaço e o tempo são as condições do conhecimento da coisa-em-si.
O espaço e o tempo não são as condições do conhecimento da coisa-em-si, poisa a coisa-em-si não pode ser conhecida. Quanto às noções de espaço e tempo, são duas categorias universais intuídas puramente pela razão, como formas puras, e não pela experiência, pois são condições para o entendimento da experiência. Por que? Pode-se imaginar uma cadeira ou um livro sem um espaço no qual possa situar, por isso o espaço é condição de toda sensação. Da mesma maneira, não se pode imaginar algo fora da realidade temporal, dessa estrutura de mudança e movimento.
O espaço é uma condição subjetiva para que os objetos sejam intuídos externamente pela sensibilidade, segundo o fenômeno e não a coisa em si. A representação do espaço é uma condição subjetiva.
O tempo é a condição de possibilidade de movimento, uma intuição por meio da qual o ser humano percebe transformações na natureza, mudanças de estado dos objetos mundanos. O tempo é uma forma pura da intuição sensível, ou seja, o tempo não se atribui a um objeto específico, a sua representação é ilimitada. É, portanto, condição para unificação da diversidade, tanto dos fenômenos internos quanto dos fenômenos externos.

c) Incorreta. a mente limita-se a receber passivamente as marcas dos objetos empíricos.
Essa é a perspectiva empirista, mas a proposta crítica de Kant coloca o sujeito como centro do conhecimento, numa postura ativa na recepção do conteúdo dos sentidos.

d) Incorreta. as categorias do entendimento permitem o conhecimento do mundo inteligível.
Não do mundo inteligível, mas das coisas sensíveis.



Questão 3416

(UEA - 2014)

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Amazon tribes

            The Amazon is the world’s largest rainforest. It is also the ancestral home of one million Indians. They are divided into about 400 tribes, each with its own language, culture and territory. 1Many have had contact with outsiders for almost 500 years. Others – ‘uncontacted’ tribes – have had no contact at all.

How do they live?

            Most Indians live in settled villages by the rivers, and grow vegetables and fruits like manioc, corn, beans and bananas. They also hunt and fish, using plant-based poisons to stun the fish. Some tribes use shotguns for hunting, others use bows and arrows, spears, or blowguns with darts tipped with curare. Only a few Amazonian tribes are nomadic; they tend to live deep in the forest away from the rivers. They grow some crops but rely more on hunting and gathering.

2__________ their problems?

            Almost all the Indians’ problems revolve around land: 3outsiders either want their land, or something on or underneath it. The key threats are a massive boom in oil and gas exploration, rampant illegal logging and the rapid spread of ranching and farming.

(www.survivalinternational.org. Adaptado.)

 

A lacuna no texto (ref. 2) pode ser corretamente preenchida por:       

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Questão 9850

(Uea 2014)

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Na apresentação de um projeto de química sobre reatividade de produtos caseiros, vinagre e bicarbonato de sódio (NaHCO3) foram misturados em uma garrafa plástica; em seguida, uma bexiga vazia foi acoplada à boca da garrafa. A imagem apresenta o momento final do experimento.

O pH de soluções aquosas de vinagre e o pH de soluções aquosas de bicarbonato de sódio são, respectivamente,

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Questão 12355

(Uea 2014) Num plano cartesiano, sabe-se que os pontos A, B (1, 2) e C (2, 3) pertencem a uma mesma reta, e que o ponto A está sobre o eixo Oy. O valor da ordenada de A é

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Questão 13205

(UEA - 2014) Escrito entre 1601 e 1602, Hamlet é um drama de autoria de William Shakespeare. A peça representa a história de Hamlet, príncipe da Dinamarca, que volta ao seu país, depois de ter recebido a notícia da morte de seu pai. Ao retornar ao castelo de Elsenor, percebe que sua mãe, recém-viúva, casou-se com Cláudio, irmão do rei morto, que se apossou do trono do reino. O conflito agrava-se quando o espectro do falecido rei aparece a Hamlet, relatando-lhe que ele havia sido assassinado pelo seu irmão. Hamlet procura vingar a morte de seu pai e combater o usurpador do poder. As consequências do conflito, interno à monarquia dinamarquesa, redundam em sofrimentos, mortes e conquista do país por um exército estrangeiro.

Situando-se a peça na história do período em que foi escrita e analisando-se o seu conteúdo político, pode-se sustentar que

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