(UFMS 2019)
Leia atentamente o texto a seguir.
”Vamos refletir: no Brasil, africanos, indígenas e seus descendentes passaram três séculos e meio tendo sua força de trabalho escravizada e, apesar de serem os geradores de riquezas (financeiras e culturais), representavam uma ameaça à estabilidade política e econômica dos grupos abastados. Isso sem falar na desqualificação de suas compreensões de mundo (culturas, religiões e expressões artísticas). Esses mesmos indígenas, africanos e seus descendentes foram tratados, pelas pseudociências do século XIX, como a origem do mal e do fraco desenvolvimento do Brasil. Em contrapartida, o eurocentrismo e o ideal de embranquecimento da população fizeram com que o governo desenvolvesse políticas de imigração que incentivaram a vinda de grupos europeus. Num primeiro momento, italianos, alemães, portugueses, poloneses etc. receberam tratamento completamente diferente daquele recebido pelas pessoas que vieram por força da escravidão. E também pelos que já estavam aqui e foram dizimados em nome da ‘civilização’”.
(RODRIGUES, Rosiane. “Nós” do Brasil: estudos das relações étnico-raciais. São Paulo: Moderna, 2012. p. 96-97).
Ao associar o texto desse enunciado com a data de 20 de novembro, dia nacionalmente rememorado como o Dia da Consciência Negra, é correto afirmar que:
essa data nos permite compreender como foi pacífica e gradual a integração dos grupos de trabalhadores africanos que chegaram ao Brasil a partir de 1500 e que ajudaram a formar a sociedade brasileira.
a data de 20 de novembro marca a luta e a resistência dos povos africanos escravizados que foram trazidos para o Brasil para servir como força de trabalho e que, indiscutivelmente, fazem parte de nossa história, mas que durante muitos anos ficaram, oficialmente, à margem do processo de construção da identidade brasileira.
comemora-se a data de chegada dos primeiros comboios mercantis lusos à América, trazendo trabalhadores africanos escravizados, para sua inserção no sistema de exploração colonial português.
o dia 20 de novembro ficou marcado como marco pela integração das culturas africana e portuguesa, originando a cultura brasileira. Esses elementos, inicialmente diferentes, foram essenciais para as trocas culturais e a fundação da sociedade brasileira.
influenciada pela política do Apartheid sul-africano, a sociedade brasileira passou os séculos iniciais após seu surgimento excluindo e segregando as minorias étnicas. Após tentativas frustradas, o governo republicano passou a desenvolver projetos de integração dos afrodescendentes ao mercado de trabalho, sendo a data de 20 de novembro um marco comemorativo desse projeto de integração.
Gabarito:
a data de 20 de novembro marca a luta e a resistência dos povos africanos escravizados que foram trazidos para o Brasil para servir como força de trabalho e que, indiscutivelmente, fazem parte de nossa história, mas que durante muitos anos ficaram, oficialmente, à margem do processo de construção da identidade brasileira.
A) Incorreta. A integração dos grupos de trabalhadores africanos no Brasil não foi nada pacífica e gradual, mas sim, baseada na desmoralização, humilhação e exploração desses povos.
B) Correta. O Dia da Consciência Negra é um convite a se pensar e a se construir uma nova forma de se relacionar tanto com a história brasileira (marcada por uma série de violências, mas também por resistências), com o presente (onde se mantém o racismo estrutural) e com o futuro, em busca de uma sociedade mais igualitária e menos violenta.
C) Incorreta. O Dia da Consciência Negra não é um dia comemorativo do início da escravidão, mas sim, marca a luta e a resistência dos povos africanos escravizados que foram trazidos para o Brasil para servir como força de trabalho resistência.
D) Incorreta. O Dia da Consciência Negra não é um dia comemorativo da celebração da união entre cultura africana e portuguesa, mas sim, marca a luta e a resistência dos povos africanos escravizados que foram trazidos para o Brasil para servir como força de trabalho resistência.
E) Incorreta. A sociedade brasileira tem em sua cultura o racismo arraigado devido à séculos de escravidão, não pelo Apartheid sul-africano, que foram negligenciados e não esforçaram-se para realizar políticas compensatórias ou de integração do povo afrodescendente na sociedade.
(Ufms 2006) Um carro move-se com velocidade constante de 60 km/h. Começa a chover e o motorista observa que as gotas de água da chuva caem formando um ângulo de 30° com a vertical. Considerando que, em relação à Terra, as gotas caem verticalmente, qual a velocidade em que as gotas de água caem em relação ao carro?
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(Ufms 2008) Seja um rio sem curvas e de escoamento sereno sem turbulências, de largura constante igual a L. Considere o escoamento representado por vetores velocidades paralelos às margens e que cresce uniformemente com a distância da margem, atingindo o valor máximo vmáx no meio do rio. A partir daí a velocidade de escoamento diminui uniformemente atingindo o valor nulo nas margens. Isso acontece porque o atrito de escoamento é mais intenso próximo às margens. Um pescador, na tentativa de atravessar esse rio, parte da margem inferior no ponto O com um barco direcionado perpendicularmente às margens e com velocidade constante em relação à água, e igual a u. As linhas pontilhadas, nas figuras, representam possíveis trajetórias descritas pelo barco ao atravessar o rio saindo do ponto O e chegando ao ponto P na margem superior. Com fundamentos nos conceitos da cinemática, assinale a alternativa CORRETA.
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(UFMS)
Numa aula prática de cinética química, um grupo de alunos estudou, nas mesmas condições de temperatura, concentração e pressão, a decomposição do peróxido de hidrogênio, a partir das situações I e II, abaixo descritas:
Situação I: Na presença de íons Fe2+(aq), em meio ácido, em duas etapas:
1ª etapa: H2O2(aq) + 2 Fe2+(aq) + 2 H+(aq) 2 Fe3+(aq) + 2 H2O()
2ª etapa: 2 Fe3+(aq) + H2O2(aq) 2 Fe2+(aq) + O2(g) + 2 H+(aq)
Situação II: Na ausência de íons Fe2+(aq), em meio ácido, em uma única etapa:
2 H2O2(aq) 2 H2O() + O2(g)
A partir da experiência acima descrita, é correto afirmar que:
(01) a velocidade da decomposição do H2O2(aq), em I e II, é a mesma.
(02) os íons Fe2+ se oxidam na 1ª etapa de I, sendo, portanto, oxidantes.
(04) na ausência de íons Fe2+, a decomposição do H2O2(aq) é mais lenta.
(08) na 2ª etapa de I, os íons Fe3+ são oxidantes.
(16) as etapas de I são mais rápidas que a etapa de II.
(32) em I, os íons Fe2+ não são consumidos nas reações.
As afirmativas corretas são:
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