Questão 64499

(UNICENTRO 2011) 

Para o filósofo Michel Foucault, o século XIX inaugurou uma série de instituições que passaram a se alinhar ao exercício de poder, até então exclusivo do judiciário. Dentre elas, esse autor enumera a escola, o asilo, a polícia, o hospital.

A função dessas instituições, segundo Foucault, consiste em

A

aconselhar os soberanos. 

B

punir as infrações dos indivíduos.

C

moldar as subjetividades dos indivíduos.

D

impedir as brutalidades jurídicas sobre os indivíduos.

E

reprimir as ações humanas.

Gabarito:

moldar as subjetividades dos indivíduos.



Resolução:

 a) Incorreta. As instituições que exercem o poder disciplinar não estão voltadas para o aconselhamento de soberanos, mas para o adestramento de determinados grupos sociais segundo as estipulações da própria sociedade, prevenindo desvios à norma.

b) Incorreta. O exercício de poder, a partir do século XIX, conquistou uma maior complexidade, pois deixou de atender exclusivamente à função de punição, mas também de vigilância preventiva, visando uma adequação multifacetada das condutas dos sujeitos.

c) Correta. Nas instituições disciplinares os indivíduos estão cercados por imposições e vigilância, realizadas no intuito de adequá-los, um por um, à norma estipulada no ambiente. Os sujeitos, assim, têm sua subjetividade reformulada pelas articulações da disciplina, visto que estão inseridos num ambiente de captura, orientação, correção, controle (direto e indireto), vigilância e/ou punição — como instituições policiais e hospitalares, escolas, asilos. Dessa forma, forma-se indivíduos úteis e dóceis — que existem conforme os parâmetros do exercício de poder — enquanto os desviantes são excluídos, punidos ou corrigidos.

d) Incorreta. A funcionalidade da sociedade disciplinar de Foucault não diz respeito a proteger indivíduos da brutalidade do poder jurídico. Na realidade, as instituições são dispositivos que funcionam como extensão do poder exercido pela sociedade, poder que, até o século XIX, era restrito ao dispositivo jurídico.

e) Incorreta. Essas instituições não adotam um caráter estritamente repressivo, mas vigilante, de modo que o objetivo não é exatamente reprimir ações tipicamente humanas, mas direcionar a formação dos indivíduos em favor dos objetivos do próprio poder disciplinar.



Questão 14563

(Unicentro 2012) A passagem do Mito ao Logos na Grécia antiga foi fruto de um amadurecimento lento e processual. Por muito tempo, essas duas maneiras de explicação do real conviveram sem que se traçasse um corte temporal mais preciso. Com base nessa afirmativa, é correto afirmar:

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Questão 14594

(Unicentro 2010)

      “Os poemas homéricos têm por fundamento uma visão de mundo clara e coerente. Manifestam-na quase a cada verso, pois colocam em relação com ela tudo quanto cantam de importante – é, antes de mais nada, a partir dessa relação que se define seu caráter particular. Nós chamamos de religiosa essa cosmovisão, embora ela se distancie muito da religião de outros povos e tempos. Essa cosmovisão da poesia homérica é clara e coerente. Em parte alguma ela enuncia fórmulas conceituais à maneira de um dogma; antes se exprime vivamente em tudo que sucede, em tudo que é dito e pensado. E embora no pormenor muitas coisas resultem ambíguas, em termos amplos e no essencial, os testemunhos não se contradizem. É possível, com rigoroso método, reuni-los, ordená-los, fazer lhes o cômputo, e assim eles nos dão respostas explícitas às questões sobre a vida e a morte, o homem e Deus, a liberdade e o destino (...).”

OTTO. Os deuses da Grécia: a imagem do divino na visão do espírito grego. 1ª Ed., trad. [e prefácio] de Ordep Serra. – São Paulo: Odysseus Editora, 2005 - p. 11.

Com base no texto, e em seus conhecimentos sobre a função dos mitos na Grécia arcaica, assinale a alternativa correta.

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Questão 14605

(Unicentro 2010) Leia o fragmento de um texto pré-socrático:
“Ainda outra coisa te direi. Não há nascimento para nenhuma das coisas mortais, como não há fim na morte funesta, mas somente composição e dissociação dos elementos compostos: nascimento não é mais do que um nome usado pelos homens”.
(EMPÉDOCLES. Apud ARANHA/ MARTINS. Filosofando: Introdução à Filosofia. 3ª Ed., São Paulo: Moderna, 2006 - p. 86.)


A respeito da relação entre mythos e logos (razão) no início da filosofia grega, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. O fragmento acima denota a “luta de forças” opostas na massa dos membros humanos, que ora unem-se pelo amor – no início todos os membros que atingiram a corporeidade da vida florescente –, ora divididos pela força da discórdia, erram separados nas linhas da vida. Assim ocorre também com todos os outros seres na natureza.
II. A verdade filosófica apresenta-se no pensamento de Empédocles através de uma estrutura lógica muito distante da “verdade” expressa nos relatos míticos dos gregos arcaicos.
III. Nascimento e morte, no texto de Empédocles, são apresentados por meio de representações míticas que o filósofo retira de uma tradição religiosa presente ainda em seu tempo. Essas imagens, consequentemente, se transpõem, sem deixarem de ser místicas, em uma filosofia que quer captar a verdadeira essência da realidade física.
IV. O fragmento denota continuidade do pensamento mítico no início da filosofia, pois estão presentes ainda o uso de certas estruturas comuns de explicação.

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Questão 14644

(UNICENTRO - 2012)

Sobre o pensamento socrático, analise as afirmativas e marque com V, as verdadeiras e com F, as falsas.

( ) Sócrates é autor da obra Ética a Nicômaco.
( ) O pensamento socrático está escrito em hebraico.
( ) A ironia e a maiêutica são as bases de sua filosofia.
( ) Sócrates não criticou o saber dogmático, sendo, por isso, conselheiro dos governantes de Atenas.
( ) Os diálogos platônicos são importantes textos filosóficos que relatam, na maioria, o pensamento de Sócrates.

A partir da análise dessas afirmativas, a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

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