(UNICENTRO 2011)
Para o filósofo Michel Foucault, o século XIX inaugurou uma série de instituições que passaram a se alinhar ao exercício de poder, até então exclusivo do judiciário. Dentre elas, esse autor enumera a escola, o asilo, a polícia, o hospital.
A função dessas instituições, segundo Foucault, consiste em
aconselhar os soberanos.
punir as infrações dos indivíduos.
moldar as subjetividades dos indivíduos.
impedir as brutalidades jurídicas sobre os indivíduos.
reprimir as ações humanas.
Gabarito:
moldar as subjetividades dos indivíduos.
a) Incorreta. As instituições que exercem o poder disciplinar não estão voltadas para o aconselhamento de soberanos, mas para o adestramento de determinados grupos sociais segundo as estipulações da própria sociedade, prevenindo desvios à norma.
b) Incorreta. O exercício de poder, a partir do século XIX, conquistou uma maior complexidade, pois deixou de atender exclusivamente à função de punição, mas também de vigilância preventiva, visando uma adequação multifacetada das condutas dos sujeitos.
c) Correta. Nas instituições disciplinares os indivíduos estão cercados por imposições e vigilância, realizadas no intuito de adequá-los, um por um, à norma estipulada no ambiente. Os sujeitos, assim, têm sua subjetividade reformulada pelas articulações da disciplina, visto que estão inseridos num ambiente de captura, orientação, correção, controle (direto e indireto), vigilância e/ou punição — como instituições policiais e hospitalares, escolas, asilos. Dessa forma, forma-se indivíduos úteis e dóceis — que existem conforme os parâmetros do exercício de poder — enquanto os desviantes são excluídos, punidos ou corrigidos.
d) Incorreta. A funcionalidade da sociedade disciplinar de Foucault não diz respeito a proteger indivíduos da brutalidade do poder jurídico. Na realidade, as instituições são dispositivos que funcionam como extensão do poder exercido pela sociedade, poder que, até o século XIX, era restrito ao dispositivo jurídico.
e) Incorreta. Essas instituições não adotam um caráter estritamente repressivo, mas vigilante, de modo que o objetivo não é exatamente reprimir ações tipicamente humanas, mas direcionar a formação dos indivíduos em favor dos objetivos do próprio poder disciplinar.
(Unicentro 2012) A passagem do Mito ao Logos na Grécia antiga foi fruto de um amadurecimento lento e processual. Por muito tempo, essas duas maneiras de explicação do real conviveram sem que se traçasse um corte temporal mais preciso. Com base nessa afirmativa, é correto afirmar:
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(Unicentro 2010)
“Os poemas homéricos têm por fundamento uma visão de mundo clara e coerente. Manifestam-na quase a cada verso, pois colocam em relação com ela tudo quanto cantam de importante – é, antes de mais nada, a partir dessa relação que se define seu caráter particular. Nós chamamos de religiosa essa cosmovisão, embora ela se distancie muito da religião de outros povos e tempos. Essa cosmovisão da poesia homérica é clara e coerente. Em parte alguma ela enuncia fórmulas conceituais à maneira de um dogma; antes se exprime vivamente em tudo que sucede, em tudo que é dito e pensado. E embora no pormenor muitas coisas resultem ambíguas, em termos amplos e no essencial, os testemunhos não se contradizem. É possível, com rigoroso método, reuni-los, ordená-los, fazer lhes o cômputo, e assim eles nos dão respostas explícitas às questões sobre a vida e a morte, o homem e Deus, a liberdade e o destino (...).”
OTTO. Os deuses da Grécia: a imagem do divino na visão do espírito grego. 1ª Ed., trad. [e prefácio] de Ordep Serra. – São Paulo: Odysseus Editora, 2005 - p. 11.
Com base no texto, e em seus conhecimentos sobre a função dos mitos na Grécia arcaica, assinale a alternativa correta.
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(Unicentro 2010) Leia o fragmento de um texto pré-socrático:
“Ainda outra coisa te direi. Não há nascimento para nenhuma das coisas mortais, como não há fim na morte funesta, mas somente composição e dissociação dos elementos compostos: nascimento não é mais do que um nome usado pelos homens”.
(EMPÉDOCLES. Apud ARANHA/ MARTINS. Filosofando: Introdução à Filosofia. 3ª Ed., São Paulo: Moderna, 2006 - p. 86.)
A respeito da relação entre mythos e logos (razão) no início da filosofia grega, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. O fragmento acima denota a “luta de forças” opostas na massa dos membros humanos, que ora unem-se pelo amor – no início todos os membros que atingiram a corporeidade da vida florescente –, ora divididos pela força da discórdia, erram separados nas linhas da vida. Assim ocorre também com todos os outros seres na natureza.
II. A verdade filosófica apresenta-se no pensamento de Empédocles através de uma estrutura lógica muito distante da “verdade” expressa nos relatos míticos dos gregos arcaicos.
III. Nascimento e morte, no texto de Empédocles, são apresentados por meio de representações míticas que o filósofo retira de uma tradição religiosa presente ainda em seu tempo. Essas imagens, consequentemente, se transpõem, sem deixarem de ser místicas, em uma filosofia que quer captar a verdadeira essência da realidade física.
IV. O fragmento denota continuidade do pensamento mítico no início da filosofia, pois estão presentes ainda o uso de certas estruturas comuns de explicação.
(UNICENTRO - 2012)
Sobre o pensamento socrático, analise as afirmativas e marque com V, as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Sócrates é autor da obra Ética a Nicômaco.
( ) O pensamento socrático está escrito em hebraico.
( ) A ironia e a maiêutica são as bases de sua filosofia.
( ) Sócrates não criticou o saber dogmático, sendo, por isso, conselheiro dos governantes de Atenas.
( ) Os diálogos platônicos são importantes textos filosóficos que relatam, na maioria, o pensamento de Sócrates.
A partir da análise dessas afirmativas, a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
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