(UFMS)
As geotecnologias são um conjunto de tecnologias destinadas à coleta e ao tratamento de informações espaciais (ROSA, 2005). Almeida (2009) complementa que as geotecnologias envolvem a utilização de um conjunto de recursos computacionais e metodológicos para o cumprimento de suas funções, entre esses, os Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) e o Sensoriamento Remoto.
Com base nos conceitos apresentados, indique a alternativa que representa corretamente as modernas tecnologias aplicadas à cartografia.
Os sistemas GPS, GLONAS e GNSS são utilizados em softwares que elaboram mapas digitais de forma automatizada.
O Sensoriamento Remoto é uma aquisição de dados geoespaciais, informações de refletância, dentro de faixas do espectro eletromagnético, sem o contato físico com o alvo, assim, considera-se uma foto do smartphone uma das rotinas de Sensoriamento Remoto.
O software Google Earth Pro é uma ferramenta que possibilita a consulta geoespacial de imagens de satélite de alta resolução espacial, o cálculo de distâncias e áreas utilizando ferramentas de dimensões e a manipulação e exportação de dados de SIGs.
O Sistema de Informações Geográficas é apenas um programa de computador utilizado para a confecção de mapas digitais, utilizando ferramentas automatizadas.
As Geotecnologias atualmente não necessitam dos chamados peopleware (pessoas que operam computadores) e usa a Inteligência Artificial para a confecção de mapas.
Gabarito:
O software Google Earth Pro é uma ferramenta que possibilita a consulta geoespacial de imagens de satélite de alta resolução espacial, o cálculo de distâncias e áreas utilizando ferramentas de dimensões e a manipulação e exportação de dados de SIGs.
(Ufms 2006) Um carro move-se com velocidade constante de 60 km/h. Começa a chover e o motorista observa que as gotas de água da chuva caem formando um ângulo de 30° com a vertical. Considerando que, em relação à Terra, as gotas caem verticalmente, qual a velocidade em que as gotas de água caem em relação ao carro?
Ver questão
(Ufms 2008) Seja um rio sem curvas e de escoamento sereno sem turbulências, de largura constante igual a L. Considere o escoamento representado por vetores velocidades paralelos às margens e que cresce uniformemente com a distância da margem, atingindo o valor máximo vmáx no meio do rio. A partir daí a velocidade de escoamento diminui uniformemente atingindo o valor nulo nas margens. Isso acontece porque o atrito de escoamento é mais intenso próximo às margens. Um pescador, na tentativa de atravessar esse rio, parte da margem inferior no ponto O com um barco direcionado perpendicularmente às margens e com velocidade constante em relação à água, e igual a u. As linhas pontilhadas, nas figuras, representam possíveis trajetórias descritas pelo barco ao atravessar o rio saindo do ponto O e chegando ao ponto P na margem superior. Com fundamentos nos conceitos da cinemática, assinale a alternativa CORRETA.
Ver questão
(UFMS)
Numa aula prática de cinética química, um grupo de alunos estudou, nas mesmas condições de temperatura, concentração e pressão, a decomposição do peróxido de hidrogênio, a partir das situações I e II, abaixo descritas:
Situação I: Na presença de íons Fe2+(aq), em meio ácido, em duas etapas:
1ª etapa: H2O2(aq) + 2 Fe2+(aq) + 2 H+(aq) 2 Fe3+(aq) + 2 H2O()
2ª etapa: 2 Fe3+(aq) + H2O2(aq) 2 Fe2+(aq) + O2(g) + 2 H+(aq)
Situação II: Na ausência de íons Fe2+(aq), em meio ácido, em uma única etapa:
2 H2O2(aq) 2 H2O() + O2(g)
A partir da experiência acima descrita, é correto afirmar que:
(01) a velocidade da decomposição do H2O2(aq), em I e II, é a mesma.
(02) os íons Fe2+ se oxidam na 1ª etapa de I, sendo, portanto, oxidantes.
(04) na ausência de íons Fe2+, a decomposição do H2O2(aq) é mais lenta.
(08) na 2ª etapa de I, os íons Fe3+ são oxidantes.
(16) as etapas de I são mais rápidas que a etapa de II.
(32) em I, os íons Fe2+ não são consumidos nas reações.
As afirmativas corretas são:
Ver questão