(ENEM PPL - 2020)
Of the 7.2 Billion People on Earth, 2015. Disponível em: www.washingtonpost.com. Acesso em: 18 ago. 2017.
Considerando a relação entre o número de habitantes e de línguas faladas no mundo, os dados trazidos pelo infográfico revelam uma
hierarquização das línguas pela localização dos países.
ampliação da quantidade de falantes bilíngues no mundo.
preferência pelo estudo de línguas mais conhecidas.
expansão do ensino de mandarim como segunda língua.
concentração de falantes em um conjunto limitado de línguas.
Gabarito:
concentração de falantes em um conjunto limitado de línguas.
a) INCORRETA, uma vez que não há uma hierarquização das línguas por nenhum critério, apenas são demonstrados os números de falantes. O gráfico sequer menciona os países que essas línguas são faladas, já que várias delas são faladas em mais de um país.
b) INCORRETA, pois o gráfico não menciona o número de pessoas bilíngues, isso vai além do que é apresentado no texto. A única coisa que podemos concluir é que um terço das pessoas da terra não falam uma dessas 12 línguas como sua língua materna.
c) INCORRETA, considerando que o gráfico não fala sobre o ensino ou estudo de línguas, o que é tratado é sobre as línguas mais faladas no mundo.
d) INCORRETA, dado que o ensino do mandarim não é mencionado no gráfico, há apenas a informação de que dentro de "chinese" estão inclusos todos os dialetos.
e) CORRETA, uma vez que na parte de cima do gráfico está sendo dito que "Of the 7,2 billion people on Earth... .... nearly two-thirds speak one of these 12 languages as their native language." (Das 7,2 bilhões de pessoas na Terra... ... aproximadamente dois terços fala uma dessas 12 línguas como sua língua nativa.). Isso indica que a maior parte das pessoas fala uma das 12 línguas indicadas abaixo, então há uma concentração linguística, pois existem milhares de línguas no mundo.
(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!
O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva
(ENEM PPL - 2010)
Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.
Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).
Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se
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(ENEM PPL - 2010)
AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.
O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a
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