(ENEM PPL - 2020)
Cientistas do país estudam interação entre a Antártica e a Amazônia.
É difícil imaginar que a Antártica possa interferir no clima de um país tropical como o Brasil, mas a verdade é que o continente gelado influencia e é influenciado especialmente pelo que acontece na América do Sul, inclusive na Amazônia, causando secas na região e recebendo a poluição gerada ali.
Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 8 dez. 2017 (adaptado).
As interações citadas são efeito de um processo atmosférico marcado por
equidade entre índices de refletividade superficial.
bloqueios de elevadas barreiras orográficas.
preponderância de correntes marinhas frias
fluxos entre faixas de latitudes distintas.
alternância da pressão do ar equatorial.
Gabarito:
fluxos entre faixas de latitudes distintas.
a) Incorreta, pois, não há equidade entre índices de refletividade superficial, já que a Antártica possui uma superfície coberta de gelo e neve, que refletem mais luz solar, a qual a alternativa se refere, em comparação a outras regiões do mundo sem esse tipo de superfície, como é o caso da Amazônia.
b) Incorreta, pois, não há bloqueio orográfico entre a Amazônia e a Antártica, já que a única grande cadeia de montanhas nessa região são os Andes, que possuem sua extensão no sentido latitudinal, assim, não consegue bloquear o movimento das massas de ar entre essas duas regiões.
c) Incorreta, pois, na região da Amazônia, que está na parcela equatorial de nosso planeta, há, no oceano mais próximo, o Atlântico, majoritariamente correntes de águas quentes, nessa região, devido à maior temperatura da região.
d) Correta, pois, o fluxo de massas de ar no sentido latitudinal é, justamente, o que gera essa relação entre o clima da Amazônia e da Antártica.
e) Incorreta, pois, a pressão do ar na região equatorial é estável, já que a região é sempre quente, logo, majoritariamente terá uma baixa pressão atmosférica.
(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!
O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva
(ENEM PPL - 2010)
Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.
Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).
Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se
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(ENEM PPL - 2010)
AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.
O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a
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