Questão 65913

(ENEM PPL - 2020)

O termo “atenuação natural” é usado para descrever a remediação passiva do solo e envolve a ocorrência de diversos processos de origem natural. Alguns desses processos destroem fisicamente os contaminantes, outros transferem os contaminantes de um local para outro ou os retêm. Considere cinco propostas em estudo para descontaminar um solo, todas caracterizadas como “atenuação natural”.

Qual dessas propostas apresenta a vantagem de destruir os contaminantes de interesse?

A

I.

B

II.

C

III.

D

IV.

E

V

Gabarito:

V



Resolução:

a) Incorreta. Diluição consiste em tornar um meio menos concentrado em determinada substância, no caso, contaminantes de solo, mediante aumento da quantidade de solvente. Na diluição, a concentração da substância é diluída/espalhada na quantidade de solvente, não havendo destruição das substâncias. 

b) Incorreta. Adsorção consiste na adesão de moléculas ou substâncias, no caso, contaminantes de solo, à superfície de partículas sólidas. A adsorção é influenciada por fatores físico-químicos que provocam a adesão na superfície de partículas sólidas, não havendo destruição das substâncias.

c) Incorreta. A dispersão é o fenômeno em que substâncias ou moléculas (disperso), no caso, contaminantes de solo, se espalham por todo o volume de uma outra substância (dispersante). Não há destruição das substâncias. 

d) Incorreta. Volatilização é o processo de passagem de moléculas ou substâncias de estado líquido para estado gasoso, que então se espalha pela atmosfera. Não há destruição das substâncias. 

e) Correta. Biodegradação é um processo mediado por microorganismos decompositores que quebram as moléculas/substâncias, no caso, os contaminantes de solo, e podem utilizar os produtos dessas quebrar como substratos metabólicos. Há a destruição das substâncias ou moléculas originais, formando outros produtos. 



Questão 1828

(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!

O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.


A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva

Ver questão

Questão 1831

(ENEM PPL - 2010) 

Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.

Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).

Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se 

Ver questão

Questão 2707

 (ENEM PPL - 2010)

AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.

O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a 

Ver questão

Questão 3051

(Enem PPL 2015)

Ver questão