(Enem PPL - 2020)
Para aumentar a arrecadação de seu restaurante que cobra por quilograma, o proprietário contratou um cantor e passou a cobrar dos clientes um valor fixo de couvert artístico, além do valor da comida. Depois, analisando as planilhas do restaurante, verificou-se em um dia que 30 clientes consumiram um total de 10 kg de comida em um período de 1 hora, sendo que dois desses clientes pagaram R$ 50,00 e R$ 34,00 e consumiram 500 g e 300 g, respectivamente.
Qual foi a arrecadação obtida pelo restaurante nesse período de 1 hora, em real?
800,00.
810,00.
820,00.
1 100,00.
2 700,00.
Gabarito:
1 100,00.
A receita em R$ obtida com cada cliente pode ser representada por uma função R(x), onde:
x é a quantidade de quilos de comida consumida por um cliente;
C é o preço do couvert artístico que será pago por cada cliente;
P é o preço de um quilo de comida;
R(x) = C + P.x
Não sabemos os valores de C e P, entretanto, é possível calculá-los, pois temos a seguinte informação do enunciado: "sendo que dois desses clientes pagaram R$ 50,00 e R$ 34,00 e consumiram 500 g e 300 g, respectivamente."
Veja que 500 g = 0,5 Kg e que 300 g = 0,3 Kg.
R (0,5) = C + 0,5P = 50 (I)
R (0,3) = C + 0,3P = 34 (II)
Vamos isolar C em (I) e depois aplicar em (II)
C = 50 - 0,5P
Aplicando em (II).
50 - 0,5P + 0,3P = 34
-0,2P = -16
P = 16/0,2
P = 80 (o restaurante cobra R$ 80,00 por kilo de comida vendida)
Agora, vamos obter o valor do couvert (C).
C = 50 - 0,5 P = 50 - 0,5 . 80
C = 50 - 40
C = 10 (o restaurante cobra R$ 10,00 por cliente devido ao couvert artístico)
Agora, basta calcular o comando final da questão. Do enunciado: "verificou-se em um dia que 30 clientes consumiram um total de 10 kg de comida em um período de 1 hora ....... Qual foi a arrecadação obtida pelo restaurante nesse período de 1 hora, em real? "
Couvert | 30 x R$ 10,00 = R$ 300,00 |
Alimentação | 10 x R$ 80,00 = R$ 800,00 |
Total = R$ 1.100,00 |
Alternativa correta é a letra d).
(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!
O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva
(ENEM PPL - 2010)
Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.
Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).
Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se
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(ENEM PPL - 2010)
AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.
O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a
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