(UFJF - 2021) Dados dois conjuntos, X e Y, usamos o símbolo X-Y para indicar os elementos de X que não estão em Y. Ao saber disso, um agente especial descobriu o mês de nascimento de um espião. Ele usou as seguintes informações:
I. Os meses do ano seguem a ordem em que aparecem no calendário gregoriano e estão listados no conjunto M={1, 2, …, 11, 12};
II. A é o conjunto dos meses ímpares de M;
III. B é formado pelos meses que deixam resto 1 na divisão por 5;
IV. C=(AUB)-(A∩B).
A última e decisiva pista encontrada: “o espião nasceu em um mês par de C”. Qual foi o mês descoberto?
Dezembro
Outubro
Agosto
Junho
Fevereiro
Gabarito:
Junho
Se A é o conjunto dos meses ímpares de M:
A = {1, 3, 5, 7, 9, 11}
B é formado pelos meses que deixam resto 1 na divisão por 5:
B = {1, 6, 11}
Assim, podemos resolver o último passo:
O único mês par em C é 6, ou seja, o espião nasceu em junho.
(Ufjf 2003) Com os versos "Cantando espalharei por toda a parte, / Se a tanto me ajudar o engenho e a arte.", Camões explica que o propósito de "Os Lusíadas" é divulgar os feitos portugueses. Sobre esse poema épico, só é INCORRETO afirmar que:
Ver questão
(Ufjf 2007) A figura a seguir mostra um sistema de duas partículas puntiformes A e B em repouso, com cargas elétricas iguais a Q, separadas por uma distância r. Sendo K, a constante eletrostática, pode-se afirmar que o módulo da variação da energia potencial da partícula B na presença da partícula A, quando sua distância é modificada para 2r, é:
Ver questão
(Ufjf 2007) A figura a seguir representa a planificação de um poliedro convexo.
O número de vértices deste poliedro é:
Ver questão(Ufjf 2012) Uma peça de ornamentação confeccionada com vidro possui a forma de um prisma regular reto, cuja base é um triângulo equilátero. Em seu interior, há uma esfera representando o globo terrestre, que tangencia cada face do prisma. Sabendo que o raio da esfera é r, qual é o volume do prisma?
Ver questão