Questão 66608

(EsPCEx - 2021)

Leia o poema de Charles Baudelaire a seguir.

Correspondências
A Natureza é um templo onde vivos pilares
Deixam sair às vezes palavras confusas:
Por florestas de símbolos, lá o homem cruza
Observado por olhos ali familiares.

Tal longos ecos longe onde lá se confundem, 
Dentro de tenebrosa e profunda unidade, 
Imenso como a noite e como a claridade,
Os perfumes, as cores e os sons se transfundem.

Perfumes de frescor tal a carne de infantes,
Doces como o oboé, verdes igual ao prado,
- Mais outros, corrompidos, ricos, triunfantes,

Possuindo a expansão de um algo inacabado,
Tal como o âmbar, almiscar, benjoim e incenso,
Que cantamm o enlevar dos sentidos e o senso. 

Das características do Simbolismo descritas abaixo, assinale a que mais está presente no poema

A

A expressão de campos sensorais por meio da sinestesia. 

B

O conflito constante entre matéria e espírito. 

C

A transcedência espiritual por meio da morte.

D

A expressão verbal carregada de aliterações.

E

A angústia e a sublimação sexual que visa ao sagrado. 

Gabarito:

A expressão de campos sensorais por meio da sinestesia. 



Resolução:

[A]

O poema de Baudelaire faz uso abundante de sinestesias, isto é, combinações entre os sentidos físicos (visão, olfato, tato…) para representar realidades sensoriais. Isso se torna mais evidente nos versos finais do poema: 

“Os perfumes, as cores e os sons se transfundem.

Perfumes de frescor tal a carne de infantes,
Doces como o oboé, verdes igual ao prado,
– Mais outros, corrompidos, ricos, triunfantes,

Possuindo a expansão de algo inacabado,
Tal como o âmbar, almíscar, benjoim e incenso,
Que cantam o enlevar dos sentidos e o senso.”

Há uma mistura total entre “perfumes” (olfato), “cores” (visão) e “sons” (audição), que vai se desdobrando. O som do oboé é doce, e o perfume tem sabor (doce) e cor (verde), elementos como âmbar, almíscar, benjoim e incenso (ligados ao sabor e ao perfume) “cantam” a elevação dos sentidos. É uma característica muito marcante dos simbolistas, fortemente explorada pelo poeta francês. 

Sobre as demais afirmativas

b) INCORRETA. É possível identificar algo da dualidade matéria x espírito, mas esse não é o tom dominante no poema — a intenção do eu lírico é descrever sua percepção da natureza a partir de estados físicos e anímicos; 

c) INCORRETA. O poema não trata da morte como forma de transcendência, e sim da percepção do mundo natural a partir de "correspondências" sensoriais e espirituais; 

d) INCORRETA. Não há aliterações (repetição de sons consonantais) recorrentes no poema, ainda que isso marque a estética simbolista em outros poemas; 

e) INCORRETA. Não há elementos suficientes para perceber uma "sublimação sexual" em busca do "sagrado". Esses elementos não são colocados em questão. 



Questão 1793

(Espcex (Aman) 2016)

Leia o trecho do romance São Bernardo e dê o que se pede.
“(...)
O que estou é velho. Cinquenta anos pelo S. Pedro. Cinquenta anos perdidos, cinquenta anos gastos sem objetivo, a maltratar-me e a maltratar os outros. O resultado é que endureci, calejei, e não é um arranhão que penetra esta casca espessa e vem ferir cá dentro a sensibilidade embotada.
(...)
Cinquenta anos! Quantas horas inúteis! Consumir-se uma pessoa a vida inteira sem saber para quê! Comer e dormir como um porco! Levantar-se cedo todas as manhãs e sair correndo, procurando comida! E depois guardar comida para os filhos, para os netos, para muitas gerações. Que estupidez! Que porcaria! Não é bom vir o diabo e levar tudo?
(...)
Penso em Madalena com insistência. Se fosse possível recomeçarmos... Para que enganar-me? Se fosse possível recomeçarmos, aconteceria exatamente o que aconteceu. Não consigo modificar-me, é o que mais me aflige.
(...)
Foi este modo de vida que me inutilizou. Sou um aleijado. Devo ter um coração miúdo, lacunas no cérebro, nervos diferentes dos nervos dos outros homens. E um nariz enorme, uma boca enorme, dedos enormes.
(...)”

Quanto ao trecho lido, é correto afirmar que:

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Questão 1822

(EsPCEx - 2011)

Quando a intenção do emissor está voltada para a própria mensagem, quer na seleção e combinação das palavras, quer na estrutura da mensagem, com as mensagens carregadas de significados, temos a função de linguagem denominada

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Questão 2232

(EsPCEx - 2012) 

Leia a estrofe que segue e assinale a alternativa correta, quanto às suas características.

“Visões, salmos e cânticos serenos
Surdinas de órgãos flébeis, soluçantes...
Dormências de volúpicos venenos 
Sutis e suaves, mórbidos, radiantes...”

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Questão 2252

(EsPCEx - 2013)

Assinale a única alternativa que contém a figura de linguagem presente no trecho destacado:

" As armas e os barões assinalados,
Que da ocidental praia lusitana,
Por mares nunca dantes navegados,
Passaram ainda além da Taprobana"

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