(EsPCEx - 2021)
"Eu bem sei que, para titilar-lhe os nervos da fantasia, devia padecer um grande desespero, derramar algumas lágrimas, e não almoçar (...). A realidade é que eu almocei, como os demais dias."
Nesse trecho de Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis dirige-se ao leitor e informa como a história deveria ser contada, mas prefere dizer a verdade. Com isso, o autor faz uma crítica ao seguinte estilo de época da literatura:
Realismo, por imprimir uma realidade distorcida apenas para agradar o leitor.
Simbolismo, por recorrer à "fantasia" e apresentar um conflito falso entre matéria e espírito.
Barroco, por apresentar uma linguagem rebuscada e usar figura de linguagem em "titilar-lhe os nervos da fantasia".
Naturalismo, por apresentar a necessidade animalesca do homem diante de uma forma irônica.
Romantismo, por insinuar que os românticos simulariam padecimentos em vez de contar a verdade.
Gabarito:
Romantismo, por insinuar que os românticos simulariam padecimentos em vez de contar a verdade.
[E]
Nesse excerto de Memórias Póstumas de Brás Cubas, o narrador machadiano ironiza os procedimentos literários românticos. Ele dá a entender que as expectativas do leitor do século XIX já estão conformadas com o exagero do Romantismo: a desilusão gera profundo desespero, sofrimento físico, angústia completa. A prosa realista, por outro lado, se preocupa mais com o retrato do real — mostrando que a verdade pode ser menos exuberante e intensa do que haviam escrito os romancistas que a antecederam.
Sobre as demais afirmativas:
a) INCORRETA, pois Machado faz justamente o oposto — não distorce a realidade, mesmo que isso desagrade o leitor. Ele pertence ao Realismo e, com isso, não seria coerente pensar que ironiza a sua própria escrita;
b) INCORRETA, pois o excerto não apela para a "fantasia", e não contrapõe questões ligadas ao conflito matéria x espírito. O Simbolismo não é ironizado;
c) INCORRETA, a linguagem machadiana não é rebuscada, e isso não constituiria uma crítica ao Barroco. Tal estilo de época, apesar de exagerado, não é criticado nesse trecho (até porque não constitui o horizonte de leitura do leitor do século XIX);
d) INCORRETA, pois Machado não apresenta o lado animalesco do narrador, e não faz uma critica à estética e aos pressupostos do naturalismo.
(Espcex (Aman) 2016)
Leia o trecho do romance São Bernardo e dê o que se pede.
“(...)
O que estou é velho. Cinquenta anos pelo S. Pedro. Cinquenta anos perdidos, cinquenta anos gastos sem objetivo, a maltratar-me e a maltratar os outros. O resultado é que endureci, calejei, e não é um arranhão que penetra esta casca espessa e vem ferir cá dentro a sensibilidade embotada.
(...)
Cinquenta anos! Quantas horas inúteis! Consumir-se uma pessoa a vida inteira sem saber para quê! Comer e dormir como um porco! Levantar-se cedo todas as manhãs e sair correndo, procurando comida! E depois guardar comida para os filhos, para os netos, para muitas gerações. Que estupidez! Que porcaria! Não é bom vir o diabo e levar tudo?
(...)
Penso em Madalena com insistência. Se fosse possível recomeçarmos... Para que enganar-me? Se fosse possível recomeçarmos, aconteceria exatamente o que aconteceu. Não consigo modificar-me, é o que mais me aflige.
(...)
Foi este modo de vida que me inutilizou. Sou um aleijado. Devo ter um coração miúdo, lacunas no cérebro, nervos diferentes dos nervos dos outros homens. E um nariz enorme, uma boca enorme, dedos enormes.
(...)”
Quanto ao trecho lido, é correto afirmar que:
Ver questão
(EsPCEx - 2011)
Quando a intenção do emissor está voltada para a própria mensagem, quer na seleção e combinação das palavras, quer na estrutura da mensagem, com as mensagens carregadas de significados, temos a função de linguagem denominada
Ver questão
(EsPCEx - 2012)
Leia a estrofe que segue e assinale a alternativa correta, quanto às suas características.
“Visões, salmos e cânticos serenos
Surdinas de órgãos flébeis, soluçantes...
Dormências de volúpicos venenos
Sutis e suaves, mórbidos, radiantes...”
(EsPCEx - 2013)
Assinale a única alternativa que contém a figura de linguagem presente no trecho destacado:
" As armas e os barões assinalados,
Que da ocidental praia lusitana,
Por mares nunca dantes navegados,
Passaram ainda além da Taprobana"