(EsPCEx - 2021)
Qual alternativa apresenta uma associação correta?
Barroco / Iluminismo
Arcadismo / Contrarreforma
Romantismo / Revolução Industrial
Barroco / Belle Époque
Arcadismo / Positivismo
Gabarito:
Romantismo / Revolução Industrial
a) INCORRETA: o Barroco é um movimento que se dá no contexto da Contrarreforma (séc. XVI - XVII), em que havia uma profunda crise entre os dogmas da Igreja Católica e as novas vertentes protestantes que emergiam na europa. O Iluminismo, por sua vez, desponta já no século XVIII, como síntese das transformações ocorridas a partir do passado e direção para o pensamento ocidental futuro.
b) INCORRETA: o Arcadismo se situa no contexto iluminista (séc. XVIII), em que ideias revolucionárias e ancoradas no racionalismo clássico chegavam às letras ao redor do mundo. A contrarreforma era um assunto superado e distante das poéticas desses autores.
c) CORRETA: o Romantismo emerge paralelamente à modernidade, cujo símbolo econômico é a “Revolução Industrial”. Com o crescimento das cidades e o amadurecimento da burguesia, passa a ser necessário um estilo que capture a essência dos novos tempos, com necessidade de autodefinição nacional, conflitos de ordem social e subjetiva — todos esses temas explorados na literatura romântica.
d) INCORRETA: A Belle Époque se dá muito tempo depois da literatura Barroca. Trata-se de um momento de otimismo na Europa entre-guerras (séc. XIX-XX), com valores bem distantes daqueles vivenciados pelos barrocos nos séculos XVI-XVII.
e) INCORRETA: O Positivismo é uma vertente de pensamento que tem início com o século XIX e se espraia até o XX. Ainda que os ideais racionalizantes e cientificistas de Comte tenham a ver com alguns dos pressupostos ideológicos dos árcades, são momentos distintos na história, sendo o Arcadismo um movimento prévio (ainda no XVIII).
(Espcex (Aman) 2016)
Leia o trecho do romance São Bernardo e dê o que se pede.
“(...)
O que estou é velho. Cinquenta anos pelo S. Pedro. Cinquenta anos perdidos, cinquenta anos gastos sem objetivo, a maltratar-me e a maltratar os outros. O resultado é que endureci, calejei, e não é um arranhão que penetra esta casca espessa e vem ferir cá dentro a sensibilidade embotada.
(...)
Cinquenta anos! Quantas horas inúteis! Consumir-se uma pessoa a vida inteira sem saber para quê! Comer e dormir como um porco! Levantar-se cedo todas as manhãs e sair correndo, procurando comida! E depois guardar comida para os filhos, para os netos, para muitas gerações. Que estupidez! Que porcaria! Não é bom vir o diabo e levar tudo?
(...)
Penso em Madalena com insistência. Se fosse possível recomeçarmos... Para que enganar-me? Se fosse possível recomeçarmos, aconteceria exatamente o que aconteceu. Não consigo modificar-me, é o que mais me aflige.
(...)
Foi este modo de vida que me inutilizou. Sou um aleijado. Devo ter um coração miúdo, lacunas no cérebro, nervos diferentes dos nervos dos outros homens. E um nariz enorme, uma boca enorme, dedos enormes.
(...)”
Quanto ao trecho lido, é correto afirmar que:
Ver questão
(EsPCEx - 2011)
Quando a intenção do emissor está voltada para a própria mensagem, quer na seleção e combinação das palavras, quer na estrutura da mensagem, com as mensagens carregadas de significados, temos a função de linguagem denominada
Ver questão
(EsPCEx - 2012)
Leia a estrofe que segue e assinale a alternativa correta, quanto às suas características.
“Visões, salmos e cânticos serenos
Surdinas de órgãos flébeis, soluçantes...
Dormências de volúpicos venenos
Sutis e suaves, mórbidos, radiantes...”
(EsPCEx - 2013)
Assinale a única alternativa que contém a figura de linguagem presente no trecho destacado:
" As armas e os barões assinalados,
Que da ocidental praia lusitana,
Por mares nunca dantes navegados,
Passaram ainda além da Taprobana"