(EsPCEx - 2021) Brasil e México são dois países de destaque no cenário latino-americano, apresentando semelhanças quanto à formação histórica e socioeconômica. Sobre suas semelhanças no campo econômico, analise as afirmativas a seguir:
I - Na década de 1990, Brasil e México passaram a integrar blocos econômicos regionais, que tinham objetivos bem limitados, tendo-se restringido, em ambos os casos, a zonas de livre-comércio.
II - Os dois países são considerados global traders, ou seja, possuem uma grande variedade de parceiros comerciais, apesar do protagonismo ocupado pela China como principal destino de suas exportações.
III - Em ambos os países, o processo de industrialização pós-Segunda Guerra Mundial teve por base o tripé: capital estatal, investimento nacional e investimento estrangeiro.
IV - Após a década de 1980, marcada pela crise da dívida externa e elevada inflação, ambos os países iniciaram, nos anos de 1990, processos de estabilização econômica e de abertura a produtos e capitais estrangeiros.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listas acima.
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Gabarito:
III e IV.
I - Incorreta: O Mercosul (Bloco regional o qual o Brasil faz parte) não se caracteriza como uma Zona de Livre Comércio plena e sim uma União Aduaneira.
II - Incorreta: O destino de mais de 80% das exportações do México são os EUA, e não a China como é o caso de grande parte das Exportações brasileiras.
III - Correta: A industrialização de ambos os países tem como característica ser tardia e ser iniciada com as indústrias de base estatais, a integração e desenvolvimento do território nacional incentivo à criação e estabelecimento de indústrias nacionais e por fim o incentivo às indústrias de tecnologia estrangeiras (trans e multinacionais)
IV - Correta: A Crise da Dívida Externa foi resultado de anos de corrupção e má gestão no Brasil e levou o México a pedir moratória. Essa crise contribui para a queda do regime militar e abertura para as indústrias estrangeiras para lidar com as dívidas externas e incentivar a rotação de capital no país
(Espcex (Aman) 2016)
Leia o trecho do romance São Bernardo e dê o que se pede.
“(...)
O que estou é velho. Cinquenta anos pelo S. Pedro. Cinquenta anos perdidos, cinquenta anos gastos sem objetivo, a maltratar-me e a maltratar os outros. O resultado é que endureci, calejei, e não é um arranhão que penetra esta casca espessa e vem ferir cá dentro a sensibilidade embotada.
(...)
Cinquenta anos! Quantas horas inúteis! Consumir-se uma pessoa a vida inteira sem saber para quê! Comer e dormir como um porco! Levantar-se cedo todas as manhãs e sair correndo, procurando comida! E depois guardar comida para os filhos, para os netos, para muitas gerações. Que estupidez! Que porcaria! Não é bom vir o diabo e levar tudo?
(...)
Penso em Madalena com insistência. Se fosse possível recomeçarmos... Para que enganar-me? Se fosse possível recomeçarmos, aconteceria exatamente o que aconteceu. Não consigo modificar-me, é o que mais me aflige.
(...)
Foi este modo de vida que me inutilizou. Sou um aleijado. Devo ter um coração miúdo, lacunas no cérebro, nervos diferentes dos nervos dos outros homens. E um nariz enorme, uma boca enorme, dedos enormes.
(...)”
Quanto ao trecho lido, é correto afirmar que:
Ver questão
(EsPCEx - 2011)
Quando a intenção do emissor está voltada para a própria mensagem, quer na seleção e combinação das palavras, quer na estrutura da mensagem, com as mensagens carregadas de significados, temos a função de linguagem denominada
Ver questão
(EsPCEx - 2012)
Leia a estrofe que segue e assinale a alternativa correta, quanto às suas características.
“Visões, salmos e cânticos serenos
Surdinas de órgãos flébeis, soluçantes...
Dormências de volúpicos venenos
Sutis e suaves, mórbidos, radiantes...”
(EsPCEx - 2013)
Assinale a única alternativa que contém a figura de linguagem presente no trecho destacado:
" As armas e os barões assinalados,
Que da ocidental praia lusitana,
Por mares nunca dantes navegados,
Passaram ainda além da Taprobana"