Questão 66983

(IME - 2021/2022)

Uma fonte sonora A, que emite um som de frequência constante, e um observador B estão próximos um do outro e movem-se lentamente de acordo com as equações temporais no Plano XY mostradas abaixo:

X_A = cos(t) + log (1+t)

Y_A =2t +3

X_B= log (1+t) - sen(t)

Y_B =2t -1

Considerando que a fonte sonora emita um som de frequência constante, a frequência percebida pelo observador, dentre as opções, é desprovida de efeito Doppler quando o instante t for:

A

0

B

pi/6

C

pi/2

D

3pi/4

E

pi

Gabarito:

3pi/4



Resolução:

Para que não haja efeito Doppler , a velocidade relativa entre A e B deve ser zero, dessa forma vamos achar primeiramente as velocidades de cada, derivando as expressões das posições, pois a derivada da posição em relação ao tempo é igual à velocidade. Dessa forma temos:

frac{d(Xa)}{dt}=V_{Xa} = -sen(t) + frac{1}{1+t}

frac{d(Ya)}{dt} = V_{Ya}=2

frac{d(Xb)}{dt}=frac{1}{1+t} - cos(t)

frac{d(Yb)}{dt}= 2

Agora basta igualar um ao outro e ver em qual caso as duas velocidades serão iguais, perceba que  a velocidade de A e B são constantes no eixo Y, então vamos analisar somente no eixo X.

-sen(t) + frac{1}{1+t}=frac{1}{1+t}-cos(t)Rightarrow -sen(t) = -cos(t)

t=frac{k pi}{4} onde k =(1,2,3...).



Questão 992

(IME 2007) 

O gráfico acima apresenta a velocidade de um objeto em função do tempo. A aceleração média do objeto no intervalo de tempo de 0 a 4t é:   

Ver questão

Questão 993

(IME 2007) Um cubo de material homogêneo, de lado L = 0,4 m e massa M = 40 kg, está preso  à extremidade superior de uma mola, cuja outra extremidade está fixada no fundo de um recipiente vazio. O peso do cubo provoca na mola uma deformação de 20 cm. Coloca-se água no recipiente até que o cubo fique com a metade de seu volume submerso. Se a massa específica da água é , a deformação da mola passa a ser: 

Ver questão

Questão 994

(IME 2007)  Uma nave em órbita circular em torno da Terra usa seus motores para assumir uma nova órbita circular a uma distância menor da superfície do planeta. Considerando desprezível a variação da massa do foguete, na nova órbita: 

Ver questão

Questão 995

(IME 2007) Um gás ideal sofre uma expansão isotérmica, seguida de uma compressão adiabática. A variação total da energia interna do gás poderá ser nula se, dentre as opções abaixo, a transformação seguinte for uma:

Ver questão