(IME - 2021/2022)
fonte: https://pages.mtu.edu/~suits/SpeedofSoundOther.html
A tabela mostra a velocidade do som, a 20°C e 1 atm, em seis gases diferentes. Quando um tubo aberto em uma das extremidades é enchido com oxigênio, a frequência do primeiro harmônico do som produzido pelo tubo é de 163Hz. Quando o oxigênio é substituído por um dos cinco gases restantes, a frequência do quinto harmônico do som produzido pelo tubo é 2517,5 Hz. Isso significa que o gás escolhido para o segundo experimento foi o:
argônio
criptônio
hélio
hidrogênio
xenônio
Gabarito:
hélio
Sejam dados no problema T= 20º C e P = 1 atm para todos os gases. Na primeira situação, em um tubo aberto em uma das extremidades, o primeiro harmônico
gera uma frequência de f(1) = 163 Hz. Sabendo que em um dado tubo, a equação do primeiro harmônico é e o tubo estava inicialmente com oxigênio ( v = 326 m/s),
entao:
e ainda, como o tubo é aberto em apenas um dos lados, o comprimento do tubo é múltiplo do quarto do comprimento de onda, logo:
Na segunda situação, a frequência do quinto harmônico f(5) = 2517,5 Hz, então:
Da equação fundamental da ondulatória:
Portanto, pela tabela, o gás escolhido é o HÉLIO.
(IME 2007)
O gráfico acima apresenta a velocidade de um objeto em função do tempo. A aceleração média do objeto no intervalo de tempo de 0 a 4t é:
Ver questão(IME 2007) Um cubo de material homogêneo, de lado L = 0,4 m e massa M = 40 kg, está preso à extremidade superior de uma mola, cuja outra extremidade está fixada no fundo de um recipiente vazio. O peso do cubo provoca na mola uma deformação de 20 cm. Coloca-se água no recipiente até que o cubo fique com a metade de seu volume submerso. Se a massa específica da água é , a deformação da mola passa a ser:
Ver questão(IME 2007) Uma nave em órbita circular em torno da Terra usa seus motores para assumir uma nova órbita circular a uma distância menor da superfície do planeta. Considerando desprezível a variação da massa do foguete, na nova órbita:
Ver questão(IME 2007) Um gás ideal sofre uma expansão isotérmica, seguida de uma compressão adiabática. A variação total da energia interna do gás poderá ser nula se, dentre as opções abaixo, a transformação seguinte for uma:
Ver questão