Questão 66999

(IME - 2021/2022)

Um bloco cúbico homogênio de aresta L parte do repouso em uma rampa de altura h. O bloco desliza sem atrito até que seu vértice P alcance a coordenada x = 0 em uma suprefície plana. 

Sabendo que o coeficiente de atrito cinético é mu para x geq 0, a coordenada x_p do vértice P em que o bloco estaciona, considerando que x_p geq L, é:

A

frac {h}{mu } + frac L2

B

frac {h}{mu}- frac L2

C

sqrt {frac {hL}{mu}} + frac L2

D

sqrt {frac {2hL}{mu}}

E

frac h mu

Gabarito:

frac {h}{mu } + frac L2



Resolução:

Por conservação da energia mecânica, nos pontos inicial (com altura igual a h) e final (com altura igual a 0 e x = 0):

 

	ext{Energia mecanica inicial = Energia mecanica final:}\ E_{c;inicial}+E_{pot;inicial}=E_{c;final}+E_{pot;final}\frac{mV_i^2}{2}+mgh_i=frac{mV_f^2}{2}+mgh_f\

frac{mcdot0^2}{2}+mgh=frac{mV_f^2}{2}+mgcdot0\mgh=frac{mV_f^2}{2}\	herefore underline{V_f=sqrt{2gh}}

 

Com isso, teremos que a energia mecânica no ponto x = 0 é igual a E = frac{mcdot(sqrt{2gh})^2}2 = mgh

 

Como o bloco irá parar na coordenada x = xP, isso significa que, nesse ponto, toda a sua energia mecânica terá sido dissipada (ou seja, o módulo do trabalho exercido pela força de atrito será igual ao módulo da energia mecânica no ponto x = 0). Dessa forma, devemos dividir esse fenômeno em duas partes: quando o bloco não está inteiramente dentro da superfície rugosa e quando o bloco se encontra totalmente sobre ela:


Quando não está totalmente sobre a superfície rugosa (x entre 0 e L):

Força de atrito cresce linearmente com a sua aresta que está na superfície:left.egin{matrix} Fat=frac{mgmucdot x}{L}\W_{at}overset{N}= acute Areaend{matrix}
ight}egin{matrix} W_{at}=frac{Fatcdot L}2=frac{mgcdot x}{2}\Para;x=L:\underline{W_{at}=frac{mgL}2} end{matrix}

left.egin{matrix} 	ext{Energia mecanica:};E=mgh\	ext{Trabalho da forca de atrito (para o bloco totalmente sobre a superficie rugosa):};W_{at}=F_{at}cdot dcdotcos	heta=mgmucdot(x_P-L)cdot1\W_{at;Total}=mgmu(x_P-L)+frac{mgmu L}{2}=mgmu(x_P-frac L2) end{matrix}
ight}{egin{matrix} E-W_{at;Total}=0\mgh-mgmu(x_P-frac L2)=0\
ot m
ot gcdot mu (x_P-frac L2) =
ot m
ot gh\x_P-frac L2=frac hmu\	herefore {oxed{mathbf{x_P=frac hmu+frac L2}}} end{matrix}}



Questão 992

(IME 2007) 

O gráfico acima apresenta a velocidade de um objeto em função do tempo. A aceleração média do objeto no intervalo de tempo de 0 a 4t é:   

Ver questão

Questão 993

(IME 2007) Um cubo de material homogêneo, de lado L = 0,4 m e massa M = 40 kg, está preso  à extremidade superior de uma mola, cuja outra extremidade está fixada no fundo de um recipiente vazio. O peso do cubo provoca na mola uma deformação de 20 cm. Coloca-se água no recipiente até que o cubo fique com a metade de seu volume submerso. Se a massa específica da água é , a deformação da mola passa a ser: 

Ver questão

Questão 994

(IME 2007)  Uma nave em órbita circular em torno da Terra usa seus motores para assumir uma nova órbita circular a uma distância menor da superfície do planeta. Considerando desprezível a variação da massa do foguete, na nova órbita: 

Ver questão

Questão 995

(IME 2007) Um gás ideal sofre uma expansão isotérmica, seguida de uma compressão adiabática. A variação total da energia interna do gás poderá ser nula se, dentre as opções abaixo, a transformação seguinte for uma:

Ver questão