Questão 67251

(UNIMONTES - 2009) A revolução inglesa tornou possível, pela primeira vez, à sociedade e, dentro dela, particularmente aos homens de propriedade, a conquista e o gozo da liberdade civil e política. A garantia desta liberdade (concebida como natural), destes direitos civis e políticos, era agora assegurada pelos próprios indivíduos (transformados em cidadãos) e não mais por uma autoridade monárquica de origem divina ou humana. (...) com a revolução francesa, foi dado um passo à frente: à ideia (liberal) de igualdade civil e política, acrescentava-se a de igualdade (ou justiça) social.

(FLORENZANO, Modesto. As revoluções burguesas. São Paulo: Brasiliense, 1981, p. 116-117)

Com base no texto e em seus conhecimentos, marque V (verdadeiro) ou F (falso) a respeito das revoluções francesa e inglesa.

( ) Tanto a revolução francesa como a inglesa mantiveram os entraves que impediam o desenvolvimento da ordem capitalista.

( ) O processo revolucionário inglês estimulou ideias de liberdade política e civil, formuladas sobretudo por John Locke.

( ) As duas revoluções mantiveram intactas as figuras do rei e excluíram a participação popular como princípio legal.

( ) Os Levellers (niveladores) e os Diggers (Escavadores) constituíram os grupos radicais da revolução inglesa, enquanto os sans cullotes eram a base dos jacobinos da revolução francesa.

Você obteve:

A

F, F, F e V.

B

V, F, V e F.

C

F, V, F e V.

D

V, V, V e F.

Gabarito:

F, V, F e V.



Resolução:

( ) Tanto a revolução francesa como a inglesa mantiveram os entraves que impediam o desenvolvimento da ordem capitalista.

Falso. Não houve entraves que impediam o desenvolvimento da ordem capitalista. O motivo dessas revoluções estavam ligadas a mudanças de regime político e social de cada contexto.

( ) O processo revolucionário inglês estimulou ideias de liberdade política e civil, formuladas sobretudo por John Locke.

Verdadeira. A principal ideia de John Locke era a defesa da liberdade intelectual e da tolerância. Ele foi o precursor de ideias liberais que foram florescer no iluminismo francês no séc XVII.

( ) As duas revoluções mantiveram intactas as figuras do rei e excluíram a participação popular como princípio legal.

Falso. As figuras do rei não se mantiveram intactas. Nas Revoluções Inglesas, a monarquia passou a ser parlamentarista, limitando consideravelmente o poder do soberano no governo. Já na Revolução Francesa, a figura do rei foi derrubada, resultando na popularização da república como forma de governo. Ademais, ambas contaram com a participação popular.

( ) Os Levellers (niveladores) e os Diggers (Escavadores) constituíram os grupos radicais da revolução inglesa, enquanto os sans cullotes eram a base dos jacobinos da revolução francesa.

Verdadeira. Na Revolução Inglesa, os chamados diggers, ou escavadores, queriam reformas mais profundas, como a reforma agrária, e os levellers, ou niveladores, que tinham como objetivo apenas a prática livre do catolicismo. Já na Revolução Francesa, os Sans-culotte foi a denominação dada pelos aristocratas aos artesãos, trabalhadores e até pequenos proprietários participantes da Revolução Francesa, base dos jacobinos.



Questão 2432

(Unimontes-MG–2009) Leia os fragmentos dos textos.

Texto I

“Um certo Miguilim morava com sua mãe, seu pai e seus irmãos, longe, longe daqui, muito depois da Vereda-do-Frango-d’Água e de outras veredas sem nome ou pouco conhecidas, em ponto remoto, no Mutum. No meio dos Campos Gerais, mas num covão em trechos de matas, terra preta, pé de serra.
Miguilim tinha oito anos. Quando completara sete, havia saído dali, pela primeira vez: o Tio Terêz levou-o a cavalo, à frente da sela, para ser crismado no Sucuriju, por onde o bispo passava. Da viagem, que durou dias, ele guardara aturdidas lembranças, embaraçadas em sua cabecinha.”


ROSA, 1984. p. 13.


Texto II


“Um dos sonhos da minha vida era ter em casa uma piscina. Tinha aprendido a nadar, já havia disputado mesmo uma competição na piscina do Minas Tênis Clube, categoria de petiz, pretendia me tornar campeão, nadando no mínimo tão bem como Tarzã.”


SABINO, 2008. p. 44.


Faça uma leitura comparativa dos fragmentos de textos retirados das narrativas “Campo geral”, de Guimarães Rosa, e O menino no espelho, de Fernando Sabino, e assinale a alternativa que está INCORRETA.

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Questão 8619

(Unimontes 2011) Durante um experimento, utilizou-se uma mistura gasosa com o propósito de simular a atmosfera de um planeta hipotético. Foram misturados, a 300 ºC, 0,320 g de metano, CH4, 0,175 g de argônio, Ar, e 0,225 g de nitrogênio, N2. Considerando que a pressão parcial do nitrogênio é igual a 0,15 atm, é INCORRETO afirmar que

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Questão 9579

(Unimontes 2014) Os hidroclorofluorocarbonetos, HCFC, têm sido propostos e usados como substituintes dos CFC nas aplicações refrigerantes. As moléculas de HCFC geralmente se quebram antes de atingir a estratosfera e, consequentemente, trazem menos ameaças à camada de ozônio. Um exemplo de HCFC é o CHCℓ2F. Em relação à molécula de CHCℓ2F é CORRETO afirmar:

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Questão 9602

(Unimontes 2011)

A figura abaixo apresenta uma série de desintegração nuclear para o Urânio-238 até a formação do núcleo estável de Chumbo-206.

Em relação aos processos de decaimento subsequentes do U-238 até a formação do Pb-206, o número de partículas alfas e betas perdidas corresponde, respectivamente, a

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