Questão 67303

(IME - 2021/2022 - 2ª fase) O interior de um refrigerador hospitalar para armazenagem de medicamentos deve ser continuamente mantido a uma temperatura de 2 ºC. Este equipamento possui três portas envidraçadas para acesso aos fármacos, sendo por isso afetado pelo calor ambiente. Além disso, estima-se que os outros ganhos térmicos pelas demais superfícies são equivalentes a 20% daquele associado ao total das três portas.
A superintendência do hospital contratou uma empresa para elaborar o projeto de um sistema alternativo de fornecimento de energia elétrica, em caso de interrupção do serviço pela concessionária local. Após estudo, o técnico responsável pelo projeto afirmou que:

“A potência de acionamento do refrigerador hospitalar é suprida com folga por um motor térmico operando em um ciclo termodinâmico que possui as seguintes características: o motor recebe energia de uma fonte, cuja temperatura é 327 ºC, e rejeita energia para outras duas fontes. Uma dessas fontes se encontra à temperatura externa ao refrigerador e recebe 450 W, enquanto a outra deve estar a uma temperatura de 127 ºC, recebendo 300 W.”

Dados:
• condutividade térmica do vidro: 0,85 W.(m.ºC)−1;
• espessura do vidro: 25 mm;
• temperatura do ambiente externo ao refrigerador: 27 ºC;
• coeficiente de desempenho do refrigerador: frac{3}{11} do máximo admissível do ciclo de Carnot associado; e
• dimensões de cada porta de vidro: 2 m (altura) x 50 cm (largura).

A partir de uma análise termodinâmica da situação, explique, de forma justificada, se a afirmação do técnico é correta.

Gabarito:

Resolução:

O fluxo de calor que está entrando pelas laterais e pelas portas resulta em Phi = 1,2*frac{K*3ADelta T}{L} = 3,06 kW.

A eficiência de um refrigerador é definida como sendo a razão entre esse fluxo e o trabalho injetado ao sistema.

e = frac{phi}{W}, este trabalho é que deve vir do gerador que o técnico está propondo para emergências.

W = frac{phi}{e}.

Segundo o enunciado, o refrigerador tem eficiência igual a 3/11 da eficiência de Carnot, que é definida pela razão Tf/(Tq-Tf), com Tf sendo a temperatura da fonte fria e Tq a temperatura da fonte quente.

Portanto, W = frac{3,06 kW}{frac{3}{11}*frac{275}{300-275}} = 1,02 kW.

Se o motor que o técnico propõe, funcionar com ciclo de Carnot, teremos o seguinte:

Na operação entre as temperaturas 600 K e 300 K, libera -se 450 W para a fonte fria e 450 W são úteis.

Da operação entre as temperaturas 600 K e 400 K, libera-se 300 W para a fonte fria e 150 W são úteis. 

Ou seja, apenas 600 W úteis são fornecidos por esse motor.

O refrigerador precisa de pelo menos 1020 W para funcionar adequadamente, logo a afirmação do técnico não está correta.



Questão 992

(IME 2007) 

O gráfico acima apresenta a velocidade de um objeto em função do tempo. A aceleração média do objeto no intervalo de tempo de 0 a 4t é:   

Ver questão

Questão 993

(IME 2007) Um cubo de material homogêneo, de lado L = 0,4 m e massa M = 40 kg, está preso  à extremidade superior de uma mola, cuja outra extremidade está fixada no fundo de um recipiente vazio. O peso do cubo provoca na mola uma deformação de 20 cm. Coloca-se água no recipiente até que o cubo fique com a metade de seu volume submerso. Se a massa específica da água é , a deformação da mola passa a ser: 

Ver questão

Questão 994

(IME 2007)  Uma nave em órbita circular em torno da Terra usa seus motores para assumir uma nova órbita circular a uma distância menor da superfície do planeta. Considerando desprezível a variação da massa do foguete, na nova órbita: 

Ver questão

Questão 995

(IME 2007) Um gás ideal sofre uma expansão isotérmica, seguida de uma compressão adiabática. A variação total da energia interna do gás poderá ser nula se, dentre as opções abaixo, a transformação seguinte for uma:

Ver questão