(IME - 2021/2022 - 2ª fase)
A ponte acima é escorada por quatro apoios verticais (A, B, E e F) e por dois engates (C e D), que permitem a transmissão de esforços verticais e horizontais. Um veículo de 100 kN atravessa essa ponte de peso linear constante de 10 kN/m. Se nos apoios B e E são instaladas molas elásticas com k = 9000 kN/m, calcule a máxima contração que surge nas molas, enquanto o veículo atravessa o trecho central CD da ponte.
Observações:
• o veículo é um objeto pontual;
• desconsidere eventuais forças horizontais que surjam na ponte; e
• considere que as deformações das molas sejam muito menores do que o comprimento da ponte.
Gabarito:
Resolução:
A maior deformação da mola será maior quando o carro estiver no centro da ponte, dessa forma vamos considerar as forças das molas e do peso:
Perceba que o problema é simétrico na vertical, ou seja o lado direito é exatamente igual ao esquerdo, dessa forma vamos estudar apenas o lado esquerdo. Atribuindo metade do peso total para esse lado. O peso total é o peso da ponte mais a do carro, ou seja:
Agora o desenho com essa divisão da simetria fica assim:
Dessa forma fazendo a conservação do torque temos:
(IME 2007)
O gráfico acima apresenta a velocidade de um objeto em função do tempo. A aceleração média do objeto no intervalo de tempo de 0 a 4t é:
Ver questão(IME 2007) Um cubo de material homogêneo, de lado L = 0,4 m e massa M = 40 kg, está preso à extremidade superior de uma mola, cuja outra extremidade está fixada no fundo de um recipiente vazio. O peso do cubo provoca na mola uma deformação de 20 cm. Coloca-se água no recipiente até que o cubo fique com a metade de seu volume submerso. Se a massa específica da água é , a deformação da mola passa a ser:
Ver questão(IME 2007) Uma nave em órbita circular em torno da Terra usa seus motores para assumir uma nova órbita circular a uma distância menor da superfície do planeta. Considerando desprezível a variação da massa do foguete, na nova órbita:
Ver questão(IME 2007) Um gás ideal sofre uma expansão isotérmica, seguida de uma compressão adiabática. A variação total da energia interna do gás poderá ser nula se, dentre as opções abaixo, a transformação seguinte for uma:
Ver questão