Questão 67348

(IME - 2021/2022 - 2ª fase)

Os elementos do 2º e 3º períodos da tabela periódica apresentam desvios da tendência em suas curvas da energia de ionização em função do número atômico. Com relação a esses elementos: 

a) esboce qualitativamente o gráfico da energia de ionização em função do número atômico; e

b) explique esses desvios de forma sucinta, baseado na estrutura eletrônica e no preenchimento dos orbitais atômicos. 

Gabarito:

Resolução:

a) O gráfico de energia de ionização x número atômico, em que há uma espécie de zigzag, que são os desvios, pois a energia de ionização não tem alteração linear.   
    

b) Esses desvios ocorrem devido ao preenchimento dos orbitais atômicos, a mudança de 4 para 5, por exemplo, é a mudança do subnível s para o p, já que em 4 o subnível s já está totalmente preenchido, o mesmo ocorre de 12 para 13. Enquanto de 7 para 8, a mudança ocorre, pois, todos os orbitais do subnível p já foram preenchidos com elétrons desemparelhados, quando começamos a emparelhar os elétrons (nº atômico 8) a energia de ionização sofre desvio novamente em seu crescimento, o mesmo ocorre de 15 para 16. E a grande diminuição da energia de ionização de 10 para 11 é por causa da mudança de período.



Questão 992

(IME 2007) 

O gráfico acima apresenta a velocidade de um objeto em função do tempo. A aceleração média do objeto no intervalo de tempo de 0 a 4t é:   

Ver questão

Questão 993

(IME 2007) Um cubo de material homogêneo, de lado L = 0,4 m e massa M = 40 kg, está preso  à extremidade superior de uma mola, cuja outra extremidade está fixada no fundo de um recipiente vazio. O peso do cubo provoca na mola uma deformação de 20 cm. Coloca-se água no recipiente até que o cubo fique com a metade de seu volume submerso. Se a massa específica da água é , a deformação da mola passa a ser: 

Ver questão

Questão 994

(IME 2007)  Uma nave em órbita circular em torno da Terra usa seus motores para assumir uma nova órbita circular a uma distância menor da superfície do planeta. Considerando desprezível a variação da massa do foguete, na nova órbita: 

Ver questão

Questão 995

(IME 2007) Um gás ideal sofre uma expansão isotérmica, seguida de uma compressão adiabática. A variação total da energia interna do gás poderá ser nula se, dentre as opções abaixo, a transformação seguinte for uma:

Ver questão