(IME - 2021/2022 - 2ª fase)
Um motor de 6 cilindros e volume total de 5.700 cm3, utilizado em viaturas leves e blindadas, consome 0.5 g do combustível gasoso de composição média C8H18, em cada cilindro, por segundo de operação.
Considerações:
• o ciclo termodinâmico do motor compreende o funcionamento em 4 tempos: admissão, compressão, combustão e exaustão (escape);
• o motor executa 10 ciclos por segundo, ou seja, a mistura de ar e combustível enche os cilindros e depois é comprimida 10 vezes por segundo;
• a mistura ar e combustível é introduzida à temperatura de 100 °C, até que a pressão seja de 1atm em cada cilindro;
• 20,0% da quantidade de combustível sofre combustão incompleta, sendo convertida em CO(g);
• 80,0% da quantidade de combustível sofre combustão completa, sendo convertida em CO2(g);
• a mistura de ar e combustível comporta-se como gás ideal;
• as capacidades caloríficas molares são independentes da temperatura; e
• as entalpias de formação a 25 °C.
Determine:
a) a vazão da entrada de ar no motor, em m3/s; e
b) a composição percentual molar dos produtos e a temperatura de combustão, em K.
Gabarito:
Resolução:
a) A combustão completa e incompleta do C8H18 segue as reações:
/
Como foi dito no enunciado, 80% da massa do combustível vai sofrer combustão completa, enquanto 20% sofre a combustão incompleta.
Para encontrar a quantidade de gás oxigênio utilizado em ambas as combustões, devemos fazer a estequiometria da massa utilizada:
Combustão completa (80% de 0,5 gramas de massa do combustível é igual a 0,4g)
2 mols de C8H18 _____ 25 mols de O2
228g de C8H18 _____ 800g de O2
0,4g de C8H18 ______ xg de O2
x = 1,4g de O2
Combustão incompleta (20% de 0,5 gramas de massa do combustível é igual a 0,1g)
2 mols de C8H18 _____ 17 mols de O2
228g de C8H18 _____ 544g de O2
0,1g de C8H18 ______ xg de O2
x = 0,24g de O2
O número de mols total de O2 será:
Nos dados da prova é dito que a quantidade de O2 na atmosfera equivale a 21% do total de ar, sendo assim:
O enunciado também diz que em, em 1 segundo, ocorrem 10 ciclos de entrada de ar em cada cilindro. Como temos 6 cilindros realizando os 10 ciclos por segundo, devemos multiplicar a quantidade de ar injetada no motor pelo número de cilindros e número de ciclos:
Para encontrar o volume, vamos utilizar a equação:
Em que p = 1 atm e T = 373,15K
Logo, a vazão de entrada desse gás será o volume dele por segundo. Em m3/s:
b) Montando uma equação que inclui a combustão completa e incompleta que inclui o nitrogênio do ar:
Para calcular a composição percentual, basta fazer:
Sendo que nT é a quantidade de matéria total de gases na mistura, ou seja, 8 + 32 + 45 + 220 = 305 mol.
Aplicando essa fórmula para cada um dos gases
Para calcular a temperatura de combustão, o primeiro passo é calcular a entalpia:
Essa é a temperatura associada a 5 mol de C8H18.
Considerando um ciclo de operação de um cilindro:
Com esses dados, a entalpia será:
A quantidade de matéria dos produtos será:
Para calcular a temperatura de combustão, basta utilizar os dados calculados e considerar que a entalpia não varia com a temperatura.
Sabendo a variação de temperatura, a temperatura de combustão será:
(IME 2007)
O gráfico acima apresenta a velocidade de um objeto em função do tempo. A aceleração média do objeto no intervalo de tempo de 0 a 4t é:
Ver questão(IME 2007) Um cubo de material homogêneo, de lado L = 0,4 m e massa M = 40 kg, está preso à extremidade superior de uma mola, cuja outra extremidade está fixada no fundo de um recipiente vazio. O peso do cubo provoca na mola uma deformação de 20 cm. Coloca-se água no recipiente até que o cubo fique com a metade de seu volume submerso. Se a massa específica da água é , a deformação da mola passa a ser:
Ver questão(IME 2007) Uma nave em órbita circular em torno da Terra usa seus motores para assumir uma nova órbita circular a uma distância menor da superfície do planeta. Considerando desprezível a variação da massa do foguete, na nova órbita:
Ver questão(IME 2007) Um gás ideal sofre uma expansão isotérmica, seguida de uma compressão adiabática. A variação total da energia interna do gás poderá ser nula se, dentre as opções abaixo, a transformação seguinte for uma:
Ver questão