Devido à enorme quantidade de descargas elétricas, o Cristo Redentor do Rio de Janeiro recebeu proteção especial, de forma a amenizar a dilatação térmica sofrida com eventuais relâmpagos. Supondo que o coeficiente de dilatação volumétrica do aço seja 6,0.10-6 °C-1, que a variação de temperatura seja igual a 180 graus Fahrenheits e o comprimento inicial da uma haste metálica de aço seja igual a 100 metros.
Encontre a variação do comprimento da haste sofrida durante tal aquecimento
2cm
3cm
4cm
5cm
6cm
Gabarito:
2cm
A variação de temperatura é igual a 180 graus Fahrenheits.
Isso implica que temos uma variação de 100 ºC.
O comprimento inicial da barra é L0 = 100 m.
O coeficiente de dilatação volumétrica do aço seja 6,0.10-6 °C-1, portanto, o coeficiente de dilatação linear do aço é .
A dilatação linear é dada por .
Alternativa A.
(UNIFENAS/Adaptada)
Com base no texto abaixo, indique a alternativa cujo elemento estruturador da narrativa não foi interposto no episódio:
"Porque não quis pagar uma garrafa de cerveja, Pedro da Silva, pedreiro, de trinta anos, residente na rua Xavier, 25, Penha, matou ontem em Vigário Geral, o seu colega Joaquim de Oliveira."
Considere uma progressão geométrica cujo primeiro termo seja 3 e sua razão, 0,5. Obtenha a soma de seus infinitos termos.
Ver questão
(UNIFENAS)
Observe o mapa a seguir:
As áreas em negrito no mapa destacam um importante recurso mineral não metálico brasileiro. Sua formação aconteceu por meio de antigas florestas que foram soterradas por sedimentos há milhões de anos. As maiores jazidas situam-se nos estados do Rio Grande do Sul (sobretudo as de Candiota) e Santa Catarina, com destaque para o vale do rio Tubarão. As menores jazidas aparecem nos estados do Paraná e São Paulo e em outras áreas menos relevantes pelo país. Identifique a seguir a alternativa que indica corretamente o recurso mineral citado no fragmento.
Ver questão
(UNIFENAS - 2017) O segmento de reta, traçada de um vértice de um triângulo à reta suporte do lado oposto, formando 90° com o último é denominado:
Ver questão