Questão 67715

(UFMT - 2021) A pesquisa histórica, especialmente ao longo do século XX, incorporou novas tipologias de fontes na construção do conhecimento histórico. Dentre tais novidades documentais destacam-se aquelas compreendidas pela cultura material. Assinale a alternativa que NÃO apresenta contribuição dos vestígios arqueológicos na investigação histórica.

A

Limitar as alternativas analíticas dos historiadores.

B

Permitir o acesso a segmentos sociais pouco visíveis nas fontes escritas.

C

Possibilitar esclarecer elementos presentes nas fontes narrativas.

D

Revelar diferentes aspectos das sociedades ágrafas.

Gabarito:

Limitar as alternativas analíticas dos historiadores.



Resolução:

a) Limitar as alternativas analíticas dos historiadores.

Correta.  

Pode-se observar que para resolver a questão deve-se trilhar uma reflexão que relacione a importância da arqueologia para a criação das narrativas históricas em geral. Sendo assim, deve-se assinalar a única alternativa que não mensura uma contribuição dos vestígios arqueológicos na investigação histórica.

Nesse sentido, nata-se que o incremento das fontes provenientes das pesquisas arqueológicas definitivamente não tem a finalidade de limitar as alternativas analíticas dos historiadores - e sim de acrescentar mais alternativas analíticas. Por exemplo, em sociedades sem registros escritos, ou cujos registros ainda não foram decifrados, é através da arqueologia que descobrimos alguns de seus hábitos e costumes, em objetos encontrados, em edificações, ferramentas etc. 

Portanto, a arqueologia aumenta as possibilidades de investigação dos historiadores, e não as diminui, como infere a alternativa a) - e por isso, ela deve ser assinalada.

b) Incorreta: É verdadeiro que a arqueologia permitiu o acesso a segmentos sociais pouco visíveis nas fontes escritas, uma vez que nos documentos escritos eram registradas apenas a história de pessoas "importantes" de determinadas classe social, sexo e raça, enquanto a arqueologia permitiu o estudo de todos os tipos de pessoas. 

c) Incorreta: A arqueologia contribuiu ao possibilitar esclarecer elementos presentes nas fontes narrativas, uma vez que os vestígios arqueológicos servem como confirmação ou não de fatos relatados em fontes escritas.

d) Incorreta:  A arqueologia foi importante para permitir um estudo mais aprofundado de sociedades que não possuiam a tradição da escrita através dos vestígios deixados por eses povos. 

 



Questão 6332

(UFMT – 2006) Deseja-se instalar uma fábrica num lugar que seja equidistante dos municípios A, B e C. Admita que A, B e C são pontos não colineares de uma região plana e que o triângulo ABC é escaleno. Nessas condições, o ponto onde a fábrica deverá ser instalada é o

 

Ver questão

Questão 8515

(UFMT - adaptada)

Os aldeídos com poucos átomos de carbono na cadeia possuem odores desagradáveis, mas certos aldeídos de alto peso molecular têm odores agradáveis e são usados na fabricação de perfumes, cosméticos, sabões. O citral tem forte sabor de limão, sendo usado como aromatizante cítrico.

A partir da fórmula do citral, foram  feitas as seguintes afirmações:

(0) Seu nome científico é 3,7-dimetil-2,6-octadienal.

(1) Seu nome científico é 2,6-dimetil-2,6-octadienal.

(2) Sua fórmula molecular é C10H16O.

(3) O citral tem carbonos secundários e primários.

(4) O citral tem apenas três carbonos primários.

 

O total de afirmativas corretas é:

Ver questão

Questão 9285

(UFMT)

Os valores dos pontos de fusão (P.F.), pontos de ebulição (P.E.) e massa molar de algumas substâncias são dados na tabela abaixo.

Substância P.F. (oC) P.E. (oC)

Massa molar

(g/mol)

etanol - 114 78 46
propano - 187 - 42 44
metil-propano -160 - 12 58
dimetil-propano - 19,8 9,5 72
n-butano - 135 0 58
metil-butano - 30 72
n-pentano - 130 36 72
n-hexano - 94 69 86
heptanol-1 - 180 116
n-octano - 57 126 114
n-decano - 30 174 142
n-dodecano - 10 216 170

A partir das informações da tabela, identifique a afirmativa incorreta.

Ver questão

Questão 9288

(UFMT)

Cuiabá é uma cidade muito quente. A exposição ao sol, às vezes, é inevitável. É comum o uso de protetores solares, que ajudam a bloquear a radiação UV antes que ela cause danos à pele. Para serem eficazes, os protetores devem ser à prova de água, mas mesmo assim eles acabam sendo removidos. Além disso, deve ser observado que a água doce dissolve os protetores com mais eficácia que a água salgada. Os agentes de proteção solar mais conhecidos são componentes orgânicos sintéticos e suas estruturas químicas usualmente incluem anel benzênico. Os mais utilizados são os derivados do ácido p-aminobenzoico, como, por exemplo, o 2-hidróxi-4-metóxi-benzofenona, de fórmula:

Com relação ao composto ozibenzona, qual é a alternativa correta?

Ver questão