Questão 67765

(FAMERP - 2018) Com esta civilização surge [...] uma vida econômica dominada pelo comércio marítimo. Tal traço lhe atribui uma originalidade precisa entre as civilizações orientais, às quais ela se liga por tantos laços. Isto era inevitável, numa ilha onde a natureza impunha ao homem condições de vida muito diversas das reinantes nos vales do Nilo e do Eufrates.

(André Aymard e Jeannine Auboyer. “O homem no Oriente próximo”. In: O Oriente e a Grécia Antiga, vol 2, 1962.)

O excerto destaca a originalidade da civilização cretense, entre 2000 e 1400 a.C., em relação às sociedades do Mediterrâneo Oriental e do Oriente Médio, caracterizadas

A

pela alta produção de gêneros alimentícios com um mínimo de esforço individual.

B

pela inexistência de contatos comerciais com economias dos povos vizinhos. 

C

pela divisão socialmente igualitária dos bens produzidos em grande escala.

D

pelo conhecimento dos segredos da escrita pela casta de produtores agrícolas.

E

pela presença do trabalho coletivo em regiões favoráveis à economia agrícola.

Gabarito:

pela presença do trabalho coletivo em regiões favoráveis à economia agrícola.



Resolução:

a) pela alta produção de gêneros alimentícios com um mínimo de esforço individual.

Incorreta.  Os súditos do Estado na Antiguidade Oriental eram os servos que trabalhavam. Essa camada da sociedade empenhava sim um grande esforço no trabalho. 

 

b) pela inexistência de contatos comerciais com economias dos povos vizinhos. 

Incorreta.  Nota-se, no contexto caracterizado pela questão, a existência de povos que se desenvolveram por meio de comércio. Ademais, era sim uma prática comum à época. 

 

c) pela divisão socialmente igualitária dos bens produzidos em grande escala.

Incorreta.  Nas sociedades da Antiguidade Oriental, havia a forma de trabalho pautada na servidão coletiva, em que a divisão da produção era organizada pelo Faraó ou governante (por vezes, centrado na figura do templo religioso). Ou seja, a divisão da produção era feita ao gosto das elites governantes. 

 

d) pelo conhecimento dos segredos da escrita pela casta de produtores agrícolas.

Incorreta.  A escrita no espaço-tempo caracterizado pela questão, era monopolizada por funcionários da burocracia estatal teocrática: escribas e sacerdotes. 

 

e) pela presença do trabalho coletivo em regiões favoráveis à economia agrícola.

Correta.  Pode-se observar que a servidão coletiva era o modo de pagamento para o rei ou faraó pela utilização de suas terras, em que um camponês trabalha para alguém da elite ou minoria social dominante, plantando nas terras que eram do faraó ou alguém da elite. Nesse esquema, os súditos dos Estados da Antiguidade Oriental, envoltos sob a teocracia, deviam tributos e serviços ao Estado ao qual estavam submetidos, representado pelas figuras do imperador, rei ou faraó que se apropriavam do excedente agrícola (produção que supera o consumo imediato), distribuindo-o a seu gosto. 



Questão 7144

(Famerp 2017) No estudo da dinâmica de populações é comum ser necessário determinar o número real λ na equação det(M - λI) = 0, em que M é uma matriz quadrada, I é a matriz identidade, da mesma ordem de M, e det representa o determinante da matriz (M - λI).

Se, em um desses estudos, tem-se M

M = egin{pmatrix}0&17&2\ 2&0&0\ 1&0&0end{pmatrix}

o valor positivo de λ é igual a:

 

Ver questão

Questão 8380

(Famerp 2017)

O elemento estrôncio ocorre na natureza como componente de dois minerais: a estroncianita, SrCO3 (massa molar 147,6 g/mol), e a celestita, SrSO4 (massa molar 183,6 g/mol). A partir desses minerais são obtidos os sais de estrôncio, utilizados na pirotecnia para conferir a cor vermelho-carmim intensa a fogos de artifício.

Considere a relação:

O valor desse quociente é, aproximadamente,

Ver questão

Questão 16982

(FAMERP - 2017) Os rins podem excretar grande quantidade de urina diluída ou pequeno volume de urina concentrada sem grandes alterações nas excreções de solutos, como sódio e potássio. As ações do hormônio antidiurético (ADH) têm papel fundamental no controle do grau de diluição ou concentração da urina. A secreção de ADH pode ser aumentada ou diminuída por estímulos no sistema nervoso central, bem como por diversos fármacos e hormônios.


A liberação do ADH é estimulada pelo

Ver questão

Questão 20077

(Famerp 2017) O elemento estrôncio ocorre na natureza como componente de dois minerais: a estroncianita, SrCO3 (massa molar 147,6 g/mol), e a celestita, SrSO4 (massa molar 183,6 g/mol). A partir desses minerais são obtidos os sais de estrôncio, utilizados na pirotecnia para conferir a cor vermelho-carmim intensa a fogos de artifício.

Considere a relação:

O valor desse quociente é, aproximadamente,

Ver questão