(UFF - 2009)
Desde a Antiguidade, diversos povos obtiveram metais, vidro, tecidos, bebidas alcoólicas, sabões, perfumes, ligas metálicas; descobriram elementos e sintetizaram substâncias que passaram a ser usadas como medicamentos. No século XVIII, a Química, a exemplo da Física, torna-se uma ciência exata. Lavoisier iniciou na Química o método científico, estudando os porquês e as causas dos fenômenos. Assim, descobriu que as transformações químicas e físicas ocorrem com a conservação da matéria. Outras leis químicas também foram propostas e, entre elas, as ponderais, ainda válidas.
Com base nas leis ponderais, pode-se afirmar que, segundo
I. a Lei da Conservação das Massas (Lavoisier), 1,0g de ferro, ao ser oxidado pelo oxigênio, produz 1,0g de óxido férrico;
II. a Lei da Conservação das Massas, ao se usar 16,0g de oxigênio molecular para reagir completamente com 40,0g de cálcio, são produzidas 56g de óxido de cálcio;
III. a Lei das Proporções Definidas, se 1,0g de ferro reage com 0,29g de oxigênio para formar o composto óxido ferroso, 2,0g de ferro reagirão com 0,87g de oxigênio, produzindo o mesmo composto;
IV. a Lei das Proporções Múltiplas, dois mols de ferro reagem com dois mols de oxigênio para formar óxido ferroso; logo, dois mols de ferro reagirão com três mols de oxigênio para formar óxido férrico.
Assinale a alternativa CORRETA.
As afirmativas I e II estão corretas.
A afirmativa II está correta.
As afirmativas II e III estão corretas.
As afirmativas II e IV estão corretas.
A afirmativa III está correta.
Gabarito:
As afirmativas II e IV estão corretas.
I. Incorreta. a Lei da Conservação das Massas (Lavoisier), 1,0g de ferro, ao ser oxidado pelo oxigênio, produz 1,0g de óxido férrico;
A reação de oxidação do ferro para produzir óxido férrico é: 4Fe + 3O2 → 2Fe2O3.
4Fe + | 3O2 → | 2Fe2O3 |
55,8 g/mol | 32 g/mol | 159,6 g/mol |
4 mol = 223,2 g | 3 mol = 96 g | 2 mol = 319,2 g |
1g | y | x |
Com os dados da tabela, montamos a regra de três:
II. Correta. a Lei da Conservação das Massas, ao se usar 16,0g de oxigênio molecular para reagir completamente com 40,0g de cálcio, são produzidas 56g de óxido de cálcio;
A reação mencionada é: O + Ca → CaO.
1/2O2 + | Ca → | CaO |
16 g/mol | 40 g/mol | 56 g/mol |
1 mol = 16 g | 1 mol = 40 g | 1 mol = 56 g |
III. Incorreta. a Lei das Proporções Definidas, se 1,0g de ferro reage com 0,29g de oxigênio para formar o composto óxido ferroso, 2,0g de ferro reagirão com 0,87g de oxigênio, produzindo o mesmo composto;
A reação de oxidação do ferro para produzir óxido ferroso é: O + Fe → FeO
Fe + | 1/2O2 → | FeO |
55,8 g/mol | 16 g/mol | 71,8 g/mol |
1 mol = 55,8 g | 1 mol = 16 g | 1 mol = 71,8 g |
1g | x' | x'' |
2g | y' | y'' |
Com os dados da tabela, montamos a regra de três:
IV. Correta. a Lei das Proporções Múltiplas, dois mols de ferro reagem com dois mols de oxigênio para formar óxido ferroso; logo, dois mols de ferro reagirão com três mols de oxigênio para formar óxido férrico.
O2 + 2Fe → 2FeO proporcionalmente: 1/2 O2 + Fe → FeO
4Fe + 3O2 → 2Fe2O3 proporcionalmente 2Fe + 3/2 O2 → Fe2O3
(Uff 2012)
TEXTO I
A Rede Veia Luiz Queiroga e Cel. Ludugero
Eu tava com a Felomena
Ela quis se refrescar
O calor tava malvado
Ninguém podia aguentar
Ela disse meu Lundru
Nós vamos se balançar
A rede veia comeu foi fogo
Foi com nois dois pra lá e pra cá
Começou a fazer vento com nois dois a palestrar
Filomena ficou beba de tanto se balançar
Eu vi o punho da rede começar a se quebrar
A rede veia comeu foi fogo
Só com nois dois pra lá e pra cá
A rede tava rasgada e eu tive a impressão
Que com tanto balançado nois terminava no chão
Mas Felomena me disse, meu bem vem mais pra cá
A rede veia comeu foi fogo
Foi com nois dois pra lá e pra cá
Disponível em http://www.luizluagonzaga.mus.br/index.php? option=com_content&task=view&id=&&&Itemid= 103 Acessado em: 02 ago 2011.
TEXTO II
Pescaria Dorival Caymmi
Ô canoeiro, bota a rede, bota a rede no mar ô canoeiro, bota a rede no mar.
Cerca o peixe, bate o remo, puxa a corda, colhe a rede, ô canoeiro, puxa a rede do mar.
Vai ter presente pra Chiquinha ter presente pra laiá, canoeiro, puxa a rede do mar.
Cerca o peixe, bate o remo, puxa a corda, colhe a rede, ô canoeiro, puxa a rede do mar.
Louvado seja Deus, ó meu pai.
Disponível em: http://www.miltonnascimento.com.br/#/obra. Acessado em: 02 ago 2011.
TEXTO III
A Rede Lenine e Lula Queiroga
Nenhum aquário é maior do que o mar
Mas o mar espelhado em seus olhos
Maior me causa o efeito
De concha no ouvido
Barulho de mar
Pipoco de onda
Ribombo de espuma e sal
Nenhuma taça me mata a sede Mas o sarrabulho me embriaga Mergulho na onda vaga E eu caio na rede, Não tem quem não caia E eu caio na rede, Não tem quem não caia
Às vezes eu penso que sai dos teus olhos o feixe De raios que controla a onda cerebral do peixe
Nenhuma rede é maior do que o mar Nem quando ultrapassa o tamanho da Terra Nem quando ela acerta, Nem quando ela erra Nem quando ela envolve todo o Planeta
Explode e devolve pro seu olhar O tanto de tudo que eu tô pra te dar Se a rede é maior do que o meu amor Não tem quem me prove Se a rede é maior do que o meu amor Não tem quem me prove
Disponível em: http://www.lenine.com.br/faixa/a-rede-1 Acessado em: 02 ago 2011.
TEXTO IV
Nina Chico Buarque
Nina diz que tem a pele cor de neve
E dois olhos negros como o breu Nina diz que, embora nova
Por amores já chorou
Que nem viúva Mas acabou, esqueceu
Nina adora viajar, mas não se atreve
Num país distante como o meu
Nina diz que fez meu mapa
E no céu o meu destino rapta
O seu
Nina diz que se quiser eu posso ver na tela
A cidade, o bairro, a chaminé da casa dela
Posso imaginar por dentro a casa
A roupa que ela usa, as mechas, a tiara
Posso até adivinhar a cara que ela faz
Quando me escreve
Nina anseia por me conhecer em breve
Me levar para a noite de Moscou
Sempre que esta valsa toca
Fecho os olhos, bebo alguma vodca
E vou
Disponível em: http://www.chicobuarque.com.br/construcao/mestre.asp?pg=nina_2011.htm
Uma língua varia em função de aspectos sociais, localização geográfica e uso de diferentes registros, ligados às situações de comunicação.
Marque a alternativa que analisa corretamente a ocorrência de variação linguística nos textos
(UFF - 2010)
A DESCOBERTA DA AMÉRICA E A BARBÁRIE DOS CIVILIZADOS
– A conquista da América pelos europeus foi uma tragédia sangrenta. A ferro e fogo! Era a divisa dos cristianizadores. Mataram à vontade, destruíram tudo e levaram todo ouro que havia.
Outro espanhol, de nome Pizarro, fez no Peru coisa idêntica com os incas, um povo de civilização muito adiantada que lá existia. Pizarro chegou e disse ao imperador inca que o papa havia dado aquele país aos espanhóis e ele viera tomar conta. O imperador inca, que não sabia quem era o papa, ficou de boca aberta, e muito naturalmente não se submeteu. Então Pizarro, bem armado de canhões conquistou e saqueou o Peru.
– Mas que diferença há, vovó, entre estes homens e aquele Átila ou aquele Gengis-Cã que marchou para o ocidente com os terríveis tártaros, matando, arrasando e saqueando tudo?
– A diferença única é que a história é escrita pelos ocidentais e por isso torcida a nosso favor.
Vem daí considerarmos como feras aos tártaros de Gengis-Cã e como heróis com monumentos em toda parte, aos célebres “conquistadores” brancos. A verdade, porém, manda dizer que tanto uns como outros nunca passaram de monstros feitos da mesmíssima massa, na mesmíssima forma. Gengis-Cã construiu pirâmides enormes com cabeças cortadas aos prisioneiros. Vasco da Gama encontrou na Índia vários navios árabes carregados de arroz, aprisionou-os, cortou as orelhas e as mãos de oitocentos homens da equipagem e depois queimou os pobres mutilados dentro dos seus navios.
Monteiro Lobato, História do mundo para crianças. Capítulo LX
Monteiro Lobato narra a história das civilizações sob um ponto de vista crítico contrário à tradição ocidental, evidenciando as diferenças de comportamento entre as civilizações.
Assinale a opção que exemplifica a disparidade das visões no encontro histórico de civilizações diferentes.
Ver questão
(Uff 2007)
A temática sobre a diversidade da Baía de Guanabara tem motivado a criação de textos em linguagem verbal e linguagem não-verbal, produzindo sentidos crítico, humorístico, poético, informativo etc.
Assinale, na sequência de textos verbais e não-verbais, APENAS aquele que é PREDOMINANTEMENTE INFORMATIVO.
(UFF-RJ-2006)
Assinale a opção que DIVERGE da atitude do eu-lírico no poema
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