Questão 67789

(UFF - 2009)

Desde a Antiguidade, diversos povos obtiveram metais, vidro, tecidos, bebidas alcoólicas, sabões, perfumes, ligas metálicas; descobriram elementos e sintetizaram substâncias que passaram a ser usadas como medicamentos. No século XVIII, a Química, a exemplo da Física, torna-se uma ciência exata. Lavoisier iniciou na Química o método científico, estudando os porquês e as causas dos fenômenos. Assim, descobriu que as transformações químicas e físicas ocorrem com a conservação da matéria. Outras leis químicas também foram propostas e, entre elas, as ponderais, ainda válidas.

Com base nas leis ponderais, pode-se afirmar que, segundo

I. a Lei da Conservação das Massas (Lavoisier), 1,0g de ferro, ao ser oxidado pelo oxigênio, produz 1,0g de óxido férrico;

II. a Lei da Conservação das Massas, ao se usar 16,0g de oxigênio molecular para reagir completamente com 40,0g de cálcio, são produzidas 56g de óxido de cálcio;

III. a Lei das Proporções Definidas, se 1,0g de ferro reage com 0,29g de oxigênio para formar o composto óxido ferroso, 2,0g de ferro reagirão com 0,87g de oxigênio, produzindo o mesmo composto;

IV. a Lei das Proporções Múltiplas, dois mols de ferro reagem com dois mols de oxigênio para formar óxido ferroso; logo, dois mols de ferro reagirão com três mols de oxigênio para formar óxido férrico.

Assinale a alternativa CORRETA.

A

As afirmativas I e II estão corretas.

B

A afirmativa II está correta.

C

As afirmativas II e III estão corretas.

D

As afirmativas II e IV estão corretas.

E

A afirmativa III está correta.

Gabarito:

As afirmativas II e IV estão corretas.



Resolução:

I. Incorreta. a Lei da Conservação das Massas (Lavoisier), 1,0g de ferro, ao ser oxidado pelo oxigênio, produz 1,0g de óxido férrico;
A reação de oxidação do ferro para produzir óxido férrico é: 4Fe + 3O2 → 2Fe2O3.
 

4Fe + 3O2 2Fe2O3
55,8 g/mol 32 g/mol 159,6 g/mol
4 mol = 223,2 g 3 mol = 96 g 2 mol = 319,2 g
1g  y x

Com os dados da tabela, montamos a regra de três:
frac{223,2g;_{Fe}}{319,2g;_{Fe_2O_3}} = frac{1g;_{Fe}}{x}

{x} = frac{319,2}{223,2} = 1,4g;_{Fe_2O_3}

II. Correta. a Lei da Conservação das Massas, ao se usar 16,0g de oxigênio molecular para reagir completamente com 40,0g de cálcio, são produzidas 56g de óxido de cálcio;
A reação mencionada é: O + Ca → CaO.
 

1/2O2 + Ca → CaO
16 g/mol 40 g/mol 56 g/mol
1 mol = 16 g 1 mol = 40 g 1 mol = 56 g

III. Incorreta. a Lei das Proporções Definidas, se 1,0g de ferro reage com 0,29g de oxigênio para formar o composto óxido ferroso, 2,0g de ferro reagirão com 0,87g de oxigênio, produzindo o mesmo composto;

A reação de oxidação do ferro para produzir óxido ferroso é: O + Fe → FeO

Fe + 1/2O2 → FeO
55,8 g/mol 16 g/mol 71,8 g/mol
1 mol = 55,8 g 1 mol = 16 g 1 mol = 71,8 g
1g  x' x''
2g y' y''

Com os dados da tabela, montamos a regra de três:
frac{55,8g;_{Fe}}{1g;_{Fe}} = frac{16g;_O}{x}=frac{71,8_{FeO}}{x}

x = 0,29 ;;;x = 1,29

frac{55,8g;_{Fe}}{2g;_{Fe}} = frac{16g;_O}{y}=frac{71,8_{FeO}}{y}

y = 0,57 ;;;y = 2,57

IV. Correta. a Lei das Proporções Múltiplas, dois mols de ferro reagem com dois mols de oxigênio para formar óxido ferroso; logo, dois mols de ferro reagirão com três mols de oxigênio para formar óxido férrico.
O2 + 2Fe → 2FeO    proporcionalmente:    1/2 O2 + Fe → FeO
4Fe + 3O2 → 2Fe2O3    proporcionalmente   2Fe + 3/2 O2 → Fe2O3



Questão 1829

 (Uff 2012)

 

TEXTO I

A Rede Veia Luiz Queiroga e Cel. Ludugero

Eu tava com a Felomena

Ela quis se refrescar

O calor tava malvado

Ninguém podia aguentar

Ela disse meu Lundru

Nós vamos se balançar

A rede veia comeu foi fogo

Foi com nois dois pra lá e pra cá

Começou a fazer vento com nois dois a palestrar

Filomena ficou beba de tanto se balançar

Eu vi o punho da rede começar a se quebrar

A rede veia comeu foi fogo

Só com nois dois pra lá e pra cá

A rede tava rasgada e eu tive a impressão

Que com tanto balançado nois terminava no chão

Mas Felomena me disse, meu bem vem mais pra cá

A rede veia comeu foi fogo

Foi com nois dois pra lá e pra cá

Disponível em http://www.luizluagonzaga.mus.br/index.php? option=com_content&task=view&id=&&&Itemid= 103 Acessado em: 02 ago 2011.


TEXTO II

Pescaria Dorival Caymmi

Ô canoeiro, bota a rede, bota a rede no mar ô canoeiro, bota a rede no mar.

Cerca o peixe, bate o remo, puxa a corda, colhe a rede, ô canoeiro, puxa a rede do mar.

Vai ter presente pra Chiquinha ter presente pra laiá, canoeiro, puxa a rede do mar.

Cerca o peixe, bate o remo, puxa a corda, colhe a rede, ô canoeiro, puxa a rede do mar.

Louvado seja Deus, ó meu pai.

Disponível em: http://www.miltonnascimento.com.br/#/obra. Acessado em: 02 ago 2011.


TEXTO III

A Rede Lenine e Lula Queiroga

Nenhum aquário é maior do que o mar

Mas o mar espelhado em seus olhos

Maior me causa o efeito

De concha no ouvido

Barulho de mar

Pipoco de onda

Ribombo de espuma e sal

Nenhuma taça me mata a sede Mas o sarrabulho me embriaga Mergulho na onda vaga E eu caio na rede, Não tem quem não caia E eu caio na rede, Não tem quem não caia

Às vezes eu penso que sai dos teus olhos o feixe De raios que controla a onda cerebral do peixe

Nenhuma rede é maior do que o mar Nem quando ultrapassa o tamanho da Terra Nem quando ela acerta, Nem quando ela erra Nem quando ela envolve todo o Planeta

Explode e devolve pro seu olhar O tanto de tudo que eu tô pra te dar Se a rede é maior do que o meu amor Não tem quem me prove Se a rede é maior do que o meu amor Não tem quem me prove

Disponível em: http://www.lenine.com.br/faixa/a-rede-1 Acessado em: 02 ago 2011.


TEXTO IV

Nina Chico Buarque

Nina diz que tem a pele cor de neve

E dois olhos negros como o breu Nina diz que, embora nova

Por amores já chorou

Que nem viúva Mas acabou, esqueceu

Nina adora viajar, mas não se atreve

Num país distante como o meu

Nina diz que fez meu mapa

E no céu o meu destino rapta

O seu

Nina diz que se quiser eu posso ver na tela

A cidade, o bairro, a chaminé da casa dela

Posso imaginar por dentro a casa

A roupa que ela usa, as mechas, a tiara

Posso até adivinhar a cara que ela faz

Quando me escreve

Nina anseia por me conhecer em breve

Me levar para a noite de Moscou

Sempre que esta valsa toca

Fecho os olhos, bebo alguma vodca

E vou

Disponível em: http://www.chicobuarque.com.br/construcao/mestre.asp?pg=nina_2011.htm

 

Uma língua varia em função de aspectos sociais, localização geográfica e uso de diferentes registros, ligados às situações de comunicação.

Marque a alternativa que analisa corretamente a ocorrência de variação linguística nos textos

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Questão 2696

(UFF - 2010)

A DESCOBERTA DA AMÉRICA E A BARBÁRIE DOS CIVILIZADOS

– A conquista da América pelos europeus foi uma tragédia sangrenta. A ferro e fogo! Era a divisa dos cristianizadores. Mataram à vontade, destruíram tudo e levaram todo ouro que havia.
Outro espanhol, de nome Pizarro, fez no Peru coisa idêntica com os incas, um povo de civilização muito adiantada que lá existia. Pizarro chegou e disse ao imperador inca que o papa havia dado aquele país aos espanhóis e ele viera tomar conta. O imperador inca, que não sabia quem era o papa, ficou de boca aberta, e muito naturalmente não se submeteu. Então Pizarro, bem armado de canhões conquistou e saqueou o Peru.
– Mas que diferença há, vovó, entre estes homens e aquele Átila ou aquele Gengis-Cã que marchou para o ocidente com os terríveis tártaros, matando, arrasando e saqueando tudo?
– A diferença única é que a história é escrita pelos ocidentais e por isso torcida a nosso favor.

     Vem daí considerarmos como feras aos tártaros de Gengis-Cã e como heróis com monumentos em toda parte, aos célebres “conquistadores” brancos. A verdade, porém, manda dizer que tanto uns como outros nunca passaram de monstros feitos da mesmíssima massa, na mesmíssima forma. Gengis-Cã construiu pirâmides enormes com cabeças cortadas aos prisioneiros. Vasco da Gama encontrou na Índia vários navios árabes carregados de arroz, aprisionou-os, cortou as orelhas e as mãos de oitocentos homens da equipagem e depois queimou os pobres mutilados dentro dos seus navios.

Monteiro Lobato, História do mundo para crianças. Capítulo LX

 

Monteiro Lobato narra a história das civilizações sob um ponto de vista crítico contrário à tradição ocidental, evidenciando as diferenças de comportamento entre as civilizações.

Assinale a opção que exemplifica a disparidade das visões no encontro histórico de civilizações diferentes.

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Questão 2917

(Uff 2007)

 

A temática sobre a diversidade da Baía de Guanabara tem motivado a criação de textos em linguagem verbal e linguagem não-verbal, produzindo sentidos crítico, humorístico, poético, informativo etc.

Assinale, na sequência de textos verbais e não-verbais, APENAS aquele que é PREDOMINANTEMENTE INFORMATIVO.

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Questão 2938

 (UFF-RJ-2006)

 Assinale a opção que DIVERGE da atitude do eu-lírico no poema
.

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