Questão 68070

(UFV - 2011) O movimento Iconoclasta foi difundido a partir da cidade de Bizâncio e se espalhou pela Europa em meados do século VIII. Sobre o movimento Iconoclasta, é CORRETO afirmar que:

A

surgiu como crítica às políticas dos sucessores de Justiniano, sendo que seus líderes propagavam a quebra de imagens do rei por toda a cidade e suas possessões.

B

foi um movimento liderado por árabes muçulmanos que viam nas imagens cristãs um risco à efetiva ocupação islâmica do Oriente.

C

surgiu mais como crítica ao culto de imagens religiosas, levada a cabo por alguns líderes da própria Igreja, como o Papa Leão III, que em 730 d. C., decretou a proibição de idolatrias.

D

foi um movimento contrário à política de construção de templos e esculturas de inspiração greco-romana nas ruas em função da alarmada fome entre as populações mais pobres.

Gabarito:

surgiu mais como crítica ao culto de imagens religiosas, levada a cabo por alguns líderes da própria Igreja, como o Papa Leão III, que em 730 d. C., decretou a proibição de idolatrias.



Resolução:

a) surgiu como crítica às políticas dos sucessores de Justiniano, sendo que seus líderes propagavam a quebra de imagens do rei por toda a cidade e suas possessões.

Incorreta.  Justiniano, imperador romano do século VI, tinha como principal objetivo restaurar a unidade do Império Romano -  de sua Igreja consequentemente. 

 

b) foi um movimento liderado por árabes muçulmanos que viam nas imagens cristãs um risco à efetiva ocupação islâmica do Oriente.

Incorreta.  Foi um movimento liderado pela Igreja Católica do Oriente, que após o século XI, com o Cisma do Oriente, se tornaria a Igreja Cristã Ortodoxa.

 

c) surgiu mais como crítica ao culto de imagens religiosas, levada a cabo por alguns líderes da própria Igreja, como o Papa Leão III, que em 730 d. C., decretou a proibição de idolatrias.

Correta.  Em 730, o imperador Leão III do Império Bizantino foi o propulsor do movimento iconoclasta, afirmando que os indivíduos deviam adorar somente Deus, desprezando assim as imagens, e nesse movimento, o que era considerado idolatria foi proibida, o que levou a destruição de vários ícones religiosos presente nos templos, igrejas e mosteiros.

 

d) foi um movimento contrário à política de construção de templos e esculturas de inspiração greco-romana nas ruas em função da alarmada fome entre as populações mais pobres.

Incorreta.  Nota-se que a preocupação dos iconoclastas era de ordem política e religiosa, uma vez que almejavam evitar a aproximação entre os povos que possuíam outras religiões, em detrimento da religião católica, e, além disso, temiam o poder e influência econômica e política da Igreja, que cada vez mais se expandia pelo Império Bizantino. Nesse sentido, estes eram contra a iconografia católica, com imagens de barro, por exemplo, enquanto implementavam um caráter artístico próprio, expresso, por exemplo, em vitrais e pinturas. 



Questão 1819

(UFV-2005) Leia as passagens abaixo, extraídas de São Bernardo, de Graciliano Ramos:

I. Resolvi estabelecer-me aqui na minha terra, município de Viçosa, Alagoas, e logo planeei adquirir a propriedade S. Bernardo, onde trabalhei, no eito, com salário de cinco tostões.

II. Uma semana depois, à tardinha, eu, que ali estava aboletado desde meio-dia, tomava café e conversava, bastante satisfeito.

III. João Nogueira queria o romance em língua de Camões, com períodos formados de trás para diante

IV. Já viram como perdemos tempo em padecimentos inúteis? Não era melhor que fôssemos como os bois? Bois com inteligência. Haverá estupidez maior que atormentar-se um vivente por gosto? Será? Não será? Para que isso? Procurar dissabores! Será? Não será?

V. Foi assim que sempre se fez. [respondeu Azevedo Gondim] A literatura é a literatura, seu Paulo. A gente discute, briga, trata de negócios naturalmente, mas arranjar palavras com tinta é outra coisa. Se eu fosse escrever como falo, ninguém me lia.

Assinale a alternativa em que ambas as passagens demonstram o exercício de metalinguagem em São Bernardo:

Ver questão

Questão 2073

(UFV - 2017) Leia a estrofe abaixo e faça o que se pede:

Dos vícios já desligados
nos pajés não crendo mais,
nem suas danças rituais,
nem seus mágicos cuidados

(Anchieta , José de. O Auto de São Lourenço [Tradução e adaptação de Walmir Ayala] Rio de Janeiro: Ediouro[s.d.] pg 110)

 

Assinale a afirmativa verdadeira, considerando a estrofe acima, pronunciada pelos meninos índios em procissão:

Ver questão

Questão 2118

(UFV)

Considere o texto:

“O incidente que se vai narrar, e de que Antares foi teatro na sexta-feira 13 de dezembro do ano de 1963, tornou essa localidade conhecida e de certo modo famosa da noite para o dia. (…) Bem, mas não convém antecipar fatos nem ditos. Melhor será contar primeiro, de maneira tão sucinta e imparcial quanto possível, a história de Antares e de seus habitantes, para que se possa ter uma ideia mais clara do palco, do cenário e principalmente da personagens principais, bem como da comparsaria, desse drama talvez inédito nos anais da espécie humana.”

(Érico Veríssimo)

Assinale a alternativa que evidencia o papel do narrador no fragmento acima:

Ver questão

Questão 2205

(UFV - 2001) 

Leia atentamente o fragmento do sermão do Padre Antônio Vieira:

A primeira cousa que me desedifica, peixes, de vós, é que comeis uns aos outros.

Grande escândalo é este, mas a circunstância o faz ainda maior. Não só vos comeis uns aos outros, senão que os grandes comem os pequenos. Se fora pelo contrário era menos mal.

Se os pequenos comeram os grandes, bastara um grande para muitos pequenos; mas como os grandes comem os pequenos, não bastam cem pequenos, nem mil, para um só grande [...]. Os homens, com suas más e perversas cobiças, vêm a ser como os peixes que se comem uns aos outros. Tão alheia cousa é não só da razão, mas da mesma natureza, que, sendo criados no mesmo elemento, todos cidadãos da mesma pátria, e todos finalmente irmãos, vivais de vos comer.

VIEIRA, Antônio. "Obras completas do padre Antônio Vieira: sermões". Prefaciados e revistos pelo
Pe. Gonçalo Alves. Porto: Lello e Irmão - Editores, 1993. v. III, p. 264-265.

O texto de Vieira contém algumas características do Barroco. Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela em que NÃO se confirmam essas tendências estéticas: 

Ver questão