Questão 68425

(UFPE - 2005) As teorias de Maquiavel e Hobbes foram fundamentais para o estabelecimento do absolutismo, a consolidação do Estado Moderno e para mudanças nas relações políticas da Europa. Entre as ideias básicas de Hobbes, podemos destacar:

A

a necessidade de educar o ser humano, para que ele retomasse sua boa relação com a natureza e transformasse a vida social da sua época.

B

a crença na capacidade de se estabelecer relações harmoniosas entre os povos, desenvolvendo-se o comércio e os negócios públicos.

C

a crítica feita ao Cristianismo e sua insistência em derrotar o poderio da Igreja e das religiões, que, segundo ele, eram as únicas responsáveis pela hipocrisia social.

D

a preocupação com a centralização do poder político, fundamental para a posterior consolidação do Estado Moderno.

E

a preocupação com a política, que não impediu a produção de obras literárias importantes para sua época dentro de uma perspectiva artística.  

Gabarito:

a preocupação com a centralização do poder político, fundamental para a posterior consolidação do Estado Moderno.



Resolução:

a) a necessidade de educar o ser humano, para que ele retomasse sua boa relação com a natureza e transformasse a vida social da sua época.

Incorreta.  Para Hobbes, indivíduos sem a mediação do Estado, no "Estado de natureza", tendem a buscar sempre saciar suas vontades, fomentando uma guerra constante de todos contra todos, em que o "homem é o lobo do homem". Ou seja, ele não acreditava em um retorno à boa relação com a natureza, como a questão infere. 

 

b) a crença na capacidade de se estabelecer relações harmoniosas entre os povos, desenvolvendo-se o comércio e os negócios públicos.

Incorreta.  Justamente pela crença de que os indivíduos são incapazes de estabelecer relações harmoniosas entre si, é que Hobbes defende a centralização do poder sob a figura do monarca. 

 

c) a crítica feita ao Cristianismo e sua insistência em derrotar o poderio da Igreja e das religiões, que, segundo ele, eram as únicas responsáveis pela hipocrisia social.

Incorreta.  Hobbes, na obra "Os elementos da lei e do cidadão", em que discorre sobre as relações entre Igreja e Estado, argumentava que a Igreja cristã e o Estado cristão formavam um mesmo corpo, encabeçado pelo monarca - ou seja, defendia a submissão da Igreja ao Estado. 

 

d) a preocupação com a centralização do poder político, fundamental para a posterior consolidação do Estado Moderno.

Correta. Para Hobbes era necessário a figura de um soberano forte de poder centralizado para garantir a ordem social e a paz.  

 

e) a preocupação com a política, que não impediu a produção de obras literárias importantes para sua época dentro de uma perspectiva artística.  

Incorreta.  Sua principal contribuição intelectual concerne à filosofia política. 



Questão 2203

(UFPE - 2003) 

"Basta senhor, porque roubo em uma barca sou ladrão, e vós que roubais em uma armada sois imperador? Assim é. Roubar pouco é culpa, roubar muito é grandeza.

O ladrão que furta para comer, não vai nem leva ao inferno: os que não só vão, mas que levam de que eu trato, são os outros... ladrões de maior calibre e mais alta esfera...

Os outros ladrões roubam um homem, estes roubam cidades e reinos, os outros furtam debaixo de seu risco, estes sem temor nem perigo; os outros se furtam são enforcados, e o bucolismo estes furtam e enforcam."

(Pe. Antonio Vieira. Sermão do bom ladrão.)

"Que havemos de esperar, Marília bela?
Que vão passando os florescentes dias?
As glórias que vêm tarde já vêm frias;
E pode enfim mudar-se a nossa estrela.

Ah! Não, minha Marília,
Aproveite-se o tempo, antes que faça
O estrago de roubar ao corpo as forças
E ao semblante a graça.

(Tomás Antônio Gonzaga. Lira XIV)

Sobre a obra desses autores, analise as afirmativas a seguir.

1) A obra de Gonzaga é exemplar do Arcadismo. O tema dos versos acima é o "carpe diem" (gozar a vida presente), escrito numa linguagem amena, sem arroubos, própria do Arcadismo.

2) Despojada de ousadias sintáticas e vocabulares, a linguagem arcádica, no poema de Gonzaga, diferencia-se da linguagem rebuscada, usada pelo Barroco.

3) O texto de Vieira, sendo Barroco, está pleno de metáforas, de linguagem figurada, de termos inusitados e eruditos, sendo de difícil compreensão.

4) Vieira adota a tendência barroca conceptista que leva para o texto o predomínio das ideias, do raciocínio, da lógica, procurando adequar os textos religiosos à realidade circundante.

Está(ão) correta(s) apenas: 

Ver questão

Questão 2219

(Ufpe 2005)

Discreta e formosíssima Maria

Enquanto estamos vendo a qualquer hora

Em tuas faces a rosada Aurora,

Em teus olhos e boca, o sol e o dia: ............................................................

Goza, goza da flor da mocidade

Que o tempo trata a toda ligeireza

E imprime em toda flor sua pisada.

(Gregório de Matos)

__________________________________________________________________________________________________________________________________

Boa-noite, Maria!

Eu vou-me embora,

A lua nas janelas bate em cheio.

Boa-noite, Maria!

É tarde...é tarde...

Não me apertes assim contra teu seio. .........................................................

Mas não me digas descobrindo o peito

Mar de amor onde vagam meus desejos

(Castro Alves )

________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nos versos acima, o lirismo barroco, em Gregório de Matos, e o romântico, em Castro Alves, apresentam pontos de divergência e convergência, apesar de pertencerem a movimentos literários diferentes, distanciados por séculos. As convergências se devem a que:

Ver questão

Questão 2261

(UFPE) Nos enunciados abaixo, a palavra destacada NÃO tem sentido conotativo em:

Ver questão

Questão 2620

(UFPE - 2003)

Seu destino é crescer.

Nosso turismo já é um produto de exportação com prestígio no mundo inteiro.
Antes, para o resto do mundo, éramos apenas o país do Carnaval e do futebol. Isso há muitos anos. Agora é diferente, agora o país tem rumo. Com o PNMT - Programa Nacional de Municipalização do Turismo -, mais de 1.200 cidades turísticas estão sendo preparadas para que se tornem melhores para os turistas e para quem vive nelas. Treinamos e capacitamos mais de 500 mil profissionais, nas diversas áreas ligadas ao turismo em todo o Brasil. Leis do tempo do Império foram atualizadas, abrindo novos horizontes, principalmente para o turismo marítimo. Só em 2001 tivemos 30 dos maiores transatlânticos do mundo navegando pelo nosso litoral. Com o cenário brasileiro modernizado e mais atraente, de 2 milhões passamos para 5 milhões de turistas estrangeiros recebidos anualmente. O turismo traz os benefícios de um maravilhoso produto de exportação, ajudando a combater nossas dificuldades sociais com a geração de mais emprego, mais renda e divisas para o país.

Consulte seu agente de viagens.

(Embratur, Ministério do Esporte e Turismo, Governo do Brasil.)

 

A regência verbal e a nominal estão conforme a norma padrão em:

Ver questão