Questão 68475

(UNICENTRO - 2012) Sobre a expansão marítima europeia, ocorrida a partir do século XV, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) A expansão do catolicismo foi a ideologia adotada pela Igreja para justificar a dominação dos povos não cristãos.

( ) Os reis eram os organizadores do empreendimento, que contava com o apoio financeiro da burguesia.

( ) O apogeu do feudalismo implicava obter mais terras para a manutenção da suserania e da vassalagem, para financiar a aventura marítima.

( ) O conhecimento dos mares, propiciado pelas escolas navais, tornava seguras as rotas marítimas.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

A

V, V, F, F.

B

V, F, V, F.

C

F, V, F, V.

D

F, F, V, V.

Gabarito:

V, V, F, F.



Resolução:

a) V, V, F, F.

Correta.  

A expansão do catolicismo foi a ideologia adotada pela Igreja para justificar a dominação dos povos não cristãos.

Verdadeira.  Uma forma de justificar e legitimar as navegações foi a busca por novos indivíduos que fariam parte do mundo cristão, por isso, considera-se o movimento como também uma expansão da fé.

 

Os reis eram os organizadores do empreendimento, que contava com o apoio financeiro da burguesia.

Verdadeira.  Nota-se que na época em que eclodiram as navegações, os monarcas possuíam o poder político, mas recursos relativamente escassos, enquanto burguesia tinha dinheiro, mas não poder, nem prestígio e privilégio na sociedade. Desta forma, rei e burguesia apoiaram-se mutuamente e financiaram expedições.

 

O apogeu do feudalismo implicava obter mais terras para a manutenção da suserania e da vassalagem, para financiar a aventura marítima.

Falsa.  As "Grandes Navegações" surgiram no contexto posterior ao apogeu feudal, inclusive, após seu declínio, de uma forma em que a centralização dos poderes característica do Estado nação, veio a ser fundamental no processo de expansão marítima. 

 

O conhecimento dos mares, propiciado pelas escolas navais, tornava seguras as rotas marítimas.

Falsa.  Tais rotas eram grandemente perigosas, permeadas por ventos desfavoráveis, ameaça de encalhe, lugares estranhos, a fome, a doença e a sede no interior dos navios, dentre outros problemas.



Questão 14563

(Unicentro 2012) A passagem do Mito ao Logos na Grécia antiga foi fruto de um amadurecimento lento e processual. Por muito tempo, essas duas maneiras de explicação do real conviveram sem que se traçasse um corte temporal mais preciso. Com base nessa afirmativa, é correto afirmar:

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Questão 14594

(Unicentro 2010)

      “Os poemas homéricos têm por fundamento uma visão de mundo clara e coerente. Manifestam-na quase a cada verso, pois colocam em relação com ela tudo quanto cantam de importante – é, antes de mais nada, a partir dessa relação que se define seu caráter particular. Nós chamamos de religiosa essa cosmovisão, embora ela se distancie muito da religião de outros povos e tempos. Essa cosmovisão da poesia homérica é clara e coerente. Em parte alguma ela enuncia fórmulas conceituais à maneira de um dogma; antes se exprime vivamente em tudo que sucede, em tudo que é dito e pensado. E embora no pormenor muitas coisas resultem ambíguas, em termos amplos e no essencial, os testemunhos não se contradizem. É possível, com rigoroso método, reuni-los, ordená-los, fazer lhes o cômputo, e assim eles nos dão respostas explícitas às questões sobre a vida e a morte, o homem e Deus, a liberdade e o destino (...).”

OTTO. Os deuses da Grécia: a imagem do divino na visão do espírito grego. 1ª Ed., trad. [e prefácio] de Ordep Serra. – São Paulo: Odysseus Editora, 2005 - p. 11.

Com base no texto, e em seus conhecimentos sobre a função dos mitos na Grécia arcaica, assinale a alternativa correta.

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Questão 14605

(Unicentro 2010) Leia o fragmento de um texto pré-socrático:
“Ainda outra coisa te direi. Não há nascimento para nenhuma das coisas mortais, como não há fim na morte funesta, mas somente composição e dissociação dos elementos compostos: nascimento não é mais do que um nome usado pelos homens”.
(EMPÉDOCLES. Apud ARANHA/ MARTINS. Filosofando: Introdução à Filosofia. 3ª Ed., São Paulo: Moderna, 2006 - p. 86.)


A respeito da relação entre mythos e logos (razão) no início da filosofia grega, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. O fragmento acima denota a “luta de forças” opostas na massa dos membros humanos, que ora unem-se pelo amor – no início todos os membros que atingiram a corporeidade da vida florescente –, ora divididos pela força da discórdia, erram separados nas linhas da vida. Assim ocorre também com todos os outros seres na natureza.
II. A verdade filosófica apresenta-se no pensamento de Empédocles através de uma estrutura lógica muito distante da “verdade” expressa nos relatos míticos dos gregos arcaicos.
III. Nascimento e morte, no texto de Empédocles, são apresentados por meio de representações míticas que o filósofo retira de uma tradição religiosa presente ainda em seu tempo. Essas imagens, consequentemente, se transpõem, sem deixarem de ser místicas, em uma filosofia que quer captar a verdadeira essência da realidade física.
IV. O fragmento denota continuidade do pensamento mítico no início da filosofia, pois estão presentes ainda o uso de certas estruturas comuns de explicação.

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Questão 14644

(UNICENTRO - 2012)

Sobre o pensamento socrático, analise as afirmativas e marque com V, as verdadeiras e com F, as falsas.

( ) Sócrates é autor da obra Ética a Nicômaco.
( ) O pensamento socrático está escrito em hebraico.
( ) A ironia e a maiêutica são as bases de sua filosofia.
( ) Sócrates não criticou o saber dogmático, sendo, por isso, conselheiro dos governantes de Atenas.
( ) Os diálogos platônicos são importantes textos filosóficos que relatam, na maioria, o pensamento de Sócrates.

A partir da análise dessas afirmativas, a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

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