(UDESC 2019) Leia o trecho a seguir:
― Não existe democracia racial efetiva, onde o intercâmbio entre indivíduos pertencentes a raças distintas começa e termina no plano da tolerância convencionalizada. Esta pode satisfazer as exigências do bom-tom, de um discutível espírito cristão e da necessidade prática de manter cada um no seu lugar. Contudo, ela não aproxima realmente os homens senão na base da mera coexistência no mesmo espaço social e, onde isso chega a acontecer, da convivência restritiva, regulada por um código que consagra a desigualdade, disfarçando-a e justificando-a acima dos princípios de integração da ordem social democrática‖.
Florestan Fernandes, 1960.
Florestan Fernandes se refere à ideia de democracia racial que, durante um período, foi considerada constitutiva da identidade nacional brasileira. Esta tese era caracterizada por:
pressupor uma miscigenação harmoniosa entre os diferentes grupos étnicos constitutivos da nação brasileira.
apregoar que representantes de todos os grupos étnicos deveriam ter representatividade política em âmbito legislativo.
promover a denúncia de práticas racistas contra negros, mulheres e indígenas.
reivindicar a instauração de processos e eventuais julgamentos dos responsáveis pelo processo de favelização nas grandes capitais brasileiras, a partir de fins do século XIX.
defender as candidaturas plurirraciais nos processos eleitorais, pós 1964.
Gabarito:
pressupor uma miscigenação harmoniosa entre os diferentes grupos étnicos constitutivos da nação brasileira.
a) Correta. O mito da democracia racial defende que a grande convivência e miscigenação (tidas como “harmoniosas”) entre povos de diferentes etnias no Brasil, impede a existência racismo: supostamente, “o intercâmbio entre indivíduos pertencentes a raças distintas começa e termina no plano da tolerância convencionalizada”.
b) Incorreta. A participação política plural não é um ponto que caracteriza a tese de democracia racial. Pelo contrário, seu argumento de “harmonia” acaba por invisibilizar as desigualdades e, consequentemente, barra as possibilidades de mudança desse quadro.
c) Incorreta. Pelo contrário, essa tese acaba disfarçando o racismo para “satisfazer as exigências do bom-tom, de um discutível espírito cristão e da necessidade prática de manter cada um no seu lugar.”
d) Incorreta. Em nenhum momento o texto menciona especificamente a questão da favelização no fim do século XIX e, ademais, o ideal por trás da tese de democracia racial não reflete alguma preocupação em punir ou reparar as consequências da estrutura racial brasileira.
e) Incorreta. A tese da democracia racial não é pautada pelo interesse de reconhecer politicamente a pluralidade racial, essa pluralidade só é usada como fundamento para desqualificar as denúncias anti-racistas. Ademais, no texto não há menção específica ao contexto eleitoral pós 1964.
(UDESC - 2012)
O movimento literário que retrata as manifestações literárias produzidas no Brasil à época de seu descobrimento, e durante o século XVI, é conhecido como Quinhentismo ou Literatura de Informação.
Analise as proposições em relação a este período.
I. A produção literária no Brasil, no século XVI, era restrita às literaturas de viagens e jesuíticas de caráter religioso.
II. A obra literária jesuítica, relacionada às atividades catequéticas e pedagógicas, raramente assume um caráter apenas artístico. O nome mais destacado é o do padre José de Anchieta.
III. O nome Quinhentismo está ligado a um referencial cronológico — as manifestações literárias no Brasil tiveram início em 1500, época da colonização portuguesa — e não a um referencial estético.
IV. As produções literárias neste período prendem-se à literatura portuguesa, integrando o conjunto das chamadas literaturas de viagens ultramarinas, e aos valores da cultura greco-latina.
V. As produções literárias deste período constituem um painel da vida dos anos iniciais do Brasil colônia, retratando os primeiros contatos entre os europeus e a realidade da nova terra.
Assinale a alternativa correta:
(Udesc 2015)
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Ver questão
(Udesc 2012)
O movimento literário que retrata as manifestações literárias produzidas no Brasil à época de seu descobrimento, e durante o século XVI, é conhecido como Quinhentismo ou Literatura de Informação.
Analise as proposições em relação a este período.
I. A produção literária no Brasil, no século XVI, era restrita às literaturas de viagens e jesuíticas de caráter religioso.
II. A obra literária jesuítica, relacionada às atividades catequéticas e pedagógicas, raramente assume um caráter apenas artístico. O nome mais destacado é o do padre José de Anchieta.
III. O nome Quinhentismo está ligado a um referencial cronológico — as manifestações literárias no Brasil tiveram início em 1500, época da colonização portuguesa — e não a um referencial estético.
IV. As produções literárias neste período prendem-se à literatura portuguesa, integrando o conjunto das chamadas literaturas de viagens ultramarinas, e aos valores da cultura greco-latina.
V. As produções literárias deste período constituem um painel da vida dos anos iniciais do Brasil colônia, retratando os primeiros contatos entre os europeus e a realidade da nova terra.
Assinale a alternativa correta.
(Udesc 2015) Assinale a alternativa incorreta em relação à obra Relato de um certo Oriente, Milton Hatoum, e ao trecho retirado da mesma.
Ver questão