(FMJ - 2021) A colônia caracterizava-se pela falta de comunicações e por sua população dispersa. Não existiam instituições de crédito e as transações monetárias eram limitadas. O conhecido Alvará de 5 de janeiro de 1785 proibiu o desenvolvimento de atividades econômicas que não a lavoura. A tecelagem de algodão para a população negra foi a única manufatura permitida. Além disso, o monopólio comercial foi imposto ao Brasil pelas autoridades coloniais.
(Carlos Manuel Peláez e Wilson Suzigan. História monetária do Brasil: análise da política, comportamento e instituições monetárias, 1981. Adaptado.)
Com base na situação brasileira descrita no excerto e em conhecimentos sobre a Europa no final do século XVIII, pode-se afirmar que
o aumento da exploração dos territórios coloniais coincidiu com o fortalecimento do absolutismo europeu.
o controle metropolitano das atividades econômicas restringiu a produção colonial de riquezas.
a sociedade colonial aceitou passivamente as restrições de ordem econômica impostas pela metrópole ao Brasil.
os produtos coloniais brasileiros tiveram um impacto reduzido nas economias das principais nações europeias.
a exploração de metais preciosos no Brasil permitiu o desenvolvimento industrial da metrópole.
Gabarito:
o controle metropolitano das atividades econômicas restringiu a produção colonial de riquezas.
a) o aumento da exploração dos territórios coloniais coincidiu com o fortalecimento do absolutismo europeu.
Incorreta. Nota-se que no contexto mensurado pela reflexão da questão, o século XVIII, o absolutismo já passava por contestações, revoltas e reformas. Sendo assim, o auge, tanto da exploração dos territórios coloniais, quanto do absolutismo, ocorreram anteriormente, nos séculos XVI e XVII.
b) o controle metropolitano das atividades econômicas restringiu a produção colonial de riquezas.
Correta. Devido aos pactos coloniais, que previam que os países colonizados deveriam comercializar apenas com as metrópoles, como forma de proteger a economia destas últimas e enfraquecer financeira e politicamente as colônias, o crescimento econômico destas foi muito prejudicado e consequentemente seu desenvolvimento.
c) a sociedade colonial aceitou passivamente as restrições de ordem econômica impostas pela metrópole ao Brasil.
Incorreta. Diversas revoltas, motins e mobilizações de caráter contestatório, voltadas a esse elemento, marcaram a história colonial brasileira.
d) os produtos coloniais brasileiros tiveram um impacto reduzido nas economias das principais nações europeias.
Incorreta. Produtos como o açúcar e o ouro circularam por toda a Europa. Esse era o principal objetivo da economia de caráter agroexportador à época, o atendimento das demandas do mercado Europeu.
e) a exploração de metais preciosos no Brasil permitiu o desenvolvimento industrial da metrópole.
Incorreta. Portugal obteve uma industrialização tardia. Além disso, nota-se que os lucros com o ouro extraído no Brasil eram, em grande parte, destinados ao pagamento das dívidas com os ingleses.
(FMJ) Sobre o sistema feudal, assinale a alternativa que identifica, corretamente, o que era o feudo e qual era a sua finalidade.
(FMJ) Sobre a expansão muçulmana, iniciada a partir do século VII, pode-se dizer que
(FMJ) A expressão , onde
, com
, possui equivalência com a expressão de qual alternativa?
Duas composições ferroviárias, A e B, com 20 m e 30 m de extensão, respectivamente, se locomovem em movimento uniforme e em linhas paralelas, mas em sentidos contrários.
Sabendo que as velocidades de A e B, em módulo, são iguais a 2 m/s, o tempo de transposição integral entre as duas composições é de
Ver questão