(UNISC - 2016) No século XVI, os Estados afirmam-se cada vez mais como grandes coletores e redistribuidores de rendimentos; apoderam-se por meio do imposto, da venda de cargos, das rendas, dos confiscos e de uma enorme parte dos diversos “produtos nacionais”. Esta múltipla penhora é eficaz dado que os orçamentos flutuam por junto sobre a conjuntura e seguem a maré dos preços. O desenvolvimento dos Estados está assim ligado à vida econômica, não é um acidente ou uma força intempestiva tal como pensou demasiado apressadamente Joseph A. Schumpeter. Querendo ou não, são os maiores empreendedores do século. É deles que dependem as guerras modernas, com efetivos e com despesas cada vez maiores; tal como as maiores empresas econômicas: a Carrera de Índias a partir de Sevilha, a ligação de Lisboa com as Índias Orientais, a cargo da Casa da Índia, ou seja, do rei do Portugal.
BRAUDEL, F. O Mediterrâneo e o mundo mediterrânico na época de Felipe II. Lisboa: Martins Fontes, 1983. v. 1, p. 495.
Com base no texto e no que foi estudado a respeito do tema, é correto afirmar
o desenvolvimento econômico do Estado estava atrelado à redistribuição de rendimentos ao povo como forma de diminuir a tensão social gerada pela miséria.
o Estado procurava não intervir na economia aliviando a classe produtiva dos impostos.
o Estado liberal propunha um controle excessivo sobre a economia.
o mercantilismo tinha como função política acumular tesouros para o Estado.
a carga tributária deveria diminuir garantindo reservas positivas para o superávit primário
Gabarito:
o mercantilismo tinha como função política acumular tesouros para o Estado.
a) o desenvolvimento econômico do Estado estava atrelado à redistribuição de rendimentos ao povo como forma de diminuir a tensão social gerada pela miséria.
Incorreta. O desenvolvimento do Estado estava associado, basicamente, a sua capacidade de exportar mais do que importar.
b) o Estado procurava não intervir na economia aliviando a classe produtiva dos impostos.
Incorreta. Nesse contexto, a ordem econômica mercantilista caracterizou forte protecionismo de mercado promovido pelos Estados modernos.
c) o Estado liberal propunha um controle excessivo sobre a economia.
Incorreta. O liberalismo propõe a não intervenção do Estado na economia, sendo esta, regida pelas demandas relacionadas ao produto, como a oferta e a demanda.
d) o mercantilismo tinha como função política acumular tesouros para o Estado.
Correta. A ideia de que a riqueza de uma nação dependia da balança comercial favorável ganha força no século XV, quando o mercantilismo passa a ser a ordem econômica predominante na Europa moderna.
e) a carga tributária deveria diminuir garantindo reservas positivas para o superávit primário.
Incorreta. Tal superávit é relativo ao resultado positivo de todas as receitas e despesas do governo, sendo uma ideia similar ao da balança comercial favorável. Nota-se que para angariar tal fator com lucros, aumentar a tributação é o caminho muito mais provável, diferentemente do que infere a alternativa.
(UNISC - 2012)
Most people can remember a phone number for up to thirty seconds. When this short amount of time elapses, however, the numbers are erased from the memory. How did the information get there in the first place? Information that makes its way to the short term memory (STM) does so via the sensory storage area. The brain has a filter which only allows stimuli that is of immediate interest to pass on to the STM, also known as the working memory.
There is much debate about the capacity and duration of the short term memory. The most accepted theory comes from George A. Miller, a cognitive psychologist who suggested that humans can remember approximately seven chunks of information. A chunk is defined as a meaningful unit of information, such as a word or name rather than just a letter or number. Modern theorists suggest that one can increase the capacity of the short term memory by chunking, or classifying similar information together. By organizing information, one can optimize the STM, and improve the chances of a memory being passed on to long term storage.
When making a conscious effort to memorize something, such as information for an exam, many people engage in ‘‘rote rehearsal’’. By repeating something over and over again, 2one is able to keep a memory alive. Unfortunately, this type of memory maintenance only succeeds if there are no interruptions. As soon as a person stops rehearsing the information, it has the tendency to disappear. When a pen and paper are not handy, people often attempt to remember a phone number by repeating it aloud. If the doorbell rings or the dog barks to come in before a person has the opportunity to make a phone call, he will likely forget the number instantly. 3Therefore, rote rehearsal is not an efficient way to pass information from the short term to long term memory. A better way is to practice ‘‘1elaborate rehearsal’’. This involves assigning semantic meaning to a piece of information so that it can be filed along with other pre-existing long term memories.
Encoding information semantically also makes it more retrievable. Retrieving information can be done by recognition or recall. Humans can easily recall memories that are stored in the long term memory and used often; however, if a memory seems to be forgotten, it may eventually be retrieved by prompting. The more cues a person is given (such as pictures), the more likely a memory can be retrieved. This is why multiple choice tests are often used for subjects that require a lot of memorization.
Fonte: http://www.englishclub.com/esl-exams/ets-toefl-practice-reading.htm (Adaptado)
The word one in paragraph 3 (ref. 2) refers to
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(Unisc 2016) Uma pessoa não consegue ver os objetos com nitidez porque suas imagens se formam entre o cristalino e a retina. Qual é o defeito de visão desta pessoa e como podemos corrigi-lo?
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(UNISC - 2012)
A sequência de reações:
X NaHCO3 →Y + CO2 + H2O
CO2 + Ba(OH)2 → Z + H2O
Ficará correta se X, Y e Z forem substituídos, respectivamente, por:
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(Unisc 2016) Dentre um grupo formado por 2 Engenheiros e 4 Matemáticos, três pessoas são escolhidas ao acaso. A probabilidade de que sejam escolhidos um Engenheiro e dois Matemáticos é de
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