Questão 69100

(UNCISAL 2019) 

A discussão sobre patriarcado e capitalismo foi recorrente no movimento feminista francês. Debatia-se intensamente se haveria ou não autonomia entre esses dois “sistemas”. É a partir de divergências em relação a essa questão que se estabelece uma categorização do movimento feminista, largamente utilizada, em duas correntes: feminismo socialista e feminismo radical. Entretanto, deve-se ressaltar que há menos uma oposição e mais um continuum entre aquelas análises que consideram a subordinação feminina uma consequência do capitalismo e aquelas que a veem como uma consequência do patriarcado ou de uma forma de dominação masculina sistemática.

ABREU, Maira. Nosotras: feminismo latino-americano em Paris. Revista de Estudos Feministas. Florianópolis, 21 (2), maio-ago. 2013, p. 564 (adaptado).

Embora mais antigos, os movimentos pelos direitos das mulheres ganharam maior relevância e abrangência ao longo do século XX, tendo alcançado conquistas fundamentais no que diz respeito ao reconhecimento das mulheres como cidadãs.

Ao longo do tempo, a atuação desses movimentos permaneceu focada em

A

combater os homens. 

B

lutar contra o capitalismo.

C

obter ajuda financeira do Estado. 

D

uniformizar seus métodos de atuação. 

E

garantir espaços distintos de atuação político-social.

Gabarito:

garantir espaços distintos de atuação político-social.



Resolução:

A) Incorreta. O objetivo dos movimentos feministas não é de combater os homens, mas sim, combater a opressão de gênero e as desigualdades entre homens e mulheres. 

B) Incorreta. Apesar de existirem vertentes de movimentos feministas que atrelam a emancipação da mulher à emancipação do capital, originalmente e predominantemente, não objetiva o fim do capitalismo. 

C) Incorreta. Os movimentos feministas não objetivam conseguir financiamento estatal. 

D) Incorreta. Pelo contrário, os movimentos feministas dinamizaram seus focos de atuação, extrapolando e se fazendo visíveis em questões de cunho político, econômico, familiar, civil, social, cultural, etc.

E) Correta. É através da conquista desses espaços que se torna possível trazer à tona pautas e questões do feminismo a fim de que essa seja uma realidade compreendida e discutida por todos, a fim de buscar por uma maior igualdade de gênero.



Questão 14553

(Uncisal 2012) Os preceitos que fundam a democracia grega clássica e a democracia contemporânea diferem na definição de cidadão que cada uma apresenta. Ao contrário da Grécia Antiga, a nossa democracia possui características próprias que refletem a evolução do pensamento e o avanço da participação política. No tocante a mulher, sua exclusão no contexto da democracia clássica encontra justificativa

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Questão 14584

(Uncisal 2012) O conhecimento mítico apresenta características próprias que o diferencia de outros modos de conhecer. Ele invariavelmente se vincula ao conhecimento religioso, mas conserva suas funções especificas: acomodar e tranquilizar o homem em meio a um mundo caótico e hostil. Nas sociedades em que ele se apresenta como um modo válido de explicação da realidade assume uma abrangência tamanha que determina a totalidade da vida, tanto no âmbito público como privado. Com referência ao conhecimento mítico, é incorreto afirmar que

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Questão 14645

(UNCISAL - 2011)

Na Grécia Antiga, o filósofo Sócrates ficou famoso por interpelar os transeuntes e fazer perguntas aos que se achavam conhecedores de determinado assunto. Mas durante o diálogo, Sócrates colocava o interlocutor em situação delicada, levando-o a reconhecer sua própria ignorância. Em virtude de sua atuação, Sócrates acabou sendo condenado à morte sob a acusação de corromper a juventude, desobedecer às leis da cidade e desrespeitar certos valores religiosos. Considerando essas informações sobre a vida de Sócrates, assim como a forma pela qual seu pensamento foi transmitido, pode-se afirmar que sua filosofia

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Questão 14674

(UNCISAL - 2011)

Um dos textos mais consagrados da história da filosofia é a alegoria da caverna, escrito por Platão. Sobre esse texto, pode-se afirmar que

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