(UNICENTRO 2014) Sobre a conceituação e as características das Instituições Sociais, considere as afirmativas a seguir.
I. São organizações sociais cuja característica é serem mais especializadas e menos universais.
Apresentam, em geral, determinada adaptação às classes sociais. A participação dos seus membros é delimitada de acordo com a sua posição social.
II. São características das instituições sociais: finalidade; conteúdo relativamente permanente; estrutura unificada e normas que regulam a conduta e a atitude dos indivíduos.
III. São um dos diversos tipos de organização social. Como todas as organizações, constituem sistemas sociais.
IV. É uma estrutura relativamente permanente de padrões, papéis e relações que os indivíduos realizam segundo determinadas formas sancionadas e unificadas, com o objetivo de satisfazer necessidades sociais básicas.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas I e II são corretas.
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Gabarito:
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
I - Incorreta. Na verdade, as instituições sociais buscam ser menos especializadas e mais universais.
II - Correta. Todas as características citadas são próprias das instituições sociais: finalidade para atuação (exemplo: poder legislativo serve para criar leis, enquanto o executivo as executa), conteúdo relativamente permanente, no sentido de que a instituição perdura no tempo, estrutura unificada (uma vez que as instituições sociais servem para oferecer unidade a uma sociedade, as instituições que a regem também devem ser unificadas) e normas que regulam a conduta dos indivíduos, como por exemplo o Código Civil, originário de uma instituição social.
III - Correta. As organizações sociais podem ser de diversos fins e origens, e as instituições sociais são organizações sociais a medida que existe para que possa regular a conduta humana e saciar as necessidades dos indivíduos de uma dada sociedade. Constituem sistemas sociais a medida que as instituições são mediadas por relações mútuas de reciprocidade (exemplo: a relação patrão-funcionário).
IV - Correta. Instituições sociais são caracterizadas por como um conjunto de relações sociais relativamente permanentes (estabelecidas, constituídas e sedimentadas), que absorve valores e procedimentos comuns (caráter normativo) e atende as necessidades básicas da sociedade.
(Unicentro 2012) A passagem do Mito ao Logos na Grécia antiga foi fruto de um amadurecimento lento e processual. Por muito tempo, essas duas maneiras de explicação do real conviveram sem que se traçasse um corte temporal mais preciso. Com base nessa afirmativa, é correto afirmar:
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(Unicentro 2010)
“Os poemas homéricos têm por fundamento uma visão de mundo clara e coerente. Manifestam-na quase a cada verso, pois colocam em relação com ela tudo quanto cantam de importante – é, antes de mais nada, a partir dessa relação que se define seu caráter particular. Nós chamamos de religiosa essa cosmovisão, embora ela se distancie muito da religião de outros povos e tempos. Essa cosmovisão da poesia homérica é clara e coerente. Em parte alguma ela enuncia fórmulas conceituais à maneira de um dogma; antes se exprime vivamente em tudo que sucede, em tudo que é dito e pensado. E embora no pormenor muitas coisas resultem ambíguas, em termos amplos e no essencial, os testemunhos não se contradizem. É possível, com rigoroso método, reuni-los, ordená-los, fazer lhes o cômputo, e assim eles nos dão respostas explícitas às questões sobre a vida e a morte, o homem e Deus, a liberdade e o destino (...).”
OTTO. Os deuses da Grécia: a imagem do divino na visão do espírito grego. 1ª Ed., trad. [e prefácio] de Ordep Serra. – São Paulo: Odysseus Editora, 2005 - p. 11.
Com base no texto, e em seus conhecimentos sobre a função dos mitos na Grécia arcaica, assinale a alternativa correta.
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(Unicentro 2010) Leia o fragmento de um texto pré-socrático:
“Ainda outra coisa te direi. Não há nascimento para nenhuma das coisas mortais, como não há fim na morte funesta, mas somente composição e dissociação dos elementos compostos: nascimento não é mais do que um nome usado pelos homens”.
(EMPÉDOCLES. Apud ARANHA/ MARTINS. Filosofando: Introdução à Filosofia. 3ª Ed., São Paulo: Moderna, 2006 - p. 86.)
A respeito da relação entre mythos e logos (razão) no início da filosofia grega, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. O fragmento acima denota a “luta de forças” opostas na massa dos membros humanos, que ora unem-se pelo amor – no início todos os membros que atingiram a corporeidade da vida florescente –, ora divididos pela força da discórdia, erram separados nas linhas da vida. Assim ocorre também com todos os outros seres na natureza.
II. A verdade filosófica apresenta-se no pensamento de Empédocles através de uma estrutura lógica muito distante da “verdade” expressa nos relatos míticos dos gregos arcaicos.
III. Nascimento e morte, no texto de Empédocles, são apresentados por meio de representações míticas que o filósofo retira de uma tradição religiosa presente ainda em seu tempo. Essas imagens, consequentemente, se transpõem, sem deixarem de ser místicas, em uma filosofia que quer captar a verdadeira essência da realidade física.
IV. O fragmento denota continuidade do pensamento mítico no início da filosofia, pois estão presentes ainda o uso de certas estruturas comuns de explicação.
(UNICENTRO - 2012)
Sobre o pensamento socrático, analise as afirmativas e marque com V, as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Sócrates é autor da obra Ética a Nicômaco.
( ) O pensamento socrático está escrito em hebraico.
( ) A ironia e a maiêutica são as bases de sua filosofia.
( ) Sócrates não criticou o saber dogmático, sendo, por isso, conselheiro dos governantes de Atenas.
( ) Os diálogos platônicos são importantes textos filosóficos que relatam, na maioria, o pensamento de Sócrates.
A partir da análise dessas afirmativas, a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
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