Questão 69408

(UNICENTRO - 2011) Com o rompimento do Sistema Colonial ibérico, após a emancipação política, redefiniu-se a dependência econômica da América Latina. [...] A independência política trouxe o livre cambismo. A Inglaterra industrializada pôde ocupar esses mercados, sem a intermediação da antiga metrópole, comprando diretamente matérias-primas e gêneros alimentícios e vendendo diretamente produtos manufaturados. Ela exportava também ideias, pois a elite das novas nações — culturalmente dependentes do exterior — aceitava os princípios do liberalismo econômico, que defendiam a especialização dos países no que produzissem melhor.

(CÁCERES, F. História geral. 4. ed. rev. ampl. e atual. São Paulo: Moderna, 1996.).

A posição periférica ocupada pelos países da América Latina, no auge da expansão imperialista da Segunda Revolução Industrial, decorria

A

da escassez de jazidas de minérios, produtos fundamentais para a industrialização em seu território.

B

do fracasso de experiências de industrialização, resultante da incapacidade de sua mão de obra.

C

do monopólio comercial sobre a região, mantido pelos Estados Unidos desde o fim da Guerra de Secessão.

D

de acordos de não investimento em atividades industriais, firmados com a Alemanha, França e Itália, os países mais desenvolvidos da época.

E

do fato de suas economias estarem voltadas essencialmente para a produção e exportação de matérias-primas e de gêneros agrícolas, e para a importação de produtos industrializados.

Gabarito:

do fato de suas economias estarem voltadas essencialmente para a produção e exportação de matérias-primas e de gêneros agrícolas, e para a importação de produtos industrializados.



Resolução:

a) da escassez de jazidas de minérios, produtos fundamentais para a industrialização em seu território.

Incorreto. O Brasil, por exemplo, tem grandes reservas de minérios, dessa forma, não se poder afirmar que é em decorrência da escassez de jazidas de minérios.

b) do fracasso de experiências de industrialização, resultante da incapacidade de sua mão de obra.

Incorreto. Não se pode afirmar que houve um fracasso de experiências de industrialização na América Latina.

c) do monopólio comercial sobre a região, mantido pelos Estados Unidos desde o fim da Guerra de Secessão.

Incorreto. Esse monopólio comercial não era mantido pelos Estados Unidos desde o fim da Guerra de Secessão. A Inglaterra teve um papel muito mais predominante nesse sentido. 

d) de acordos de não investimento em atividades industriais, firmados com a Alemanha, França e Itália, os países mais desenvolvidos da época.

Incorreto. Não houveram esses acordos. 

e) do fato de suas economias estarem voltadas essencialmente para a produção e exportação de matérias-primas e de gêneros agrícolas, e para a importação de produtos industrializados.

Correta. 



Questão 14563

(Unicentro 2012) A passagem do Mito ao Logos na Grécia antiga foi fruto de um amadurecimento lento e processual. Por muito tempo, essas duas maneiras de explicação do real conviveram sem que se traçasse um corte temporal mais preciso. Com base nessa afirmativa, é correto afirmar:

Ver questão

Questão 14594

(Unicentro 2010)

      “Os poemas homéricos têm por fundamento uma visão de mundo clara e coerente. Manifestam-na quase a cada verso, pois colocam em relação com ela tudo quanto cantam de importante – é, antes de mais nada, a partir dessa relação que se define seu caráter particular. Nós chamamos de religiosa essa cosmovisão, embora ela se distancie muito da religião de outros povos e tempos. Essa cosmovisão da poesia homérica é clara e coerente. Em parte alguma ela enuncia fórmulas conceituais à maneira de um dogma; antes se exprime vivamente em tudo que sucede, em tudo que é dito e pensado. E embora no pormenor muitas coisas resultem ambíguas, em termos amplos e no essencial, os testemunhos não se contradizem. É possível, com rigoroso método, reuni-los, ordená-los, fazer lhes o cômputo, e assim eles nos dão respostas explícitas às questões sobre a vida e a morte, o homem e Deus, a liberdade e o destino (...).”

OTTO. Os deuses da Grécia: a imagem do divino na visão do espírito grego. 1ª Ed., trad. [e prefácio] de Ordep Serra. – São Paulo: Odysseus Editora, 2005 - p. 11.

Com base no texto, e em seus conhecimentos sobre a função dos mitos na Grécia arcaica, assinale a alternativa correta.

Ver questão

Questão 14605

(Unicentro 2010) Leia o fragmento de um texto pré-socrático:
“Ainda outra coisa te direi. Não há nascimento para nenhuma das coisas mortais, como não há fim na morte funesta, mas somente composição e dissociação dos elementos compostos: nascimento não é mais do que um nome usado pelos homens”.
(EMPÉDOCLES. Apud ARANHA/ MARTINS. Filosofando: Introdução à Filosofia. 3ª Ed., São Paulo: Moderna, 2006 - p. 86.)


A respeito da relação entre mythos e logos (razão) no início da filosofia grega, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. O fragmento acima denota a “luta de forças” opostas na massa dos membros humanos, que ora unem-se pelo amor – no início todos os membros que atingiram a corporeidade da vida florescente –, ora divididos pela força da discórdia, erram separados nas linhas da vida. Assim ocorre também com todos os outros seres na natureza.
II. A verdade filosófica apresenta-se no pensamento de Empédocles através de uma estrutura lógica muito distante da “verdade” expressa nos relatos míticos dos gregos arcaicos.
III. Nascimento e morte, no texto de Empédocles, são apresentados por meio de representações míticas que o filósofo retira de uma tradição religiosa presente ainda em seu tempo. Essas imagens, consequentemente, se transpõem, sem deixarem de ser místicas, em uma filosofia que quer captar a verdadeira essência da realidade física.
IV. O fragmento denota continuidade do pensamento mítico no início da filosofia, pois estão presentes ainda o uso de certas estruturas comuns de explicação.

Ver questão

Questão 14644

(UNICENTRO - 2012)

Sobre o pensamento socrático, analise as afirmativas e marque com V, as verdadeiras e com F, as falsas.

( ) Sócrates é autor da obra Ética a Nicômaco.
( ) O pensamento socrático está escrito em hebraico.
( ) A ironia e a maiêutica são as bases de sua filosofia.
( ) Sócrates não criticou o saber dogmático, sendo, por isso, conselheiro dos governantes de Atenas.
( ) Os diálogos platônicos são importantes textos filosóficos que relatam, na maioria, o pensamento de Sócrates.

A partir da análise dessas afirmativas, a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

Ver questão