(UNISC - 2014) Há 100 anos o mundo acompanhou a eclosão da Primeira Guerra Mundial. Sobre ela, leia com atenção os excertos abaixo.
“Se a Alemanha fosse extinta amanhã, não haveria depois de amanhã um só inglês no mundo que não fosse mais rico do que é hoje. Nações lutaram durante anos por uma cidade ou por um direito de sucessão; e não se deve lutar por um comércio de 250 milhões de libras esterlinas?... A Inglaterra despertou afinal para o que é inevitável e constitui ao mesmo tempo a sua mais grata esperança de prosperidade: a destruição da Alemanha”.
Saturday Review de Londres, 1897.
“Não há dúvida de que a acumulação de armamento, que atingiu proporções temíveis nos últimos cinco anos anteriores a 1914, tornou a situação mais explosiva. Não há dúvida de que havia chegado o momento, ao menos no verão europeu de 1914, em que a máquina inflexível que mobilizava as forças da morte não poderia mais ser estocada. Porém, a Europa não foi à guerra devido à corrida armamentista como tal, mas devido à situação internacional que lançou as nações nessa competição.”
HOBSBAWM, Eric J. Da paz à Guerra. In: A Era dos Impérios 1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988, p.427.
Considerando as citações acima e os motivos que causaram a Primeira Guerra Mundial, avalie as proposições.
I - O primeiro excerto permite-nos inferir que antes mesmo da eclosão da Guerra, em 1914, já havia um contexto de rivalidade entre Inglaterra e Alemanha. Dentre outros fatores, a rivalidade era decorrente do avanço econômico da Alemanha no final do século XIX, situação que passou a ameaçar certo equilíbrio do comércio inglês.
II - Os dois excertos defendem a mesma ideia: que a causa principal da Primeira Guerra Mundial foi uma crise diplomática entre os dois países na medida em que ganharam publicidade matérias jornalísticas de cunho ofensivo às nacionalidades envolvidas.
III - Para Hobsbawm, a acumulação de armamentos foi o principal fator de mobilização que lançou Inglaterra e Alemanha à situação de Guerra.
IV - Disputas imperialistas e questões relativas aos nacionalismos na região dos Bálcãs, dentre outros fatores, podem ser relacionadas às causas da Primeira Guerra Mundial.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Somente a afirmativa I está correta.
Todas as afirmativas estão corretas.
Gabarito:
Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
I - O primeiro excerto permite-nos inferir que antes mesmo da eclosão da Guerra, em 1914, já havia um contexto de rivalidade entre Inglaterra e Alemanha. Dentre outros fatores, a rivalidade era decorrente do avanço econômico da Alemanha no final do século XIX, situação que passou a ameaçar certo equilíbrio do comércio inglês.
Correta.
II - Os dois excertos defendem a mesma ideia: que a causa principal da Primeira Guerra Mundial foi uma crise diplomática entre os dois países na medida em que ganharam publicidade matérias jornalísticas de cunho ofensivo às nacionalidades envolvidas.
Incorreto. O primeiro excerto não defende essa ideia, e sim que a rivalidade entre Inglaterra e Alemanha era decorrente do avanço econômico da Alemanha no final do século XIX.
III - Para Hobsbawm, a acumulação de armamentos foi o principal fator de mobilização que lançou Inglaterra e Alemanha à situação de Guerra.
Incorreto. Observe que Hobsbawm diz que ‘’a Europa não foi à guerra devido à corrida armamentista como tal, mas devido à situação internacional que lançou as nações nessa competição.”
IV - Disputas imperialistas e questões relativas aos nacionalismos na região dos Bálcãs, dentre outros fatores, podem ser relacionadas às causas da Primeira Guerra Mundial.
Correta.
(UNISC - 2012)
Most people can remember a phone number for up to thirty seconds. When this short amount of time elapses, however, the numbers are erased from the memory. How did the information get there in the first place? Information that makes its way to the short term memory (STM) does so via the sensory storage area. The brain has a filter which only allows stimuli that is of immediate interest to pass on to the STM, also known as the working memory.
There is much debate about the capacity and duration of the short term memory. The most accepted theory comes from George A. Miller, a cognitive psychologist who suggested that humans can remember approximately seven chunks of information. A chunk is defined as a meaningful unit of information, such as a word or name rather than just a letter or number. Modern theorists suggest that one can increase the capacity of the short term memory by chunking, or classifying similar information together. By organizing information, one can optimize the STM, and improve the chances of a memory being passed on to long term storage.
When making a conscious effort to memorize something, such as information for an exam, many people engage in ‘‘rote rehearsal’’. By repeating something over and over again, 2one is able to keep a memory alive. Unfortunately, this type of memory maintenance only succeeds if there are no interruptions. As soon as a person stops rehearsing the information, it has the tendency to disappear. When a pen and paper are not handy, people often attempt to remember a phone number by repeating it aloud. If the doorbell rings or the dog barks to come in before a person has the opportunity to make a phone call, he will likely forget the number instantly. 3Therefore, rote rehearsal is not an efficient way to pass information from the short term to long term memory. A better way is to practice ‘‘1elaborate rehearsal’’. This involves assigning semantic meaning to a piece of information so that it can be filed along with other pre-existing long term memories.
Encoding information semantically also makes it more retrievable. Retrieving information can be done by recognition or recall. Humans can easily recall memories that are stored in the long term memory and used often; however, if a memory seems to be forgotten, it may eventually be retrieved by prompting. The more cues a person is given (such as pictures), the more likely a memory can be retrieved. This is why multiple choice tests are often used for subjects that require a lot of memorization.
Fonte: http://www.englishclub.com/esl-exams/ets-toefl-practice-reading.htm (Adaptado)
The word one in paragraph 3 (ref. 2) refers to
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(Unisc 2016) Uma pessoa não consegue ver os objetos com nitidez porque suas imagens se formam entre o cristalino e a retina. Qual é o defeito de visão desta pessoa e como podemos corrigi-lo?
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(UNISC - 2012)
A sequência de reações:
X NaHCO3 →Y + CO2 + H2O
CO2 + Ba(OH)2 → Z + H2O
Ficará correta se X, Y e Z forem substituídos, respectivamente, por:
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(Unisc 2016) Dentre um grupo formado por 2 Engenheiros e 4 Matemáticos, três pessoas são escolhidas ao acaso. A probabilidade de que sejam escolhidos um Engenheiro e dois Matemáticos é de
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