Questão 69727

(IFPE - 2016)

A fenomenologia é uma das mais importantes correntes do pensamento filosófico. Ela se destacou pela enorme influência no pensamento do século XX. Seu fundador foi o filósofo alemão Edmund Husserl (1859-1938). A respeito das principais características da fenomenologia de Husserl, é correto afirmar que:

I. para a fenomenologia, ser e aparecer coincide perfeitamente.
II. é a preocupação com o conhecimento e a descrição do mundo eidético.
III. a fenomenologia não pretende eliminar características empíricas do fenômeno.
IV. devemos reconhecer o caráter intencional da consciência.
V. a noção fenomenológica de objeto compreende apenas as coisas materiais.

Estão corretas, apenas, as proposições:

A

I, II e IV.

B

I, II e V.

C

II, III e IV.

D

II, IV e V.

E

I, II e V.

Gabarito:

I, II e IV.



Resolução:

a) I, II e IV.

 

I. Verdadeira. para a fenomenologia, ser e aparecer coincide perfeitamente.
A fenomenologia investiga o ser e a essência a partir dos fenômenos que surgem na consciência, portanto não há separação entre ambos.

II. Verdadeira. é a preocupação com o conhecimento e a descrição do mundo eidético.
A fenomenologia fundamenta o conhecimento a partir da redução eidética, a qual implica no exame da essência de um objeto mental, como um ato mental, ou a própria unidade da consciência, intencionando extrair as partes absolutamente necessárias e sem variações ​​que demonstrem o objeto mental como ele é.

III. Falsa. a fenomenologia não pretende eliminar características empíricas do fenômeno.
A fenomenologia, a partir de Husserl, funda-se como uma ciência das essências, na medida em que busca identificar a essência dos fenômenos a partir do modo como eles se mostram na consciência. Ao buscar a essência, busca uma definição universal e necessária, em posição ao empirismo que se fundamenta apenas nos fatos contingentes da experiência e não consegue determinar conhecimentos necessários e universais. Além disso, rompe com a análise objetiva do empirismo, que foca no objeto, e foca na relação entre sujeito e objeto.

IV. Verdadeira. devemos reconhecer o caráter intencional da consciência.
Para a fenomenologia, a consciência é sempre consciência de algo, isto é, sempre tem uma intenção, não podendo ser enxergada como uma substância, mas como uma atividade constante.

V. Falsa. a noção fenomenológica de objeto compreende apenas as coisas materiais.
A noção fenomenológica de objeto não compreende apenas as coisas materiais, mas todos os fenômenos da consciência, sejam coisas materiais ou acontecimentos.



Questão 2177

(VUNESP)

“De resto não é bem uma greve, é um lock-out, greve dos patrões, que suspenderam o trabalho noturno”.

“Muitas vezes lhe acontecera bater à campainha de uma casa e ser atendido por uma empregada ou por outra pessoa qualquer”.

“E, às vezes, me julgava importante.”

 

Identifique a alternativa em que os termos em destaque aparecem corretamente analisados quanto à função sintática:

Ver questão

Questão 7201

(VUNESP - 1985) Se o comprimento de um retângulo aumenta em 10% e a área permanece constante, a largura do retângulo diminui:


 

Ver questão

Questão 7204

(VUNESP - 1989) João e Tomás partiram um bolo retangular. João comeu a metade da terça parte e Tomás comeu a terça parte da metade. Quem comeu mais?

Ver questão

Questão 7306

(Vunesp 2010)

Uma fábrica utiliza dois tipos de processos, P1 e P2, para produzir dois tipos de chocolates, C1 e C2. Para produzir 1000 unidades de C1 são exigidas 3 horas de trabalho no processo P1 e 3 horas em P2. Para produzir 1000 unidades de C2 são necessárias 1 hora de trabalho no processo P1 e 6 horas em P2. Representada por x a quantidade diária de lotes de 1000 unidades de chocolates produzidas pelo processo P1 e por y a quantidade diária de lotes de 1000 unidades de chocolates produzidas pelo processo P2, sabe-se que o número de horas trabalhadas pelo dia no processo P1 é 3x + y, e que o número de horas trabalhadas em um dia no processo P2 é 3x + 6y.

Dado que o lucro na venda de uma unidade do chocolate produzido pelo processo P1 é de R$ 0,50, enquanto que o lucro na venda de uma unidade do chocolate produzido pelo processo P2 é de R$ 0,80, e se forem vendidas todas as unidades produzidas em um dia nos dois processos, no número máximo possíveis de horas, o lucro obtido, em reais, será:

 

*no processo P1 pode-se trabalhar no máximo 9 horas por dia e no processo P2 pode-se trabalhar no máximo 24 horas por dia

Ver questão