Questão 69945

(UFSM - 2014) Martin Luther King (1929-1968) e Barack Obama são dois destacados personagens da história dos Estados Unidos da América (EUA) e do mundo, tendo ambos recebido o Prêmio Nobel da Paz.

Utilize os seus conhecimentos da história contemporânea e assinale se as afirmações a respeito desses dois personagens, suas ações e seu legado são verdadeiras (V) ou falsas (F).

(     ) Martin Luther King foi um dos líderes do movimento que lutou pela igualdade de direitos civis entre negros e brancos nos Estados Unidos da América na década de 1960, utilizando táticas que se opunham ao uso da violência.

(     ) As ações políticas de Barack Obama na presidência dos EUA podem ser consideradas adequadas para a promoção da paz mundial, combatendo as violações dos direitos humanos, promovendo a democracia e incentivando o fim dos conflitos no mundo todo.

(     ) O famoso discurso de Martin Luther King “Eu tenho um sonho” (I have a dream) manifestava a esperança na fraternidade universal e expressava sonhar com uma sociedade em que a verdade e a justiça representassem valores fundamentais para a convivência humana.

A sequência correta é

A

V – V – F.

B

F – F – V

C

V – V – V.

D

V – F – V.

E

F – V – F.

Gabarito:

V – F – V.



Resolução:

(     ) Martin Luther King foi um dos líderes do movimento que lutou pela igualdade de direitos civis entre negros e brancos nos Estados Unidos da América na década de 1960, utilizando táticas que se opunham ao uso da violência.

Correta.

(   ) As ações políticas de Barack Obama na presidência dos EUA podem ser consideradas adequadas para a promoção da paz mundial, combatendo as violações dos direitos humanos, promovendo a democracia e incentivando o fim dos conflitos no mundo todo.

Falso. As ações políticas de Barack Obama na presidência dos EUA não podem ser consideradas adequadas para a promoção da paz mundial. Ademais, não houve o fim dos conflitos no mundo todo. 

(     ) O famoso discurso de Martin Luther King “Eu tenho um sonho” (I have a dream) manifestava a esperança na fraternidade universal e expressava sonhar com uma sociedade em que a verdade e a justiça representassem valores fundamentais para a convivência humana.

Correta.



Questão 1999

(UFSM - 2012)

[...] a capoeira, a guardiã do jogo, da 7brincadeira, do 1faz de conta que 8luta, mas joga com 3o outro, que simula um 9golpe e tira 4o outro para dançar e que tem uma vinculação 5étnica e racial com o percurso e o lugar da 2negritude em nosso país, acabou, em algumas 6escolas, ensinada sob o 10controle da 11esportivização, com regras e pontuações.

Fonte: Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Volume 1, 2008, p.231.

 

Qual alternativa apresenta uma análise correta sobre o conteúdo ou a organização linguística do fragmento?

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Questão 2061

(Ufsm 2015)

Os hábitos alimentares estão entre os principais traços culturais de um povo. Era de se esperar, portanto, que houvesse alguma menção sobre o assunto no primeiro contato entre os portugueses e os nativos, conforme relatado na Carta de Pero Vaz de Caminha. De fato, Caminha escreve a respeito da reação de dois jovens nativos que foram ate a caravela de Cabral e que experimentaram alimentos oferecidos pelos portugueses:

Deram-lhe[s] de comer: pão e peixe cozido, confeitos, bolos, mel e figos passados. Não quiseram comer quase nada de tudo aquilo. E se provavam alguma coisa, logo a cuspiam com nojo. Trouxeram-lhes vinho numa  taça, mas apenas haviam provado o sabor, imediatamente demonstraram não gostar e não mais quiseram. Trouxeram-lhes água num jarro. Não beberam. Apenas bochechavam, lavando as bocas, e logo lançavam fora.

Fonte: CASTRO, Silvio (org.) A carta de Pero Vaz de Caminha. Porto Alegre: L&PM, 2003, p.93.

A partir da leitura do fragmento, são feitas as seguintes afirmativas:

I. No fragmento, ao dar destaque as reações dos nativos frente à comida e a bebida oferecidas,Caminha registra o comportamento diferenciado deles quanto aos itens básicos da alimentação de um europeu.

II. No fragmento, percebe-se a antipatia de Caminha pelos nativos, o que se confirma na leitura do restante da carta quanto a outros aspectos dos indígenas, como sua aparência física.

III. O predomínio de verbos de ação, numa sequência de eventos interligados cronologicamente, confere um teor narrativo ao texto.

Está(ão) correta(s)

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Questão 2064

(UFSM/RS - 2014)

A Carta de Pero Vaz de Caminha é o primeiro relato sobre a terra que viria a ser chamada de Brasil. Ali, percebe-se não apenas a curiosidade do europeu pelo nativo, mas também seu pasmo diante da exuberância da natureza da nova terra, que, hoje em dia, já se encontra degradada em muitos dos locais avistados por Caminha.

Tendo isso em vista, leia o fragmento a seguir.

"Esta terra, Senhor, parece-me que, da ponta que mais contra o sul vimos, até outra ponta que contra o norte vem, de que nós deste ponto temos vista, será tamanha que haverá nela bem vinte ou vinte e cinco léguas por costa. Tem, ao longo do mar, em algumas partes, grandes barreiras, algumas vermelhas, outras brancas; e a terra por cima é toda chã e muito cheia de grandes arvoredos. De ponta a ponta é tudo praia redonda, muito chã e muito formosa.

Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque a estender d’olhos não podíamos ver senão terra com arvoredos, que nos parecia muito longa.

Nela até agora não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem o vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares, assim frios e temperados como os de Entre-Douro e Minho, porque neste tempo de agora os achávamos como os de lá. As águas são muitas e infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo aproveitá-la, tudo dará nela, por causa das águas que tem."

CASTRO, Sílvio (org.). A Carta de Pero Vaz de Caminha. Porto Alegre: L&PM, 2003, p. 115-6.

Esse fragmento apresenta-se como um texto:

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Questão 2069

(Ufsm 2015)

Em 2014, o jesuíta José de Anchieta foi canonizado pelo Papa Francisco I, tornando-se o terceiro santo brasileiro. Muito embora tenha nascido nas Ilhas Canárias, Anchieta ficou conhecido como o “Apóstolo do Brasil”, legando-nos importantes textos, os quais dão a tônica da função da literatura no início do período colonial brasileiro. Entre seus poemas, destaca-se “A Santa Inês”. No poema, nota-se o emprego figurativo e religioso do mais básico dos alimentos da época: o pão.

A Santa Inês

Na Vinda de sua Imagem


Cordeirinha linda,
Como folga o povo
Porque vossa vinda
Lhe dá lume novo!
[...]

Também padeirinha
Sois de nosso povo,
Pois, com vossa vinda,
Lhe dais trigo novo.
Não é de 1Alentejo
Este vosso trigo,
Mas Jesus amigo
E vosso desejo.
[....]

O pão que amassastes
Dentro em vosso peito,
É o amor perfeito
Com que a Deus amastes.
Deste vos fartastes,
Deste dais ao povo,
Porque deixe o velho
Pelo trigo novo.
[...]

Glossário
1Alentejo: região de Portugal.

 

Composto de versos de ________ sílabas métricas, “A Santa Inês” celebra a chegada da imagem da santa a um povoado. Para homenageá-la, o eu lírico chama-lhe de “padeirinha”, pois traria um “trigo novo” para “alimentar” o povo: o exemplo do amor a Cristo. Esse uso figurativo da linguagem caracteriza uma _______________. 

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.

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