(UNITAU - 2018)
A molécula de ATP contém a base adenina ligada à pentose, que está ligada a 3 grupos fosfatos, como apresentado na figura (a), em pH 7,4. A ligação entre os fosfatos é chamada de ligação fosfoanidrido. O ATP dentro das células pode se ligar com Mg2+, tal como apresentado na figura (b).
Nesse caso, o íon Mg2+ comporta-se
como ácido de Lewis.
como base de Lewis.
como ácido de Brönsted-Lowry.
como base de Brönsted- Lowry.
nem como ácido nem como base.
Gabarito:
como ácido de Lewis.
O Mg2+ pega os elétrons disponíveis do oxigênio, a espécie que recebe elétrons é conhecida como ácido de Lewis.
(Unitau 1995)
"A questão central da pedagogia é o problema das formas, dos processos dos métodos; certamente, não considerados em si mesmos, pois as formas só fazem sentido na medida em que viabilizam o domínio de determinados conteúdos. O método é essencial ao processo pedagógico.
Pedagogia, como é sabido, significa literalmente a condução da criança, e a sua origem está no escravo que levava a criança até o local dos jogos, ou o local em que ela recebia instrução do preceptor. Depois, esse escravo passou a ser o próprio educador. Os romanos, percebendo o nível de cultura dos escravos gregos, confiavam a eles a educação dos filhos.
Essa é a etimologia da palavra. Do ponto de vista semântico, o sentido se alterou. No entanto, a paideia não significava apenas infância, paideia significava cultura, os ideais da cultura grega.
Assim, a palavra pedagogia, partindo de sua própria etimologia, significa não apenas a condução da criança, mas a introdução da criança na cultura.
A pedagogia é o processo através do qual o homem se torna plenamente humano. No meu discurso distingui entre a pedagogia geral, que envolve essa noção de cultura como tudo o que o homem constrói, e a pedagogia escolar, ligada à questão do saber sistematizado, do saber elaborado, do saber metódico. A escola tem o papel de possibilitar o acesso das novas gerações ao mundo do saber sistematizado, do saber metódico, científico.
Ela necessita organizar processos, descobrir formas adequadas a essa finalidade. Esta é a questão central da pedagogia escolar. Os conteúdos não apresentam a questão central da pedagogia, porque se produzem a partir das relações sociais e se sistematizam com autonomia em relação à escola. A sistematização dos conteúdos pressupõe determinadas habilidades que a escola geralmente garante, mas não ocorre no interior das escolas de primeiro e segundo graus.
A existência do saber sistematizado coloca à pedagogia o seguinte problema: como torná-lo assimilável pelas novas gerações, ou seja, por aqueles que participam de algum modo de sua produção enquanto agentes sociais, mas participam num estágio determinado, estágio esse que é decorrente de toda uma trajetória histórica?"
(SAVIANI, D. A pedagogia histórico-crítica no quadro das tendências críticas da Educação Brasileira, adap. da fala em Seminário, Niterói, 1985).
As palavras 'é', 'método', 'só' e 'conteúdos' podem ter sua acentuação analisada pelas seguintes regras:
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(UNITAU - 1995)
Assinale a alternativa que corresponde à sequência na qual se inclui um uso inadequado do artigo em inglês:
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(Unitau 1995) Uma partícula tem movimento circular uniforme de velocidade escalar de 10m/s, dando uma volta a cada 8 segundos. O módulo de aceleração vetorial média para um intervalo de tempo de 2s é:
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(UNITAU) O segmento da perpendicular traçada de um vértice de um triângulo à reta suporte do lado oposto é denominado
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