(UFU - 2020 - 1ª FASE) Produzido nos anos de 1943-45, no contexto da Segunda Guerra Mundial, o livro A rosa do povo solidifica características centrais da poética de Carlos Drummond de Andrade e o consagra como um dos mestres da poesia modernista brasileira.
Sob essa perspectiva, leia o poema “Consolo na praia” e assinale a alternativa que explicita corretamente como os traços distintivos do Modernismo de Drummond representam, no texto em análise, o momento histórico da guerra.
Com métrica irregular e versos brancos, a musicalidade do poema é obtida pela repetição de sons e de formas sintáticas. Essa simplicidade visa tornar acessível a mensagem politicamente engajada do poema contra os regimes nazifascistas.
A destrutividade da guerra transparece no poema por meio de imagens que remetem à negação e à frustração, deixando uma marca de pessimismo não vista na poesia anterior de Drummond, que era inspirada no otimismo pelos tempos modernos.
A metáfora da nudez na beira do mar remete ao indianismo, revelando um desejo de retorno ao início da nação brasileira, à era da cultura indígena, quando o ser humano era inocente e ainda não havia a crueldade da guerra moderna.
Ao longo do poema, a intensidade das perdas e das falhas é temperada por uma sutil ironia (o “humour”), o que moderniza o lirismo tradicional e abre espaço para uma possível resistência do sujeito perante as angústias do momento histórico.
Gabarito:
Ao longo do poema, a intensidade das perdas e das falhas é temperada por uma sutil ironia (o “humour”), o que moderniza o lirismo tradicional e abre espaço para uma possível resistência do sujeito perante as angústias do momento histórico.
a) Alternativa incorreta. A maior parte da alternativa está correta, mas os versos não são brancos. Há alguns momentos de rima e até mesmo de métrica regular (como na segunda estrofe).
b) Alternativa incorreta. O poema evoca imagens e produz sentidos que se assemelham mais ao otimismo que ao pessimismo.
c) Alternativa incorreta. A metáfora da nudez na beira do mar não remete ao período indianista, não há elementos suficientes para comprovar isso. O sentido alcançado é o de encarar de frente o perigo, mesmo que o sentimento seja de incapacidade frente à imensidão da guerra.
d) Alternativa correta. A ironia permeia a tragédia, causando essa espécie de otimismo na visão do poema, com elementos como "Não possuis casa, navio, terra./Mas tens um cão".
(UFU/MG)
Estou farto do lirismo comedido do lirismo bem comportado [...]
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare
− Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.
BANDEIRA, Manuel. Libertinagem.
Em relação aos versos citados do poema “Poética” e à obra Libertinagem, de Manuel Bandeira, marque a assertiva INCORRETA.
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(UFU-2006) Leia o trecho seguinte, de Triste fim de Policarpo Quaresma, que reproduz um diálogo de Ricardo Coração dos Outros com Quaresma e D. Adelaide.
“Oh! Não tenho nada novo, uma composição minha. O Bilac conhecem? (...)quis fazer-me uma modinha, eu não aceitei; você não entende de violão, Seu Bilac.
A questão não está em escrever uns versos certos que digam coisas bonitas; o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja. (...)
(...) vou cantar a Promessa, conhecem? Não disseram os dois irmãos. (...)h! Anda por aí como as ‘Pombas’ do Raimundo.”
Lima Barreto. Triste fim de Policarpo Quaresma.
Parta do trecho lido para marcar a alternativa INCORRETA.
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(Ufu 2016) O jardim já vai se desmanchando na escuridão, mas Cristina ainda vê uma gravata (cinzenta?) saindo do bolso vermelho. Quer gritar de novo, mas a gravata cala a boca do grito, e já não adianta o pé querer se fincar no chão nem a mão querer fugir: o Homem domina Cristina e a mão dele vai puxando, o joelho vai empurrando, o pé vai castigando, o corpo todinho dele vai pressionando Cristina pra mata. Derruba ela no chão. Monta nela. O escuro toma conta de tudo.
O Homem aperta a gravata na mão feito uma rédea. Com a outra mão vai arrancando, vai rasgando, se livrando de tudo que é pano no caminho.
Agora o Homem é todo músculo. Crescendo.
Só afrouxa a rédea depois do gozo.
Cristina mal consegue tomar fôlego: já sente a gravata solavancando pro pescoço e se enroscando num nó. Que aperta. Aperta mais. Mais.
BOJUNGA, Lygia. O abraço. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2014. p. 82
Instantes derradeiros de O abraço, a passagem narra encontro de Cristina com o ‘Homem’. Levando-se em conta o enredo da obra até seu desenrolar nesses momentos finais, Cristina
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(UFU - 2016 - 1ª FASE)
DIONISOS DENDRITES
Seu olhar verde penetra a Noite entre tochas acesas
Ramos nascem de seu peito
Pés percutem a pedra enegrecida
Cantos ecoam tambores gritos mantos desatados.
Acorre o vento ao círculo demente
O vinho espuma nas taças incendiadas.
Acena o deus ao bando: Mar de alvos braços
Seios rompendo as túnicas gargantas dilatadas
E o vaticínio do tumulto à Noite –
Chegada do inverno aos lares
Fim de guerra em campos estrangeiros.
As bocas mordem colos e flancos desnudados:
À sombra mergulham faces convulsivas
Corpos se avizinham à vida fria dos valados
Trêmulas tíades presas ao peito de Dionisos trácio.
Sussurra a Noite e os risos de ébrios dançarinos
Mergulham no vórtice da festa consagrada.
E quando o Sol o ingênuo olhar acende
Um secreto murmúrio ata num só feixe
O louro trigo nascido das encostas.
SILVA, Dora Ferreira da. Hídrias. São Paulo: Odysseus, 2004. p. 42-43.
Ao evocar a mitologia, Dora Ferreira reativa em seu poema o mito de Dionisos. Nesse resgate do mito do deus Dionisos, o verso
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